Matemática

Funções de primeiro grau

A função, na Matemática, é usada para estabelecer a relação dos valores numéricos de uma determinada expressão algébrica segundo cada valor que a variável x possa assumir.

A função de primeiro grau, também denominada função afim ou função polinomial do primeiro grau, é qualquer função f que apresenta a forma f(x) = ax + b (ou y = ax + b), em que a e b representam números reais e a  ≠ 0.

As funções de primeiro grau recebem esta denominação porque o maior expoente da variável x é 1. A importância do estudo das funções é muito grande, pois elas podem ser aplicadas nas diversas áreas da Engenharia e nos cálculos estatísticos de grande relevância para a sociedade em geral.

Funções de primeiro grau

Foto: Reprodução

Coeficiente angular e linear

O coeficiente a tem que ser necessariamente diferente de 0, já que, ao realizarmos a operação de multiplicação do x por 0, teremos como resultado 0, consequentemente, a função assumiria a forma f(x) = b, não mais podendo ser definida como uma função de primeiro grau.

Função crescente e decrescente

Gráfico de uma função polinomial do 1º grau

Toda função pode ser representada através de um gráfico, sendo que o gráfico de uma função polinomial do 1º grau (y = ax + b, com a ≠ 0) é constituída por uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy.

Esta reta pode ser crescente ou decrescente, dependendo do sinal de a, como já explicitado anteriormente.

Com os valores de x e y são formadas as coordenadas, que são pares ordenados colocados no plano cartesiano para formar a reta.

O gráfico de uma função do 1º grau apresenta as seguintes características:

Gráfico de uma função polinomial do 1º grau

Foto: Reprodução