Como estudar pro Enem pelo Instagram

Alguns perfis dão dicas, resolvem questões e ainda oferecem mensagens motivacionais para o estudante não perder o foco

Estudar pro Enem é algo que toma a atenção e o tempo de milhares de estudantes brasileiros todos os anos. Com a popularização das redes sociais, principalmente entre o público mais jovem, que são os maiores participantes do exame, elas também acabaram virando um ponto de estudo.

Pois é, se engana quem pensa que redes sociais, como o Instagram, servem apenas para curtir e acompanhar o dia a dia de amigos e famosos. Atualmente existem diversos perfis públicos focados em ajudar os estudantes a se prepararem melhor para os dias de prova.

Pensando nisso, o Estudo Prático separou algumas dicas preciosas de como estudar e se preparar para o Enem através das redes sociais. Além disso, vamos indicar os melhores perfis para seguir e como montar um cronograma de estudos efetivo.

Estudando pro Enem pelo Instagram

O hábito de estudar pelo Instagram se tornou tão popular que até mesmo ganhou um nome, “Studygram”. Sendo uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram disponibiliza ferramentas que servem como forma de complemento para os estudos.

Mulher estudando pelo celular

Para evitar distrações, a dica é fazer um segundo perfil voltado apenas para o estudo (Foto: depositphotos)

Isso favoreceu o surgimento de diversos perfis voltados para a difusão de conhecimento e preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

No entanto, é preciso ter cuidados, pois ao mesmo tempo que facilitam, as redes sociais também podem se tornar uma perdição. Para saber como não errar e garantir conhecimento, você vai ver a seguir seis dicas de como estudar pelo Instagram de maneira efetiva.

1- Foco e disciplina são essenciais

O Instagram é um local repleto de distrações. São publicações de amigos, de perfis famosos e animais fofos que podem fazer com que você esqueça os estudos rapidamente.

Por esse motivo a primeira dica é: tenha foco e disciplina. Ou seja, estipule qual é o seu objetivo antes mesmo de abrir o aplicativo e quanto tempo você passará estudando. Depois disso, é preciso ter disciplina para ignorar notificações.

Isso pode parecer difícil, mas fazendo um cronograma de estudos e tendo o foco correto você consegue.

2- Salve o que achar mais importante

Uma das ferramentas mais úteis para quem estuda é a de salvar o que chamou mais atenção. Para fazer isso basta clicar na bandeira que fica no canto inferior direito da imagem e pronto, você poderá acessá-la a hora que quiser do seu perfil pessoal.

Por isso, sempre que você achar que determinado conteúdo é importante, salve para revisá-lo mais tarde.

3- Faça coleções

A terceira dica é montar coleções. Essa é relacionada com a dica anterior e com a funcionalidade de salvar as postagens mais interessantes. Essas coleções são feitas manualmente e você pode separar o assunto salvo por conteúdo.

Uma dica é separar por matéria. Assim fica mais fácil de encontrar depois para revisar e fixar melhor as informações. Além disso, as coleções evitam que você acabe perdendo algo importante no meio de diversas outras coisas.

Veja também: Como fazer para não atrapalhar os estudos com as mídias sociais

4- Sempre cheque as referências

As redes sociais podem ser de grande ajuda nos estudos, mas é preciso sempre checar a veracidade de tudo o que se encontra. Isso porque qualquer pessoa pode fazer um perfil e começar publicando, mesmo que seja algo que não condiz com a realidade ou sem comprovação científica.

Dessa maneira, sempre cheque as fontes para atestar a veracidade das informações. Caso a postagem não tenha nenhuma referência desconfie em dobro e procure na internet. Isso é de extrema importância para evitar erros que podem custar a sua nota.

5- Organize uma rotina de estudos

Uma rotina de estudos é algo essencial ao se estudar para o Enem. Por isso, ao definir as suas metas monte um pequeno cronograma sobre o que estudar diariamente.

Uma dica é estipular o tempo diário que será dedicado aos perfis educacionais. Depois disso você pode separar cada dia da semana para estudar ou revisar uma matéria, evitando confusões e fugas.

6- Siga perfis de educação

De nada adianta resolver estudar pelo Instagram e não acompanhar perfis que sejam voltados para esse fim. Atualmente existem inúmeras contas, algumas de sucesso, que são exclusivamente para ensino. A maioria delas é administrada por professores.

Por isso, procure seguir o máximo de perfis possível. Outra dica é diversificar o conteúdo e focar mais nas matérias que você possui maior dificuldade de aprendizado.

Quais as vantagens desse método?

Estudar por uma rede social pode parecer impossível para algumas pessoas. Contudo, essa é uma maneira bastante efetiva de aprender novos conteúdos, caso seja usada corretamente.

Desse modo, uma das principais vantagens das redes sociais é estar mais próximo dos estudantes, já que é possível ver as postagens instantaneamente. Além disso, existe a possibilidade de interagir com outros usuários e tirar dúvidas.

O método do studygram também permite que os estudantes tenham acesso ao conteúdo de qualquer local. É preciso ter apenas um celular ligado à internet.

Outra vantagem é a possibilidade de salvar integralmente o conteúdo que achar importante e ainda compartilhar com os amigos. Tudo isso sem precisar sair da rede social, através do chat nativo dela.

Por fim, o público mais jovem, que é a principal parcela de inscritos no Enem, têm uma maior afinidade com as plataformas digitais. Dessa maneira, estudar através da rede que você usa para conversar com seus amigos pode ser bem atraente.

E as desvantagens: Quais são?

Nem só de vantagens vive o studygram. Isso porque, como qualquer outro método de estudo, ele também apresenta algumas desvantagens que podem comprometer os adeptos.

A principal delas é a facilidade de perder o foco. Afinal, são bilhões de perfis e milhares de postagens por minuto chamando a atenção. Desse modo, caso você não tenha muita disciplina pode acabar deixando os estudos de lado para assistir os stories dos amigos.

Além disso, como pode ser acessada de qualquer lugar, uma das desvantagens é acabar protelando o cronograma de estudos. Isso é uma maneira de se sabotar, que pode comprometer o desempenho final.

Outra desvantagem está na ausência de apresentar fontes. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer um perfil e começar a compartilhar conteúdo na plataforma, fazendo com que muitas vezes sejam disseminadas informações erradas.

Por isso, é importante seguir a dica quatro e sempre checar a veracidade de tudo o que lê. Principalmente nos casos em que as referências utilizadas não forem apresentadas.

Dicas de perfis para seguir na rede social

Você já viu dicas de como estudar pelo Instagram e quais as vantagens de utilizar esse método. Uma das principais dicas é começar a seguir perfis voltados para a educação e para facilitar a sua busca o Estudo Prático separou cinco perfis que estão bombando nas redes sociais e que vão te ajudar com os estudos.

Celular no Instagram

No Instagram é possível salvar as postagens e separá-las por assunto (Foto: depositphotos)

1- Professor Noslen

Noslen é um professor de língua portuguesa e de redação que administra um perfil no Instagram com mais de 120 mil seguidores. Na plataforma o docente dá dicas rápidas de português e de como estruturar uma redação. Além do Instagram, ele também possui um canal no youtube que leva o mesmo nome.

2- Matemática Rio

O perfil administrado pelo matemático e professor Rafael Procopio conta com quase 100 mil seguidores. No Instagram ele ensina matemática de maneira fácil e divertida, utilizando imagens e desafios que ajudam a relaxar os estudantes.

3- Paulo Valim

O fundador do projeto Ciência em Ação tem o objetivo ensinar matérias como química, física e biologia de maneira divertida e descomplicada. O perfil do professor conta com mais de 67 mil seguidores e pode ser encontrado no @plvalim.

4- Bio Explica

Administrado pelo professor e biólogo, Kennedy Ramos, o perfil do Instagram tem mais de 90 mil seguidores e é voltado para explicar os fundamentos da biologia de maneira leve. Para isso, ele costuma intercalar postagens divertidas e motivacionais com posts explicativos.

5- Coisas de Enem

A última dica de perfil para seguir é voltada completamente para quem deseja estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio e já conta com cerca de 60 mil seguidores. No perfil podem ser encontradas postagens leves, para motivar os estudantes, dicas do que estudar e até mesmo curiosidades que podem cair na prova.

Veja tambémComo estudar inglês pelo celular?

Como não perder o foco?

Ficou interessado em aderir ao studygram, mas não sabe o que fazer para não perder o foco? Fique atento a mais algumas dicas que irão garantir o seu sucesso nesse método de estudo e boas notas nas provas.

A dica mais fácil de ser seguida é montar um segundo perfil apenas para estudo. Ou seja, faça um perfil paralelo ao seu pessoal e siga apenas pessoas que fazem postagens totalmente voltadas para educação. Isso irá ajudar você a manter o foco no conteúdo, já que não terá notificações ou postagens de amigos chamando atenção sempre que acessar a plataforma.

Além disso, com um perfil separado você pode salvar postagens e montar coleções com uma maior segurança. Além de poder fazer um grupo de estudo a parte, voltado a discutir e revisar o conteúdo que viu nas páginas que segue.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.