,

Etanol: Conheça as vantagens e desvantagens

Você sabe o que é etanol e quais as vantagens e desvantagens de usar o álcool como combustível em veículos? Saiba mais sobre o uso e benefícios do etanol e ainda quais materiais são usados na sua produção.

Em primeiro lugar, o etanol é o nome comum dado ao álcool etílico. Assim como todo produto desse tipo, ele é feito a partir da fermentação do açúcar. A matéria prima para se fazer o etanol pode ser a cana-de-açúcar, que é a mais utilizada no Brasil, desde 1927. Outros vegetais como milho, beterraba, mandioca e até mesmo a batata também podem ser utilizados na produção de álcool. 

O Brasil, é hoje, o segundo maior produtor e consumidor de etanol do mundo. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, que usa o milho como matéria prima principal para a produção.

Entre as vantagens e desvantagens do etanol estão poluição e desempenho, respectivamente

O uso do etanol pode ajudar a manter os componentes do motor limpos por mais tempo (Foto: depositphotos)

Desde o início da produção nacional, que foi feita pensando não só na diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa, mas também para gerar mais empregos nas áreas rurais, a frota de carros adaptados para o uso de álcool só cresceu.

As vantagens e desvantagens do etanol

Muito se fala sobre o uso do etanol em veículos ultimamente. O combustível traz benefícios como: menores emissões de gases poluentes e um preço relativamente mais barato, visto que tem um menor custo de produção.

No Brasil, 26% de cada litro de gasolina é composto por etanol. Esse é considerado, por especialistas, o limite seguro para carros que não são adaptados para fazer a combustão de álcool. Essa decisão foi feita tanto para diminuir a emissão de dióxido de carbono, o CO2, na atmosfera e também baratear a produção da gasolina, que é feita através do petróleo.

Contudo, o uso do álcool também pode trazer alguns malefícios. Entre os principais problemas do combustível estão, uma menor capacidade de combustão e uma alta variação de preço. Veja aqui quais as vantagens e desvantagens de se usar etanol como combustível.

Veja também: Veja como está o aquecimento global atualmente e as áreas mais afetadas

Quais as vantagens do uso do álcool como combustível?

  • Polui menos
  • É renovável
  • Mais barato que combustíveis fósseis
  • Solúvel em água
  • Matéria prima absorve CO2

E as desvantagens de usar álcool em veículos?

  • Menos eficiente que combustíveis fósseis
  • Preço variável
  • Prejudicial a motores que não sejam adaptados
  • Precisa de grandes áreas para cultivo
  • Não é eficiente no frio

Etanol: Benefícios e malefícios

Agora que você viu os pontos positivos e negativos do uso do etanol, veja cada um deles detalhadamente.

Uma das vantagens do etanol é que ele emite cerca de 25% a menos de gases poluentes

Por ser solúvel em água, em caso de vazamento, não contamina rios e solos (Foto: depositphotos)

Polui menos

O etanol emite cerca de 25% a menos de gases poluentes, como o CO2 ou dióxido de carbono da atmosfera. Em comparação com a utilização de combustíveis fósseis como a gasolina ou o diesel, esta é uma redução considerável.

É renovável

O etanol é feito a partir da fermentação do açúcar, como todo álcool. Dessa maneira, ele é feito com vegetais como cana-de-açúcar e milho, que são materiais totalmente renováveis, precisando apenas de uma área para cultivo e terras férteis.

Veja também: Gás natural

Mais barato que combustíveis fósseis

Por ser um produto renovável e de fácil manufatura, é relativamente mais barato que o custo da gasolina. Outra vantagem disso é que, como ele pode ser feito de vários vegetais, é possível acompanhar o ciclo de colheita de cada um. Dessa forma, usando os que estiverem na estação e barateando o custo.

Solúvel em água

Como o etanol é um tipo de álcool, ele é solúvel em água e evapora no meio ambiente. Dessa maneira, caso ocorram acidentes de vazamentos de combustível, não há riscos de contaminação da água e do solo com o material.

Matéria prima absorve CO2

Como o álcool etílico é feito a partir de vegetais, a matéria prima necessária para produzi-lo é capaz de absorver parte do dióxido de carbono que é lançado com a combustão. Dessa maneira, parte da poluição é filtrada durante a própria produção, diminuindo ainda mais os impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis.

Menos eficiente que combustíveis fósseis

Uma das desvantagens do uso do etanol é que ele é cerca de 30% menos eficiente que a gasolina. Dessa maneira, é necessário abastecer uma maior quantidade de álcool para conseguir andar o mesmo que a gasolina.

A vantagem do etanol só aparece se o preço for até 70% do preço da gasolina, caso contrário é possível que haja um prejuízo para o bolso.

Preço variável

Outra desvantagem tem a ver com o preço do combustível. Mesmo sendo geralmente mais barato que a gasolina, o etanol sofre mais com variações de preço. Isso acontece porque o preço cobrado pelo litro varia de acordo com a produção.

Caso haja algum problema com a matéria prima, como seca ou alguma praga, os preços podem subir consideravelmente.

Prejudicial a motores que não sejam adaptados

O uso de etanol em carros que não sejam adaptados para realizar a combustão desse tipo de combustível pode danificar o motor. Isso acontece porque o material acelera o desgaste natural das peças, o que leva ao aumento das manutenções.

No Brasil 26% da gasolina comum e composta por etanol, esse, segundo especialistas, é o limite máximo para que um carro comum não sofra danos.

Veja também: Qual é a diferença entre gasolina e etanol?

Precisa de grandes áreas para cultivo

Por utilizar vegetais como matéria prima é preciso uma grande área de cultivo para a produção do etanol. Dessa maneira, a maior desvantagem é a necessidade de desmatamento para a plantações e o uso de terras que podiam ser utilizadas para a agricultura.

Outro ponto negativo que pode ser apresentado aqui é que, por precisar de uma grande área para cultivo, também é necessário o uso de fertilizantes e agrotóxicos para proteger a plantação. Caso isso não seja feito com o devido cuidado, pode ocorrer contaminação do solo e reservas subterrâneas de água, com os produtos químicos.

Não é eficiente no frio  

O etanol apresenta uma enorme desvantagem para quem mora em locais frios. Isso acontece porque abaixo dos 13º de temperatura, o álcool perde a capacidade de combustão. Em temperaturas negativas existe a possibilidade do combustível congelar e danificar o veículo.

Há benefícios do etanol para o motor?

Sim, para motores flex ou completamente adaptados para a queima do álcool. Nesse caso, o uso do etanol pode ajudar a manter os componentes do motor limpos por mais tempo. Isso acontece porque o álcool é frequentemente usado como solvente e em produtos de limpeza. 

Contudo, é preciso conhecer a procedência do material comprado. Alguns locais podem adulterar o etanol, adicionando água ao produto. Isso pode causar desde diminuição da capacidade do veículo, até danos permanentes ao motor.

Por que o etanol é um combustível renovável?

O etanol é um combustível renovável por ser, ao contrário da gasolina, produzido através de matérias primas que podem ser plantadas. No caso do Brasil, a cana-de-açúcar é o principal material usado na produção do combustível. 

Por ter como matéria prima vegetais, o etanol é considerado um combustível renovável

A matéria prima para se fazer o etanol pode ser a cana-de-açúcar (Foto: depositphotos)

Veja tambémPor que o preço do etanol sobe junto com o da gasolina

Em outros países ainda é utilizado milho, batata, beterraba e até mesmo mandioca, na fabricação de etanol. Todos estes materiais são renováveis e necessitam apenas de terras férteis para serem produzidos.

Dessa maneira, em tese, qualquer pessoa pode ser capaz de produzir etanol. Isso acontece porque ele depende de uma tecnologia simples e barata para produção.

Qual é a diferença entre gasolina e etanol?

A gasolina é feita a partir do petróleo, um combustível fóssil que não é renovável, ao contrário do etanol, que é feito a partir da fermentação do açúcar. O petróleo, por ser um combustível fóssil, não é renovável e irá acabar um dia. Além disso, o uso desse material em combustíveis aumenta a emissão de componentes que poluem a atmosfera.

A diferença entre a gasolina e o etanol vai além do preço e das emissões de poluentes. O álcool possui uma capacidade de combustão e eficiência menor que a gasolina, porém é mais limpo e tem a capacidade de gerar mais empregos na sua cadeia produtiva.

Outro ponto que deve ser apontado é a geração de empregos durante a cadeia produtiva de cada combustível. O etanol consumido no Brasil é feito nacionalmente. Dessa maneira há uma geração de emprego em áreas rurais, não apenas durante a plantação, como também na colheita e produção do produto.

Veja tambémQual a quantidade de poluição que os carros jogam na atmosfera?

Como escolher entre o álcool e a gasolina?

Quem tem um carro com motor flex pode se sentir indeciso no momento de escolher qual o melhor combustível. Essa decisão quase sempre tende a ir para o mais barato. No entanto, é preciso analisar bem todas as situações, já que para que seja vantajoso o valor do etanol deve ser até 70% do valor a ser pago pela gasolina. 

Outro ponto que precisa ser observado é a frequência que o veículo é utilizado. Também é levado em consideração a emissão de gás carbônico no ambiente e geração de empregos. 

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.