,

Escrita correta: Como saber quando devo usar ‘dar’ ou ‘dá’

Ambas corretas, mas aplicadas em contextos diferentes. Neste artigo, veremos o emprego correto do verbo “dar” e da forma verbal “dá”

“Não vai dar tempo!” ou “Não vai tempo!”? A língua portuguesa é muito rica, e as suas regras e exceções, além de palavrinhas muito parecidas, podem confundir os falantes. “Dar” ou “dá”: quando devemos empregar uma ou outra?

A confusão entre os dois termos é bastante comum porque, na fala coloquial, o “r” final das formas verbais no infinitivo não costuma ser pronunciado. Por exemplo, é normal ouvirmos “dá” em vez de “dar”, “vê” em vez de “ver”, “lê” em vez de “ler” e assim por diante.

Primeiramente, é importante ressaltar que as duas formas – “dar” e “dá” – estão corretas na língua portuguesa, mas devem ser aplicadas em contextos diferentes. Neste artigo, veremos o emprego correto do verbo “dar” e da forma verbal “dá”.

Escrita correta: Como saber quando devo usar 'dar' ou 'dá'

Foto: depositphotos

Não vai dar tempo!: verbo no infinitivo

A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido. É importante ressaltar que ainda existem outros usos.

Confira os exemplos a seguir:

-Fique tranquilo, vai dar tudo certo!
-Quero dar o presente para a minha avó amanhã.
-Espero que tudo se resolva sem dar dor de cabeça.
-Você deve dar valor a si mesma.
-Posso dar um pedaço de carne ao seu cão?

Ela aulas de espanhol: forma verbal do verbo “dar”

“Dá” é a forma verbal do verbo “dar” no presente do indicativo, correspondendo à 3ª pessoa do singular. É empregada principalmente para indicar uma ação que ocorre no momento em que se fala. Além disso, a forma verbal “dá” indica uma ação habitual, um estado permanente de uma situação, entre outros usos.

Confira a seguir a conjugação do verbo “dar” no presente do indicativo:

Eu dou
Tu dás
Ele/ela dá
Nós damos
Vós dais
Eles/elas dão

Observe os exemplos a seguir:

-Você me dá o livro no fim da aula.
-Ela dá aulas de violão no conservatório.
-Você sempre dá valor às pessoas erradas.

A forma verbal “dá” também aparece no imperativo, sendo usada para indicar uma ordem, conselho ou solicitação. Corresponde à 2ª pessoa do singular.

Confira o exemplo a seguir:

-Dá (tu) um tempo!

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).