Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, que promove a campanha, em dez edições foram feitos mais de 10,3 milhões de atendimentos à população, distribuídos em 57.318 atividades. Estiveram envolvidos cerca de 184 mil professores, quase 2 milhões de alunos e outros 135 mil técnicos. Neste ano, a expectativa é bater a média anual de 1 milhão de atendimentos.
A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior foi criada em 2005. A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das instituições de ensino superior. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções.
As instituições que participam da campanha são certificadas com o Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade.
*Da Agência Brasil