Filmes para melhorar seu espanhol

Por ser o terceiro idioma mais falado, o espanhol é essencial para quem deseja crescer no mercado de trabalho

Você já buscou filmes para aprender espanhol ou ainda melhorar o aprendizado desse idioma? Pois saiba que as obras audiovisuais podem ser de grande auxílio para quem deseja aprender uma língua nova, principalmente na questão da pronúncia.

O espanhol é uma língua falada em mais de 20 países e por cerca de 450 milhões de pessoas. Por isso é considerado um dos idiomas mais populares e influentes do mundo. Sendo cada vez mais solicitado em oportunidades de emprego.

No entanto, mesmo que a parte teórica seja de extrema importância, aliar o estudo de uma nova língua com a diversão ajuda a deixar o processo mais leve e divertido. Sendo possível até mesmo aprender e praticar o idioma assistindo filmes e séries.

Pensando nisso, o Estudo Prático preparou uma seleção de cinco filmes para quem quer aprender espanhol e ainda algumas dicas de melhores aplicativos para ajudar no aprendizado, confira.

5 filmes para aprender ou melhorar seu espanhol

Sim, é possível melhorar a sua fluência em espanhol assistindo filmes. Esse ato inclusive é recomendado, já que assistir filmes na língua nativa melhora a compressão de um novo idioma. O hábito é também bastante útil para quem deseja começar a aprender uma nova língua.

Isso não significa, no entanto, que a leitura e toda a parte teórica deve ser ignorada. Os filmes devem ser utilizados como um complemento para o que já se viu nos estudos anteriores, bem como uma forma de descansar um pouco a mente.

Tela com bandeira da Espanha

Você pode melhorar sua gramática, assistindo aos filmes com legenda espanhola (Foto: depositphotos)

Caso você já tenha alguma noção de espanhol você pode até mesmo assistir sem legendas ou com legendas no idioma original, o que melhora a compreensão da gramática.

Dito isso, confira a seguir uma seleção com 5 filmes incríveis em espanhol que irão ajudar você nesse processo que é aprender um novo idioma de maneira leve e divertida.

1 – Toc Toc

Filme espanhol de comédia lançado em 2017 que é uma adaptação cinematográfica de uma peça de teatro francesa. Escrito originalmente por Laurent Baffie, o enredo do longa dirigido por Vicente Villanueva acompanha um grupo de pessoas que sofrem com Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC).

Boa parte do longa se passa na sala de espera de um consultório, onde os pacientes precisam lidar com os próprios problemas enquanto lidam com as compulsões dos outros.

O enredo pode parecer ser um pouco sombrio, mas o filme é uma comédia divertida e que, com certeza, arrancará boas risadas.

2 – Las leyes de la termodinámica

Outra comédia, dessa vez romântica, de 2017. O longa que pode ser traduzido para o português como sendo “As leis da termodinâmica” foi escrito e dirigido pelo espanhol Mateo Gil e se diferencia de outros do gênero por apresentar uma estrutura de documentário.

A narrativa segue o cientista metódico Manel, que tenta usar as leis da física para explicar os sucessos ou fracassos de todas as relações entre as pessoas. Enquanto isso, ele próprio contradiz toda a sua teoria.

3 – El autor

Um filme de suspense para quem não curte muito o gênero de comédia. El autor ou em português “O autor” é um longa que mistura elementos do drama e do suspense para prender a atenção do telespectador.

El autor é uma produção hispano-mexicana e estreou nos cinemas em novembro de 2017. A história acompanha a vida de Álvaro, um homem que deseja ser um escritor de sucesso.

No entanto, a vida dele muda quando decide se separar da sua esposa e abandonar tudo para seguir o seu sonho. Por isso, ele começa a manipular as pessoas ao seu redor para criar a sua história de sucesso.

4 – El secreto de sus ojos

Filme argentino de 2009 “O segredo dos seus olhos”, como é chamado em português, é um drama policial intenso que foi aclamado pela crítica.

O longa acompanha Benjamín Espósito, um advogado aposentado que começa a escrever um livro de memórias. Enquanto faz isso, ele tenta solucionar um dos casos do seu passado que o assombra há 25 anos.

O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, se tornando o segundo filme latino-americano a ganhar o prêmio.

5 – El laberinto del Fauno

O último filme da lista é o Labirinto do Fauno, nome pelo qual o filme ficou conhecido em português. Lançado nos cinemas em 2006, o longa dirigido pelo Mexicano Guillermo del Toro, mistura elementos de fantasia sombria, suspense, drama e aventura para criar uma narrativa envolvente.

A história acompanha Ofélia, que é a reencarnação de uma princesa do submundo que vive na Espanha na década de 1940. No meio da guerra, e com a mãe preste a dar a luz, a menina descobre sobre o submundo e precisa encontrar uma maneira de retornar para ele.

Como praticar o idioma em casa?

Ao começar a estudar um novo idioma é importante separar um momento do dia para pôr em prática o que foi aprendido. Isso é importante porque o processo de aprendizagem se dá pela repetição.

Ou seja, quanto mais você se dedicar e repetir o que ouviu, mais rápido você irá aprender. Por isso, mesmo que faça cursos presenciais, a prática é um processo essencial para otimizar e diminuir o tempo de aprendizado.

A boa notícia é que é possível fazer isso em casa, durante os momentos de descanso e sem estresse. Confira as principais dicas de como praticar um novo idioma em casa.

  • Ouça a língua, podendo ser feito com músicas ou podcasts em espanhol. Já que isso melhora a compreensão e pronúncia das palavras.
  • Assista a filmes no idioma e legendas na língua original. Da mesma forma que acontece com a dica anterior, sendo que aqui você poderá ouvir e ver como se escreve a expressão. Aprendizado em dobro. Caso não saiba o significado de alguma palavra anote em um caderno para procurar depois. Isso irá ajudar a aumentar o seu vocabulário na nova língua.
  • Tenha disciplina e reserve um momento do dia para revisar tudo o que aprendeu. Como já foi dito, aprendizagem é repetição. Por isso é importante sempre revisar o conteúdo.
  • Leia tudo o que puder em espanhol. Você pode começar tentando ler um livro que gosta nessa língua, facilitando o processo de tradução pelo fato de você já saber a história.
  • Otimize o seu tempo de estudo misturando os métodos de estudo. Por exemplo, revise o conteúdo teórico por alguns minutos e depois leia ou assista um filme em espanhol. Isso irá ajudar a fixar ainda melhor o conteúdo.

Dicas de cursos de espanhol online

Atualmente existem diversos cursos presenciais de espanhol disponíveis. No entanto, nem sempre se tem tempo ou dinheiro para se dedicar a isso. Por isso a solução encontrada para isso são os cursos online, que são, na maioria das vezes, gratuitos ou mais baratos.

O importante é apenas ter foco e disciplina para aprender a nova língua. A seguir você vai ver dicas de alguns cursos para quem deseja aprender o novo idioma sem sair de casa.

Mala com bagagem espanhola

O espanhol é uma língua falada em mais de 20 países e por cerca de 450 milhões de pessoas (Foto: depositphotos)

Prime cursos

A escola de ensino à distância Prime Cursos disponibiliza diversos cursos grátis. Um deles é o de espanhol básico onde é possível aprender os principais fundamentos da língua, bastando apenas ter um dispositivo com acesso a internet.

Para quem ficou interessado, o curso está disponível na plataforma da instituição e tem uma carga horária de 50 horas. Podendo ser feito na hora que você quiser e ainda dá um certificado.

Curso aberto online

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também disponibiliza um curso de espanhol totalmente gratuito. O melhor de tudo é que as aulas estão abertas ao público geral.

O curso oferecido pela instituição é dividido em básico e voltado para o mercado de trabalho. Você pode fazer a sua inscrição diretamente no site da Univasf e começar a aprender uma nova língua.

EspanholGratis.NET

Outra opção de curso para quem deseja começar a aprender o espanhol em casa é o site espanholgratis.net. A plataforma é fácil de usar e totalmente gratuita e ainda vai do básico até o avançado. O melhor de tudo é que no final de cada módulo você fará um exercício para fixar o conteúdo.

Melhores aplicativos para aprender o idioma

Outra opção para quem quer começar aprender uma nova língua, mas não sabe por onde começar, são os aplicativos para celular. Atualmente existem diversas opções disponíveis e a maneira é gratuita. O Estudo Prático separou os três melhores para você começar a estudar agora mesmo.

O Duolingo é uma plataforma online e gratuita de ensino de idiomas. Além do aplicativo para celular, existe também o site, que permite que você pratique a hora que quiser. O melhor de tudo é que através do aplicativo você irá aprender não apenas a gramática, mas também a pronúncia.

Outra dica de aplicativo para começar a estudar ou aprimorar o seu espanhol é o Babbel. A plataforma, que também está disponível na versão para computadores, possui um curso de espanhol básico gratuito.

Por fim, uma outra dica de aplicativo para celular é o Wlingua espanhol. Nos mesmos moldes que os outros, a diferença é que nesse aplicativo você pode escolher se quer estudar o espanhol falado na Europa ou no México.

Tudo isso de maneira gratuita. Já para quem deseja se aprimorar na língua, você optar pela conta premium e ter acesso a todos os recursos da plataforma.

Quais são os erros mais comuns ao se estudar espanhol?

Ao começar a estudar um novo idioma é bastante comum cometer alguns erros. Sendo que a maioria deles é corrigido durante o tempo. No entanto, alguns erros comuns que as pessoas cometem ao estudar espanhol podem atrapalhar o processo de aprendizado.

O principal deles é se focar apenas na parte teórica e não escutar falantes nativos. Para evitar esse problema você tem disponível podcasts, músicas, filmes e séries. Por isso, é necessário consumir estes conteúdos ou praticar conversação com nativos sempre que puder.

Outro erro comum é não procurar o significado de palavras que não conhece. Mesmo que esteja no início do curso, caso não saiba de alguma palavra, você deve ter curiosidade de ir procurar. Isso irá ajudar a aumentar ainda mais o seu vocabulário.

Além disso, ao aprender uma nova língua, você deve ser flexível e sempre buscar aprender. Ficar muito rígido e focado em apenas um método de ensino também são erros bastante comuns. Por isso, nesse tópico entra novamente a necessidade de consumir produtos em espanhol.

Por fim, o medo de falar em público é comum e que pode ser bastante prejudicial. Principalmente porque você nunca irá aprender a falar dessa maneira. Além disso, errar é bastante comum e as pessoas poderão te ajudar ao ver a sua vontade de aprender um idioma diferente do seu.

Por que estudar espanhol é importante?

O idioma espanhol está cada vez mais essencial para quem deseja crescer no mercado de trabalho, principalmente porque a língua é falada por mais de 450 milhões de pessoas. Sendo o idioma oficial de mais de 20 países, inclusive de todos na América Latina, com exceção do Brasil.

Além disso, o espanhol é mais próximo do português. Fazendo com que o idioma seja melhor assimilado pelos nativos brasileiros. Ao mesmo tempo cada vez mais empresas estão valorizando os falantes da língua. Sendo assim, ela é ótima para colocar no currículo.

Outro ponto importante para aprender espanhol é em viagens internacionais para os países vizinhos ao Brasil, que tem essa como língua materna.

Estudar espanhol pode também ser a porta de entrada para aprender outros idiomas. Isso porque você acaba expandindo o seu vocabulário e abrindo espaço para novos idiomas.

Por fim, ao aprender espanhol e outras línguas, você aumenta o seu acesso a cultura. Especialmente porque você poderá consumir desde livros, filmes e até mesmo podcasts em outro idioma. Dessa maneira, tendo acesso a boas obras que ainda não estejam traduzidas para o Português.

Curiosidades sobre a língua

Você viu neste artigo dicas de filmes para aprender espanhol. Confira a seguir algumas curiosidades sobre essa língua falada por milhões de pessoas em todo o mundo.

  • O espanhol é falado por mais de 450 milhões de pessoas. Isso faz dele a terceira língua com mais falantes do mundo. Ficando atrás apenas do mandarim e do inglês.
  • Assim como o português de Portugal é diferente do falado no Brasil, a língua espanhola varia de acordo com a região. Atualmente existem nove dialetos, espalhados pela América latina, África e Europa.
  • Na Espanha existem quatro idiomas que são variações do espanhol. São eles: o basco, o catalão, o galego e o asturiano.
  • No país europeu o idioma é chamado de castelhano, sendo esse um dialeto falado nas regiões do norte e do centro do país.
  • Os dígrafos, conjuntos de duas consoantes que formam um único som, ch, ll e ñ são letras presentes no alfabeto de língua espanhola.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.