Funções da linguagem

A linguagem verbal é uma das formas de comunicação que nós temos para compartilhar as nossas experiências com as outras pessoas, aprender e ensinar etc. Sempre que nós nos comunicamos com outra pessoa, nós temos uma finalidade, um objetivo, e utilizamos vários códigos que representam os nossos pensamentos e sentimentos.

O processo de comunicação pressupõe necessariamente a interação de seis fatores e cada um desses fatores dá origem a uma função linguística específica.

Funções da linguagem

Foto: Reprodução/ Prof. Dr. Jack Brandão

Os seis fatores do esquema de comunicação

  • Emissor: Aquele que envia, emite a mensagem;
  • Receptor: Quem recebe a mensagem, quem a decodifica;
  • Mensagem: O conteúdo da comunicação, daquilo que é comunicado;
  • Código: É um conjunto de sinais estruturados, a maneira pela qual a mensagem se organiza;
  • Referente: O contexto em que se encontram o emissor e o receptor da mensagem;
  • Canal: O meio utilizado para a transmissão da mensagem.

As seis funções da linguagem

Função referencial ou denotativa

Esta função transmite uma informação objetiva sobre a realidade, é orientada para o referente, para o contexto, aponta o sentido real dos seres, das coisas e dos fatos. Com uma linguagem objetiva e direta, só informa, sem tecer comentários e/ou avaliações, transmitindo impessoalidade.

É a linguagem que encontramos nas notícias de jornais e textos técnicos, didáticos e científicos.

Função expressiva ou emotiva

A função expressiva/emotiva é centrada no emissor e reflete o seu estado de ânimo, sentimentos e emoções. As interjeições e a pontuação, como as reticências, os pontos de exclamação e de interrogação, são alguns dos indicadores desta função.

Encontramos esta função em poemas ou narrativas românticas e dramáticas, biografias e cartas de amor.

Função apelativa ou conativa

Centra-se no receptor e tem por objetivo influenciá-lo, persuadi-lo. Tem a intenção de convencer o destinatário de alguma coisa ou dar ordens. É a função encontrada nos discursos políticos e anúncios publicitários.

Função fática (de contato)

É centralizada no canal e estabelece uma relação com o emissor, um contato para verificar a eficiência do canal ou prolongar uma conversa. É usada em saudações, em conversas telefônicas (“alô?”), nos cumprimentos do dia a dia etc.

Função metalinguística

Centralizada no código, esta função ocorre quando o emissor explica o código usando o próprio código.

O dicionário possui função metalinguística, pois é a palavra “falando” da palavra, explicando ela própria.

Função poética

Centra-se na mensagem e caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, metáforas e outras figuras de linguagem, rima, sonoridade etc.

Nós encontramos esta função nos poemas, músicas e algumas obras literárias.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.