,

Incríveis imagens revelam beleza no Planeta Marte

Nesta matéria, além de ver incríveis imagens que revelam a beleza no Planeta Marte, você vai poder conhecer um pouco mais sobre esse planeta, suas semelhanças com o planeta Terra, suas características e os projetos de viagem espacial com destino a esse planeta, conhecido como “Planeta Vermelho”. Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

Os seres humanos possuem, historicamente, uma fascinação pelo conhecimento de outros planetas, tanto que não foram medidos esforços para se atingir o espaço, ocasião na qual foi possível obter mais informações sobre as características para além do planeta Terra.

Um dos planetas que mais gera curiosidade e interesse é Marte, pela sua proximidade com a Terra, mas também pelas evidências que foram encontradas neste, as quais mostram algumas similaridades em relação ao processo evolutivo do planeta Terra.

Cientistas acreditam que Marte tenha sido muito parecido com a Terra um dia, o que mostra alguns indicativos sobre as próprias condições da vida na Terra num futuro distante. Atualmente, existem projetos para colonização de Marte, os quais juntam muitos interessados nos assentamentos humanos permanentes naquele planeta.

Existem muitas imagens de Marte, as quais relevam aspectos intrigantes do planeta, mas também cenas muito bonitas sobre a composição do planeta.

Imagens de Marte

As imagens a seguir foram retiradas do site oficial da NASA, e são representações do planeta Marte. A primeira imagem é do Monte Sharp, também conhecido por Aeolis Mons, o qual é uma montanha no centro da cratera Gale em Marte. A referida montanha se eleva a 5,5 km acima do leito da cratera.

Monte Sharp em Marte (Foto: Reprodução | NASA)

A imagem abaixo mostra as ondulações esculpidas pelo vento que ficam evidentes nessa visão da superfície superior de uma duna de areia marciana.

Ondulações feitas pelo vento (Foto: Reprodução | NASA)

Veja também: Marte: Descoberta mensagem em código Morse no planeta

A fotografia abaixo foi tirada no dia 19 de maio de 2005, e mostra um pôr do sol marciano.

(Foto: Reprodução | NASA)

(Foto: Reprodução | NASA)

(Foto: Reprodução | NASA)

(Foto: Reprodução | NASA)

(Foto: Reprodução | NASA)A imagem acima foi capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, e mostra uma cratera com formato parecido com um girino. Já a imagem abaixo mostra ondulações brilhantes na topografia de Marte, as quais foram formadas pelas mudanças climáticas ao longo do tempo.

(Foto: Reprodução | NASA)

Viagem à Marte

A NASA está trabalhando em um grandioso projeto de viagem Marte, a qual está prevista para ocorrer na década de 2030. Vários estudos estão sendo feitos, e robôs estão ajudando nessa missão, sendo que a maior preocupação e a investigação que ainda precisa ser mais aprimorada é em relação aos recursos marcianos, principalmente água e oxigênio.

Veja tambémSaiba quando os EUA e a Rússia planejam ir à Lua juntos

Para saber mais sobre esse projeto, acesse o site da NASA: https://www.nasa.gov/content/journey-to-mars-overview. Saiba mais sobre a preparação para a grande viagem através do vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=ph5E6kyAgCA.

O investimento massivo em pesquisas e testes segue acontecendo, e segundo a NASA, se tudo der certo, nas próximas décadas haverão pessoas vivendo de forma independente da Terra.

Características do planeta Marte

O planeta Marte é um dos planetas telúricos do Sistema Solar, juntamente com Mercúrio, Vênus, Terra, o que significa que são planetas sólidos, rochosos. Marte é o quarto planeta a partir do Sol, estando localizado depois da Terra, é também o segundo menor planeta do Sistema Solar, depois de Mercúrio.

Os planetas telúricos são menores do que os planetas gasosos, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Marte possui duas luas, chamadas de Fobos e Deimos, o que significa respectivamente “medo” e “pânico” em grego.

O planeta tem várias características importantes, como estações, calotas polares, vulcões e outros, mas o maior questionamento que ainda inquieta os pesquisadores é a existência de água em estado líquido na superfície.

Veja também: Planeta Marte – Temperatura, características e fotos

Cientistas da NASA afirmam ter encontrado água líquida e corrente na superfície, o que gerou ainda mais expectativas sobre a possibilidade de vida no planeta.

Marte chama especialmente a atenção dos habitantes do planeta Terra pela sua coloração avermelhada, o que seria originado pela oxidação de um metal chamado magnetita. Marte é um planeta gelado, onde as temperaturas médias registradas são ao entorno dos 63°C negativos, enquanto as temperaturas máximas registras ficam ao entorno dos 20°C, e as mínimas podem atingir os 140°C negativos.

Uma parte da superfície de Marte é recoberta por lava, a qual solidificou ao longo dos anos, dando origem às planícies de Marte. Existem também montanhas e crateras, dando aspectos dinâmicos ao relevo do planeta, sendo que estes foram, em muitos casos, ocasionados pelos impactos de corpos celestes. Marte possui ainda um conhecido vulcão extinto, denominado de “Monte Olimpo”.

 

Referências

» National Aeronautics and Space Administration – NASA. Mars Today: Robotic Exploration. Disponível em: https://www.nasa.gov/mission_pages/mars/main/index.html. Acesso em 20 de abril de 2018.

» KUNAST, Luana. Estudo Prático. Planeta Marte – Temperatura, características e fotos. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/planeta-marte-temperatura-caracteristicas-e-fotos/. Acesso em 20 de abril de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).