Gramática,Português

Frase, oração e período

Se você está lendo uma carta, um livro ou uma prosa, tenha a certeza que a frase, a oração [1] e o período já passaram inúmeras vezes pelos seus olhos, embora você talvez não tenha se dado conta.

Estamos falando de elementos fundamentais para a constituição de textos, onde cada um deles possui uma função específica e é diferenciado do outro. Embora pareça uma matéria simples – e de fato o é – o assunto deve ser revisto sempre que possível, já que é constantemente exigido em vestibulares de faculdades tradicionais e em provas de concursos públicos extremamente concorridos.

Frase

Tem-se por frase um enunciado que possui sentido completo, capaz de transmitir significado por si só. Independente de seu tamanho – a frase pode ser curta, média ou longa – pode-se transmitir através da frase ordens, sentimentos, desejos e ideias.

Frase, oração e período

Foto: depositphotos

Uma frase sempre terminará com o devido sinal de pontuação, que pode ser o ponto final, reticências, interrogação, exclamação ou os dois-pontos. Ela poderá ou não conter verbo, e ainda assim será considerada uma frase.

Exemplos:

Oração

Assim como a frase, a oração também é um enunciado no qual está contido completo sentido e significado. No entanto, é necessário que se contenha uma locução verbal [2] ou um verbo no enunciado, para que ele possa ser considerado uma oração. O verbo pode estar explícito ou subentendido, mas se faz necessário em todas as orações.

Exemplos:

Período

Os períodos são os enunciados organizados em oração ou orações. Quando possui apenas uma oração, é caracterizado como período simples; já quando possui mais de uma oração, é chamado de período composto. Também deve ser finalizado sempre com o devido sinal de pontuação.

Exemplos:

Curiosidades