Especialista dá dicas de como destacar o intercâmbio no currículo

O mercado de trabalho anda tão competitivo, que algumas coisas que antes eram consideradas como diferencial, hoje são, no mínimo, essenciais.

Passar um tempo no exterior, por exemplo, ainda é algo que pode ter um grande peso no seu currículo. Mas tudo depende da forma que você irá usar essa informação ao seu favor.

Pensando na dificuldade que muitas pessoas possuem em incluir no currículo de forma adequada os estudos no exterior, a especialista, Vivian de Castro, separou algumas dicas para que você evidencie as habilidades adquiridas durante sua vivência internacional.

Como destacar o intercâmbio no currículo

Especialista dá dicas de como destacar o intercâmbio no currículo

Foto: depositphotos

Identifique o campo mais adequado para inserir a experiência

Uma das principais dúvidas é como inserir a informação sem prejudicar a estética do documento ou exagerar. “Se você viajou para estudar, inclua o curso realizado no campo de formação. Se foi trabalhar, invista no campo de experiências profissionais, e assim por diante. O grande diferencial é apresentar uma breve descrição ao tópico utilizado para agregar mais valor ao currículo”, destaca.

Procure falar sobre o seu intercâmbio e experiência em outras culturas quando for indicar a fluência em idiomas. Se no seu intercâmbio você obteve experiências no campo de estudos e trabalho, você pode incluir o tópico “vivência internacional” e descrever mais detalhadamente os trabalhos e estudos que realizou durante a viagem.

Invista no campo de habilidades pessoais

Você também pode adicionar suas experiências no exterior adicionando no documento um tópico para habilidades pessoais. Procure destacar cinco das suas melhores qualidades. Ao lado, coloque exemplos de como a viagem contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mas seja breve.

“Para fortalecer sua vivência internacional, priorize habilidades que você consiga encaixar situações ocorridas durante a viagem. Assim, poderá instigar o entrevistador a perguntar mais sobre sua experiência durante a entrevista. Além disso, você pode contar um pouco sobre a experiência internacional no resumo no currículo”, conta Vivian.

Tenha contatos e referências internacionais

Para alguns é considerado algo irrelevante, mas ainda há muitas pessoas que valorizam indicações no currículo. Você pode aproveitar a oportunidade para indicar professores e empregadores internacionais para demonstrar ao recrutador que utilizou seu tempo também para se desenvolver profissionalmente e criar uma rede de networking.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.