,

Reabertas inscrições do Vestibular UnB; datas de provas foram alteradas

A Universidade de Brasília, em conformidade com a Lei n.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016, com o Decreto n.º 9.034, de 20 de abril de 2017, e com a Portaria Normativa n.º 9, de 5 de maio de 2017, do Ministério da Educação (MEC), que tratam da reserva de vagas para candidatos com deficiência no Sistema de Cotas para Escolas Públicas, publicou edital de retificação do Vestibular de 2017 da Instituição.

Com a retificação, as inscrições para a seleção estão reabertas entre os dias 13 e 17 de maio, por meio do site de vestibular da instituição. A taxa é R$ 150 para candidatos ou treineiros. Neste ano, não será preciso comprovar a escolaridade com o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente no momento da inscrição.

A retificação também alterou as datas das provas de conhecimentos e de redação em língua portuguesa, que, agora, acontecerão nos dias 10 e 11 de junho. O Vestibular será realizado nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Reabertas inscrições do Vestibular UnB; datas de provas foram alteradas

Foto: reprodução/Wikimedia Commons

Vagas

A UnB abriu o Vestibular de 2017 com a oferta de 2.105 vagas em 98 cursos de graduação. As chances estão distribuídas entre os campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Há três sistemas de acesso na Universidade: Universal, de Cotas para Negros e de Cotas para Escolas Públicas.

A seleção utilizará, mais uma vez, o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB). Nele, o candidato, após a realização e correção das provas, poderá alterar sua pré-opção de campus/curso/turno feita no momento da inscrição, visualizando seu desempenho nas provas e os argumentos mínimos e máximos de cada curso.

Isenção

Existem duas possibilidades para a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Estará isento o candidato definido como hipossuficiente, que tenha inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for de família de baixa renda, conforme Decreto informado em edital. Além disso, há isenção da taxa para aquele que comprovar ter, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O prazo para solicitar a isenção é o mesmo das inscrições para todas as possibilidades. É de extrema importância que o candidato leia atentamente as regras sobre a isenção de taxa para verificar em qual situação se encontra e providenciar a documentação necessária, conforme as normas do edital.

Contato

Outras informações podem ser obtidas no site de vestibular da instituição ou na Central de Atendimento ao Candidato, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – pelo telefone (61) 3448 0100.

*Da Secom UnB,
com adaptações