Biologia,Genética

Heterocromia: o que é, tipos e causas

A heterocromia, heterocromia ocular ou heterocromia de íris é uma doença que atinge alguns mamíferos domésticos, principalmente gatos e cachorros, sendo rara nos seres humanos.

A doença é percebida devido à diferente coloração existente entre o par de olhos [1], ou seja, cada olho possui uma cor ou tonalidade específica. Na raça humana estima-se que dentre 1.000 indivíduos 6 apresentem tal anormalidade. 

Gato com cor de olhos diferentes

A diferença na cor dos olhos se chama heterocromia (Foto: depositphotos)

A heterocromia é uma anomalia de ordem genética que pode ser hereditária [2] ou também pode ser desenvolvida através de doenças adquiridas com o tempo.

Quando o indivíduo já nasce com a heterocromia provavelmente não apresentará riscos à saúde ocular, contudo, quando a doença surge na infância ou posteriormente, devido algum tipo de lesão, glaucoma, diabetes, inflamação, derrames ou sangramento na íris, a heterocromia adquirida é sinal de algum problema.

Tipos de heterocromia

A heterocromia pode ser de três tipos: heterocromia setorial, heterocromia central ou heterocromia completa.

Heterocromia setorial

Na setorial o mesmo olho apresenta diferentes colorações na íris, existindo então, uma cor predominante e uma cor mais secundária.

Heterocromia central

Na central, observam-se várias tonalidades de cores, como por exemplo, o centro castanho escuro e o fim da íris esverdeado.

Heterocromia completa

Na completa, cada olho possui uma cor específica, um pode ser azul e o outro verde ou castanho.  

Causas

Homem com heterocromia

A heterocromia é uma anomalia genética, rara em humanos (Foto: depositphotos)

A heterocromia está ligada a pigmentação da íris de acordo com a quantidade de melanina. Muita melanina significa olhos mais escuros ou castanhos, pouca quantidade de melanina na íris faz os olhos apresentarem cor azul e média quantidade de melanina resulta em olhos verdes.

Os bebês, por exemplo, não nascem com toda melanina que estão destinados a ter, pois é um processo de maturação que continua após o parto. Por isso, que a cor dos olhos não é definida até dois anos de idade, aproximadamente.

A heterocromia ocular é uma anomalia de ordem genética que ocorre devido a uma mutação no gene EYCL3 presente no cromossomo 15, que é o responsável pela quantidade de melanina nos olhos.

Esse gene existe em duas variedades, a que determina a cor castanha e preta, e a que determina a cor azul. Outro gene que influencia a cor dos olhos é o EYCL1, que se situa no cromossomo 19. Ele determina a cor verde.

Diagnóstico

A olho nu é perceptível a heterocromia, mas para um diagnóstico preciso faz-se necessário exame oftalmológico ainda na infância e constante acompanhamento médico.

Os portadores da doença por herança genética não necessitam de tratamento específico, pois é uma doença benigna, mas deve-se realizar exames periódicos com um especialista.

Tratamento da heterocromia

Mulher colocando lente de contato

A anomalia não tem cura, para fins estéticos é indicado usar lente de contato (Foto: depositphotos)

Em caso de desconforto por motivos estéticos, recomenda-se o uso de lentes de contato coloridas para tentar nivelar as cores.

A heterocromia não tem cura. O tratamento da doença só será realizado caso seja adquirida ao longo da vida devido consequência de outra doença e toda medicação será realizada sob prescrição médica.

Famosos com heterocromia

Atriz Mila Kunis

Atriz Mila Kunis tem heterocromia (Foto: depositphotos)

A atriz Mila Kunis possui discreta diferença entre os olhos, sendo um verde e o outro castanho avelã. Henry Cavill (famoso super homem) possui uma mancha mais escura em um dos olhos. Keifer Sutherland (da série 24 horas) possui ambos os olhos misturados em tons de verde e azul. Alice Eve (atuou em Star Trek) possui um olho azul e o outro verde.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A heterocromia é a diferença de cor da íris de cada olho.
  • A heterocromia é genética ou decorrente de alguma doença.
  • Essa anomalia é rara em humanos.
  • A heterocromia é mais comum em gatos e cachorros.
  • A heterocromia não tem cura. E, se for hereditária, é benigna.

Exercícios resolvidos

1- O que é a heterocromia?
R: É a diferente coloração existente entre o par de olhos.

2- Quais os tipos de heterocromia?
R: Setorial, Central e Completa.

3- A heterocromia é apenas hereditária?
R: Não, ela pode ser desenvolvida através de doenças adquiridas com o tempo.

4- Quais seres vivos podem ter a anomalia?
R: Mamíferos domésticos, como gato e cachorro, e raramente em humanos.

5- Quais tratamentos para a heterocromia?
R: A anomalia não tem cura, para fins estéticos usa-se lente de contato..

Referências

» DIESENHOUSE, Michael C. et al. Acquired heterochromia with Homer syndrome in two adults. Ophthalmology, v. 99, n. 12, p. 1815-1817, 1992.

» COIMBRA, Cristiana et al. Acta Otorrinolaringológica Gallega. Acta Otorrinolaringol. Gallega, v. 8, n. 1, p. 114-122, 2015.

» OMAR, Erick Dancuart; DE OLIVEIRA, Zilda Najjar Prado; MACHADO-RIVITTI, Maria Cecília. Você conhece esta síndrome&63; Do you know this syndrome&63. Anais brasileiros de dermatologia, v. 82, n. 2, p. 186-189, 2007.