O primeiro passo é acessar o drive.google.com. É hora de criar seu acesso, caso você não tenha um. Vale lembrar que se você já tem contas do Google, o drive já faz parte do pacote. Experimente utilizar o seu login e senha habituais.
Depois é só clicar em ‘Meu Drive’ e você verá os arquivos e pastas que passaram pelo upload ou que foram sincronizados. Nessa área também ficam os documentos criados pelo usuário e salvos na nuvem.
Para fazer o upload de arquivos ou criar novos, é só clicar no arquivo que deseja e trabalhar no momento. A edição e formatação são suportados no Google Drive.
Já para compartilhar os arquivos, o caminho é bem simples. É só clicar no ícone disponível de compartilhamento, representado por uma setinha, e escolher para quem enviar os ficheiros e transferir a propriedade. Eles ficam em uma seção especial do ‘Meu Drive’.
Já para salvar os anexos do Gmail, coloque o cursor sobre um anexo no Gmail e procure o logótipo do Drive. A partir disso, você pode guardar anexos no Drive para os organizar e partilhar num único local seguro.
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A digitalização também é facilitada. É só tirar uma foto dos documentos, como recibos, cartas e extratos, e o Drive irá armazená-los instantaneamente em formato PDF. No Google Drive também dá para criar formulários online e fazer diagramas e fluxogramas.
Mesmo sem estar conectado, você pode editar seus materiais off-line. Para isso, você tem que se conectar à internet por meio do Google Chrome. Depois, instalar e ativar uma extensão do Documentos Google off-line para o Chrome. Por último, acessar o drive.google.com/drive/settings e sincronizar os documentos.
Nos smartphones, o Google Drive roda nos sistemas Android e também nos aparelhos da Apple. O seu funcionamento é semelhante aos dos computadores de mesa e notebooks e é preciso fazer o download do aplicativo para utilizá-lo.
Depois disso, é só começar o upload de arquivos existentes, criar novos, compartilhar e organizar os ficheiros da forma como você achar melhor. O uso do Google Drive no celular facilita ainda mais o acesso remoto aos arquivos em nuvem, uma vez que ele potencializa a acessibilidade em qualquer lugar, a qualquer hora.
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O Google Drive oferece outras vantagens para os usuários. Mesmo a versão gratuita possui benefícios interessantes. Veja três deles:
O usuário comum e gratuito tem disponível 15 gigas de espaço para armazenamento em nuvem. Logo ao utilizar o Google Drive, os arquivos não ocupam espaço no HD do computador e isso garante mais agilidade para a sua máquina.
Uma vez no Google Drive, o usuário pode convidar outras pessoas para ter acesso aos arquivos. É uma forma de compartilhar conteúdo. É possível “ver, transferir e colaborar em ficheiros à sua escolha, sem recorrer a anexos de email”.
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Se você quiser aumentar a capacidade do Google Drive, poderá expandir o seu armazenamento gratuito de 15 gigas para 100 gigas por R$ 6,99 por mês. Há ainda os pacotes de 1 tera por R$ 34,99 ou 10 teras por 349,99 mensais.