Fases da lua

A lua possui quatro fases e cada uma delas representa como ela está em posição à Terra e o Sol

A Lua é o satélite natural do planeta Terra, sendo também um dos maiores do Sistema Solar, ocupando o quinto lugar. A Lua realiza três movimentos principais, sendo eles a rotação, translação e a revolução, e estes movimentos são os responsáveis pelas conhecidas fases da Lua vistas em momentos específicos. Além disso, a Lua possui forte influência sobre os fenômenos que ocorrem na Terra. 

O que é a Lua?

A Lua é o corpo celeste que se encontra mais próximo do planeta Terra, sendo que ambos estão separados por 384.400 km de distância. O diâmetro da Lua é de 3.474 km, representando 27% do tamanho da Terra e ainda 60% da densidade da Terra, enquanto a força gravitacional da Lua é de 1,622 m/s².

A Lua, assim como a própria Terra, realiza vários movimentos, no entanto, os mais importantes são a rotação (ao entorno do próprio eixo), a translação (movimento que a Lua realiza juntamente com a Terra ao redor do Sol) e ainda a revolução (ao redor da Terra). O movimento de revolução da Lua ao entorno da Terra leva um período de 27 1/3 dias, o que representa um período sideral. Enquanto o movimento de retorno da Lua à mesma posição em relação ao Sol leva 29 1/2 dias, e é chamado de lunação ou revolução sinódica.

Fases da lua

Foto: depositphotos

As fases da Lua

No decorrer do processo de revolução da Lua ao entorno do Sol, o satélite natural da Terra passa por um ciclo de fases, durante o qual há uma variação gradual percebida pelos habitantes do planeta Terra. Apesar de sua aparência extremamente brilhante, as fases da Lua ocorrem justamente porque a Lua não apresenta brilho algum, sendo um astro opaco, iluminado pelo Sol.

Portanto, o lado da Lua visível a partir das fases é aquele que está sendo iluminado pelo Sol. Através das fases da Lua é possível perceber o quanto da face iluminada da Lua pelo Sol está voltada para a Terra. As quatro fases mais conhecidas da Lua são: Lua Nova, Lua Quarto-Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto-Minguante.

Fases da lua

Foto: depositphotos

Lua Nova

Nesta fase, a Lua e o Sol, quando vistos a partir da Terra, estão na mesma direção. No período da Lua Nova, o astro nasce às 06:00 e se põe às 18:00, ou seja, por estarem a Lua e o Sol na mesma direção, a Lua não recebe a luz solar. Portanto, neste momento, a Lua nasce praticamente junto com o Sol, se pondo também com ele, ficando visível durante o dia no céu. Com o passar dos dias, a Lua vai ficando mais a Leste do Sol, e sua face brilhante vai crescendo a partir de sua borda Oeste, levando esse processo mais ou menos uma semana, até atingir sua próxima fase, a crescente.

Fases da lua - Nova

Foto: Pixabay

Lua Quarto-Crescente

Neste momento do ciclo, a Lua e o Sol estão separados por 90º, quando vistos a partir da Terra. A Lua se encontra em uma posição a Leste do Sol, portanto, sua face iluminada é convexa em relação ao Oeste, em formato de semicírculo (imagem abaixo). A Lua nasce ao meio-dia, se pondo meia-noite. A face iluminada da Lua continua crescendo pelo lado que está voltado ao Oeste, até atingir seu estado de iluminação completa, ou seja, a Lua Cheia.

Fases da lua - Crescente

Foto: Pixabay

Lua Cheia

Neste momento do ciclo, o Sol e a Lua são vistos em lados opostos da Terra, sendo separados por 180º, o que representa 12 horas. Neste período a Lua nasce às 18:00 e se põe às 12:00, sendo que a Lua fica totalmente iluminada pela luz solar, estando no céu durante toda noite. Na sequência do ciclo, a Lua vai ficando cada vez mais a Oeste do Sol, sendo que a parte iluminada da Lua vai perdendo dimensões da direção Oeste para Leste.

Fases da lua - Cheia

Foto: Pixabay

Lua Quarto-Minguante

Neste momento, a Lua se encontra mais a Oeste do Sol, sendo sua face Leste a iluminada (semicírculo convexo). A Lua nasce a meia-noite e se põe ao meio-dia, estando ela a 90º a Oeste do Sol. Seguindo o processo, a Lua continua minguando até atingir a renovação de todo processo, com uma Lua nova, completando o processo de lunação (29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2.9 segundos).

Fases da lua - Minguante

Foto: Pixabay

Influências da Lua na Terra

Vários povos no decorrer da evolução da humanidade formularam conhecidos que relacionavam os acontecimentos na Terra com a dinâmica lunar. Assim, as fases da Lua influenciavam as decisões sobre as atividades a serem realizadas na Terra, especialmente em relação à agricultura. No entanto, nos conhecimentos comuns, as relações não se esgotam nisso, pois acredita-se que a fase da Lua influencie também em acontecimentos como o nascimento dos bebês e o crescimento dos cabelos e unhas.

Acredita-se nisso, pois cientificamente sabe-se que a Lua tem influência sobre as marés, assim sendo, o ser humano composto basicamente por água, seria o seu corpo também influenciado pelas mudanças na Lua. Apesar de não existirem comprovações científicas quanto a isso, são crenças que se estendem milenarmente, influenciando sociedades e organizando ações humanas.

Por uma falta de acesso ao conhecimento cientifico, historicamente as populações buscavam compreender por meio dos astros o que aconteceria na Terra, sendo essa a única forma possível de explicar os fenômenos. A Lua é, para muitas sociedades, um elemento místico, sendo amplamente abordada no campo esotérico, sendo objeto de adoração e culto para diversos agrupamentos humanos.           

Curiosidades

Referências

» A LUA, satélite natural da Terra. Universidade de São Paulo. Disponível em: < http://each.uspnet.usp.br/ortiz/classes/Moon.pdf>. Acesso em: 19 de junho de 2017.

» FASES da Lua. Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm>. Acesso em: 19 de junho de 2017.

Sobre o autor

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e Mestre em Geografia (Unioeste)