Fique sabendo

Fifa: Qual o papel desta entidade?

Com as proximidades da Copa do Mundo, pode vir a pergunta, Fifa: Qual o papel desta entidade? Aqui nesse post vamos trazer a resposta para esta e outras perguntas sobre a organização que regulamenta o futebol mundial.

A palavra FIFA é uma sigla para a entidade que regula o futebol hoje e quer dizer Fédération Internationale de Football Association ou Federação Internacional do Futebol.

Com mais de 100 anos de história é a segunda organização internacional com mais participantes do mundo. Contando atualmente com 211 federações de futebol, não só continentais, mas também nacionais e regionais.

A entidade ainda é responsável pela organização dos principais torneios mundiais de futebol, como a Copa do Mundo Fifa e muitos outros.

O que é a FIFA e quando foi criada?

A FIFA foi criada em 1904, após uma reunião de representantes das federações de futebol de vários países da Europa. Esta reunião ocorreu no dia 21 de maio daquele ano, em Paris, na França e contou com participantes da Bélgica, França, Holanda, Dinamarca e Espanha.

Nesta reunião ficou decidida a criação da unidade e foi feita a primeira eleição para presidente. O escolhido na ocasião foi o jornalista francês Robert Guérin, que ficou à frente do cargo por dois anos. Dessa forma, novas eleições foram realizadas em 1906, onde ficou definido que as votações só ocorreriam a cada 4 anos, ou no caso de algum presidente renunciar ou não poder ocupar mais o cargo.

Com sede na Suíça, a Fifa tem como papel regulamentar e organizar campeonatos de futebol

A FIFA foi criada em 1904 e hoje regulamenta o futebol mundial (Foto: depositphotos)

Ao todo 211 federações de futebol de todo o mundo fazem parte da entidade. Dessa maneira ficam subordinadas as regras gerais do esporte e punições que forem impostas pelo órgão.

O Brasil é representado primeiramente pela CONMEBOL [1], sigla para Confederação Sul-Americana de Futebol. Essa entidade é responsável por todos os times da América Latina.

Onde fica localizada a FIFA?

Após a sua criação em 1904 a sede da FIFA fixada em Zurique, na Suíça, país com o maior número de entidades internacionais. Dessa maneira, a entidade deve responder segundo a lei daquele país.

Até hoje todos os congressos e reuniões da entidade são realizadas no país. Como também as premiações e comemorações da federação.

Veja tambémQuais foram as finais da Copa do Mundo de Futebol [2]

Qual o papel da FIFA no futebol?

A FIFA surgiu a partir da união das federações de futebol e vários países da Europa. A ideia inicial era criar regras únicas, que deveriam ser seguidas em todas as competições do gênero ao redor do mundo.

Desde a sua criação foram adicionados alguns pontos ao estatuto que permanecem até hoje. Esses pontos foram sobre o reconhecimento das associações nacionais de futebol que se apresentassem à Fifa e ainda uma proibição de que os jogadores participem de partidas por dois times dentro do mesmo país.

Ainda, ficou acordado que as punições aos jogadores seriam reconhecidas e respeitadas por todas as entidades.

Outro papel importante da entidade é a organização de todos os mais importantes torneios mundiais de futebol. Desde a década de 90 as competições de futebol de areia e futsal também ficaram sob a responsabilidade da federação. Dessa maneira, ela é responsável pela maioria das decisões referentes as modalidades do esporte.

As decisões mais importantes são sempre tomadas no congresso da Fifa, que acontece a cada dois anos em Zurique, na Suíça. Participam deste congresso representantes não só dos comitês do órgão, como também representantes das outras federações de futebol.

Veja também: Entenda o ‘futebolês’, a linguagem do futebol [3]

Como é a organização da FIFA?

A FIFA é organizada a partir de vários comitês. Primeiramente vem o comitê executivo e depois o comitê de crise, que só é formado caso ocorra algum escândalo. Esses dois são os responsáveis por garantirem que as decisões tomadas nos congressos sejam cumpridas.

Logo depois, existe a participação fixa de mais 26 comitês, que são divididos por área de ação. Desse modo, existem os comitês de saúde e jurídico e os que ficam responsáveis por cada modalidade do futebol.

Além dos comitês, existem as 211 federações que são reconhecidas pela entidade. Entre elas se destacam as seis que são denominadas de continentais. Pois representam, por sua vez, outras entidades menores, das áreas onde foram criadas.

Federações continentais reconhecidas pela FIFA

As entidades continentais são uma para cada um dos continentes e dois para representar as Américas. Elas, por sua vez, comportam outras federações e times da área onde estão, sendo todos filiados à Federação Internacional.

Estes órgãos são a CONMEBOL, ou confederação Sul-Americana de Futebol, que representa todos os países da América Latina. Também temos a CONCACAF, sigla para Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe.

Logo depois existe a representante dos times da Europa, ou UEFA [4], União das Federações Europeias de Futebol. Para representar os países da Ásia, e desde 2006, a Austrália existe a AFC, ou Confederação Asiática de Futebol.

São federações continentais também a Confederação Africana de Futebol, ou CAF e a OFC, Confederação de Futebol da Oceania. Todas elas fazem parte da Federação Internacional, junto com outras menores e também participam da organização de campeonatos do esporte.

Veja também: Tragédias aéreas que marcaram a história do futebol mundial [5]

Competições organizadas pela FIFA

A Federação Internacional de Futebol também é a responsável pela organização de várias das principais competições mundiais do esporte. Entre elas, pode se destacar a Copa do Mundo FIFA, que acontece a cada quatro anos, desde 1930, quando foi criada.

A FIFA organiza campeonatos de futebol, futsal e futebol de areia, femininos e masculinos

A entidade é responsável pela organização da Copa do Mundo Fifa (Foto: depositphotos)

A primeira edição da competição aconteceu no Uruguai e sempre ocorre em um país diferente, escolhido após uma votação nos congressos da entidade. Ao todo, 32 países são selecionados, através de competições realizadas pelas entidades continentais para participar da competição.

Outra competição importante do esporte é a Copa das Confederações. Esse torneio teve a primeira edição em 1992, nos Emirados Árabes. A partir daí, a competição é realizada a cada quatro anos e conta com a participação de oito times. Dessa maneira competem os campeões dos torneios continentais, o time sede e o campeão mundial anterior.

Além do futebol masculino, existe também a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que surgiu da ideia de alguns delegados da entidade, durante a Copa de 1986, no México.

O torneio feminino teve a sua primeira edição em 1991 e desde então ocorre a cada quatro anos. Ao todo, 36 seleções de todo mundo são selecionadas para participar da competição, que é a mais importante da modalidade.

Competições de outras modalidades de futebol organizadas pela federação

Mas não apenas as competições de futebol tradicional ficam a cargo da federação internacional. Já que desde 1992 a entidade tem participação em competições de futsal e mais recentemente futebol de areia.

A partir de 1992, a FIFA passou a organizar os torneios de futsal, ou futebol de salão. O principal é a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, que surgiu em 1989. Dessa maneira, a partir de 1992 o torneio passou a ser organizado pela federação internacional e ocorre a cada quatro anos, com a participação de 24 equipes.

No futsal, podemos destacar ainda a Copa Intercontinental de Futsal, que foi criada em 1997. A partir de 2004 ela passou a ser organizada pela FIFA, e acontece anualmente.

Em 2005 a FIFA também ficou a cargo de organizar a competição mundial de outra modalidade de futebol, o futebol de areia. A Copa do Mundo de Futebol de Areia, que foi criada em 1995 começou a ser organizada pela federação em 2007. Até esta data o torneio era anual e passou a ser bienal a partir de 2009.

Veja também: A história da centenária Copa América de Futebol [6]

Outras competições importantes organizadas pela federação

Além das competições citadas acima, a FIFA tem um papel importante para as competições mundiais com os times de base da seleção. Dessa maneira, ela também organiza os campeonatos entre os times sub-20 e sub-17 das seleções oficiais participantes da Copa do Mundo FIFA.