Essas são as formas mais eficazes de incentivar os vestibulandos na fase preparatória

Todos os anos milhares de estudantes brasileiros se preparam para prestar vestibular em universidades públicas ou privadas. Para garantir uma vaga no curso desejado, é preciso que o aluno se prepare e isso requer um certo tempo. Este período para o aluno é complexo, porque além da carga de assuntos ele também terá que lidar com as mais variadas emoções e ainda pode ter que abrir mão de um convívio social mais frequente.

Por estas razões, o coordenador do Curso Poliedro, Rodrigo Fulgêncio Mauro, indica que a família passe a dar uma atenção especial ao aluno. “Ao longo dos anos, notamos o quanto algumas ações dos pais e familiares podem contribuir de maneira positiva para o sucesso do aluno nos vestibulares”, aponta o profissional da área de educação.

“Os familiares têm o papel de facilitar e apoiar a vida do vestibulando. Uma situação ruim é quando os pais, sem querer, tentam tirar o aluno do caminho do estudo, o chamando para sair, sem entender a necessidade de o candidato estudar. É importante eles serem poupados algumas vezes de encontros familiares, atividades domésticas e outras ações, criando condições para que estudem com tranquilidade”, recomenda Fulgêncio.

Essas são as formas mais eficazes de incentivar os vestibulandos na fase preparatória

Foto: depositphotos

Dicas para a família ajudar os alunos vestibulandos

Apoio

O primeiro ponto é, com certeza, o apoio. A partir disso o aluno consegue se sentir motivado, pois sabe que terá alguém pensando por ele e dando força para enfrentar os desafios que estão por vir. Fulgêncio, por exemplo, afirma que este suporte emocional  ajuda o aluno a manter a concentração, por isso recomenda que os familiares reconheçam o esforço do estudante, seja através de palavras carinhosas, atitudes bondosas ou até mesmo um sorriso de aprovação.

Compreensão

Quando o aluno se prepara para o vestibular, acaba dedicando várias horas para o estudo. Assim, acaba deixando outras tarefas pendentes e isso pode causar um certo desconforto em alguns familiares. Porém, é preciso que as pessoas saibam compreender o momento no qual o estudante está passando, focando no futuro e no seu objetivo de vida. Respeitar este momento é uma forma de contribuir para que o aluno alcance esse sonho.

Confiança, Motivação e Incentivo

Passar ou não no vestibular está nas mãos do aluno, mas os pais podem contribuir para que o melhor aconteça com o estudante se conseguirem motivá-lo. Jogar a autoestima do filho para cima é uma maneira de incentivá-lo a se dedicar ainda mais, confiar nas escolhas que ele faz durante este processo de aprendizagem é outra forma de conseguir auxiliar o estudante.

Facilitar a vida do estudante

Se a intenção dos pais é ver o aluno se dedicando aos estudos, é importante também facilitar algumas outras tarefas do dia a dia. Por exemplo, levar o estudante para o cursinho ou preparar uma boa comida como lanche enquanto o candidato estuda, são algumas das boas atitudes que podem vir dos pais e que serão vistas com bons olhos pelo filho.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.