,

Frases de Stephen Hawking

Stephen Hawking foi um cientista britânico que teve um papel importante para a física moderna inclusive com a pronúncia de inúmeras frases marcantes.

Ele virou celebridade após ter parte da sua vida roteirizada no filme ganhador do Oscar de melhor ator, ‘A Teoria de Tudo’. Conheça neste artigo as frases de Stephen Hawking mais famosas.

Autor de 14 livros, Stephen Hawking fez história não só com seu teorema de singularidade, que trata de buracos negros, como também pelas suas contribuições à física quântica e estudos sobre a origem do universo.

Apesar de diagnosticado desde os 21 anos com Esclerose Lateral Amiotrófica, a ELA, e ter ouvido dos médicos que só viveria mais três anos, Hawking viveu 55 depois de descobrir que tinha a doença degenerativa, que vai paralisando aos poucos os músculos do corpo.

Frases de Stephen Hawking sobre a vida

O físico fez declarações polêmicas e inspiradoras sobre vários assuntos

Stephen Hawking é considerado como o maior físico depois de Einstein (Foto: depositphotos)

“Não deve haver limites para o esforço humano. Somos todos diferentes. Por pior que a vida possa parecer, sempre há algo que podemos fazer em que podemos obter sucesso. Enquanto houver vida, haverá esperança”.

“Conselhos para os meus três filhos: Um, lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para seus pés. Dois, nunca desista do trabalho. Trabalho dá significado e propósito, e a vida está vazia sem eles. Três, se você tiver sorte o suficiente para encontrar o amor, não o deixe ir embora”.

“Mesmo as pessoas que dizem que tudo está predeterminado e que não podemos fazer nada para mudá-lo, olham para os dois lados antes de atravessar a rua”.

“Pessoas quietas possuem mentes barulhentas”.

“Não importa quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar. Enquanto há vida, há esperança”.

“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”.

“Somos todos diferentes!”

“Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1 000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço”.

Frases de Stephen Hawking sobre Deus

“Cada um de nós é livre para acreditar no que quer e na minha opinião a explicação mais simples é que Deus não existe. Ninguém criou o universo e ninguém dirige o nosso destino. Isso me leva a uma percepção profunda. Provavelmente, não há céu, e não há vida após a morte também. Nós temos esta vida para apreciar o grande projeto do universo, e por isso, estou extremamente grato”.

Veja também: Biografia de Albert Einstein

“Se chegarmos a descobrir uma teoria completa, ela deveria com o tempo vir a ser compreensível em sentido amplo por todos, e não apenas por alguns cientistas. Então todos nós, filósofos, cientistas e pessoas comuns, poderíamos fazer parte da discussão da questão de por que é que nós existimos, assim como o universo. Se encontrássemos a resposta para isso, seria o triunfo definitivo da razão humana – pois então nós conheceríamos a mente de Deus”.

“Eu não sou religioso no sentido normal. Eu acredito que o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido decretadas por Deus, mas Deus não intervém para quebrar as leis”.

“Nós não nos devemos surpreender das condições no universo serem adequadas para a vida, mas isso não é prova de que o universo foi desenhado para permitir a vida. Poderíamos chamar à ordem pelo nome de Deus, mas seria um Deus impessoal. Não há muito de pessoal sobre as leis da física”.

“Então Einstein estava errado quando disse: “Deus não joga os dados”. A consideração dos buracos negros sugere não apenas que Deus joga os dados, como que às vezes nos confunde, jogando-os onde eles não podem ser vistos”.

“Deus pode existir, mas a ciência pode explicar o universo sem a necessidade de um criador”.

“Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade; e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona”.

Frases sobre si mesmo de Stephen Hawking

“Eu não tenho nenhuma ideia de qual seja o meu QI. Pessoas que se vangloriam dos seus QI são perdedores”.

“Se você tem uma deficiência provavelmente não é sua culpa, mas ficar culpando o mundo ou esperar dó de alguém não vai te ajudar em nada. Você deve manter um pensamento positivo e aproveitar o máximo de cada situação. Se você tem uma problema físico, não pode se permitir ter um problema psicológico também”.

Veja também: Buraco negro

“Eu não tenho medo da morte, mas também não tenho nenhuma pressa em morrer”.

“As pessoas nunca terão tempo para você, se você sempre estiver bravo e reclamando”.

“Quando alguém reclamar que você cometeu um erro, diga-lhe que pode ser algo bom. Porque sem a imperfeição nem você e nem eu existiríamos”.

Porque qualquer um pode pensar como um gênio”.

Hawking: um gênio bem humorado

Stephen Hawking morreu aos 76 anos em Cambridge, cidade onde adquiriu o doutorado e foi um notável pesquisador. Ele casou-se duas vezes e teve três filhos. Quem o conheceu, garante que ele era não só um gênio e bom elaborador de frases inteligentes, mas era também uma pessoa muito bem humorada e com um carisma incrível.

Em 1970, o inglês passou a fazer uso de uma cadeira de rodas e, em 1985, perdeu a capacidade de falar. Mesmo diante das dificuldades, Hawking passou a se comunicar por meio de um sintetizador de voz, que digitava as palavras por meio do movimento dos seus olhos e emitia uma voz semelhante a de um robô.

Respeitadíssimo pela comunidade científica, Stephen Hawking é considerado como a pessoa mais importante depois de Einsten para a física.

Veja também: Biografia de Stephen Hawking

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.