, ,

Goethe – Biografia e frases

Johann Wolfgang Von Goethe, conhecido mundialmente simplesmente por Goethe, foi um escritor e pensador alemão que também deu contribuições no campo da ciência natural.

Foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo Europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Ao lado de Friedrich Schiller, foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang.

Portanto, a partir de agora você conhece mais sobre a vida e obra desse escritor alemão tão importante na literatura mundial. Descubra onde nasceu, o que estudou e seus principais trabalhos. Por fim, confira algumas das frases mais famosas desse autor.

Biografia de Goethe

Johann Wolfgang Von Goethe nasceu no dia 28 de agosto de 1749, em Frankfurt, na Alemanha. Era o filho mais velho de Johann Caspar Goethe e Catharina Elisabeth Textor Goethe, ambos com boa posição sócio-econômica.

Johann Goethe e sua irmã foram inicialmente educados pelo pai e, posteriormente, por tutores contratados. Ainda jovem, o escritor teve uma excelente educação, que incluía o estudo de diversos idiomas, ciências, religião e desenho, além de aulas de violoncelo, piano, dança e equitação.

Goethe em preto e branco

Goethe é considerado o principal escritor alemão (Foto: depositphotos)

O seu contato com a literatura deu-se desde cedo, pelas histórias contadas por sua mãe, e pelo fato de a família possuir uma biblioteca com mais de 2 mil títulos.

Em 1765, Goethe iniciou os estudos na Faculdade de Direito de Leipzig, por decisão de seu pai. Seu real interesse, porém, era voltado às aulas de desenho, xilogravura e gravura em metal.

Sua primeira antologia, intitulada “Neue Lieder”, foi publicada em 1769. Em abril de 1770, retomou os estudos de Direito, em Estrasburgo, Alsácia, mostrando-se mais interessado pela área. Durante essa época, conheceu o teólogo e estudioso da literatura Johann Gottfried Herder, que traria a ele leituras das obras de Homero, Shakespeare e Ossian.

Foi como escritor que Goethe se destacou como uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do romantismo da Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Johann era formado em Direito e chegou a atuar como advogado por algum tempo, mas a sua verdadeira paixão era a literatura, portanto resolveu se dedicar de corpo e alma a esta área.

Ele também apresentava grande interesse na pintura e no desenho, porém acabou focando seus talentos na escrita. No fim de 1771, Goethe escreveu uma obra que viria a ser publicada dois anos depois, sob o título “O cavaleiro da mão de ferro”.

Em 1774, foi nomeado ministro do ducado de Weimar, onde se fixa, e escreve “Prometheus”, “Ganymed”, “Mahomets Gesang” e “Stella”, além de dar início à sua obra prima “Fausto”.

Em 1806, acabou se casando com Christiane Volpius, que faleceu uma década depois. Para a tristeza de seus familiares e fãs, Goethe morreu em Weimar no dia 22 de março do ano de 1832.

A literatura

Junto com o escritor alemão Friedrich Schiller liderou o movimento literário romântico alemão chamado Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto). A peça publicada sob o título “O cavaleiro da mão de ferro” veio a valer como a primeira obra do movimento literário romântico alemão.

Schiller acabou por influenciar bastante Goethe, ajudando a amadurecer a sua produção literária. Ele produziu romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas sobre as ciências naturais, as artes e a literatura.

No ano de 1774, o seu romance intitulado como “Os Sofrimentos do Jovem Werther” lhe garantiu fama por toda a Europa, tanto que mais tarde, depois de seu amadurecimento literário, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Ainda hoje ele é considerado o escritor alemão mais importante. Vale lembrar, ainda, que Goethe fez parte de dois movimentos literários importantes: o romantismo e o expressionismo.

Além de “Os Sofrimentos de Jovem Werther”, destacamos o poema trágico “Fausto”, obra prima da literatura alemã, que faz uma metáfora da vida humana.

O escritor alemão tornou-se parte do cânone literário no século XIX, sendo parte do currículo escolar desde 1860. No Brasil, Goethe influenciou autores como Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Principais obras de Goethe

  • 1773: Götz von Berlichingen
  • 1774: Clavigo, Prometheus e Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • 1775: Egmont
  • 1779: Ifigênia em Taúrides
  • 1780: Torquato Tasso
  • 1794: Reineke Raposo
  • 1796: Xenien (em conjunto com Friedrich Schiller)
  • 1798: Hermann e Dorothea
  • 1807: Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister
  • 1808: Fausto (parte I)
  • 1809: As Afinidades Eletivas
  • 1832: Fausto (parte II)

Frases

– “A idade não nos torna adultos. Não! Faz de nós verdadeiras crianças.”
– “A igualdade nos faz repousar. A contradição é que nos torna produtivo.”
– “A alegria não está nas coisas: está em nós.”
– “A natureza do amor tem sempre algo de impertinente.”
– “O homem deseja tantas coisas e, no entanto precisa de tão pouco.”

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.