, , ,

Quais cursos de idiomas oferecem bolsas de estudos?

Se você sonhar em ter uma segunda língua, mas não dispõe de capital para isso. Aposte nas bolsas de estudo

Aprender outro idioma é o primeiro passo para ganhar esse mundão a fora! Para isso, você precisa se matricular em um curso bem conceituado e estudar bastante para dominar a língua.

Muitas vezes o foco não é viajar, e sim se especializar na área profissional fazendo cursos que muitas vezes só são disponibilizados no exterior.

E ter uma segunda língua abre portas seja no mundo acadêmico ou profissional. Algumas iniciativas privadas ou organizações públicas oferecem bolsas de estudos para cursos de inglês e espanhol. Conheça alguns projetos.

Bolsas de inglês e espanhol

Cultura Inglesa e PUC-SP

Uma das escolas de idiomas mais tradicionais do Brasil, a Cultura Inglesa, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo oferece desde 1995 um programa que atende professores da rede pública municipal e estadual de SP e de outras cidades.

Segundo o site da instituição, “os docentes dispõem de cursos de aperfeiçoamento linguístico com cursos de inglês ou pedagógico com cursos de extensão universitária (online) ou de especialização que enfocam a reflexão dos participantes sobre sua prática em sala de aula de Inglês na Escola Pública. Os participantes têm acesso ao e-Campus da Cultura Inglesa e a todos os recursos que ele oferece”.

A iniciativa já atendeu mais de sete mil professores e outros 3,3 milhões de alunos. Confira mais detalhes no site da Cultura Inglesa.

Algumas instituições oferecem bolsas de inglês e espanhol

Para ter acesso às bolsas, os interessados devem preencher requisitos (Foto: depositphotos)

Educa Mais Brasil

Essa iniciativa pertence ao Instituto Educar, que atua há 10 anos no Brasil. Segundo o site, a parceria funciona da seguinte forma: “O programa permite que alunos tenham acesso a instituições particulares de ensino, por meio de bolsas de até 50% do valor das mensalidades para cursos de graduação, pós-graduação, ensino básico, cursos técnicos presenciais e de idiomas. O programa tem parceria com mais de 4.700 instituições, entre universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas. Para cursos de Ensino à Distância (EAD), o valor da bolsa varia entre 30% e 45% de desconto na mensalidade”.

Em casos específicos para cursos de outros idiomas, os interessados devem realizar as suas inscrições pelo site do Educa Mais Brasil. O primeiro passo é escolher uma das escolas credenciadas e fazer o cadastro mediante o preenchimento de um formulário. Depois de uma análise, os candidatos aprovados recebem uma carta de aprovação por e-mail.

Seda, na Irlanda

Essa é uma das escolas mais tradicionais de inglês da Irlanda. Todos os anos, milhares de brasileiros passam por lá para aperfeiçoar o idioma. Por isso, anualmente, o centro de ensino também oferece 100% de bolsa para estudantes interessados em cruzar o oceano em busca de novos conhecimentos.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ser maiores de 18 anos e terem nascido em uma das Américas: do Sul, Central ou Norte. Entretanto essas vagas são temporárias e para saber quando tem oportunidades, você deve acompanhar o site da escola.