Interpol: o que é, o que faz e onde fica

A Interpol – referência à Organização Internacional de Polícia Criminal – é uma instituição internacional que tem como objetivo o controle da criminalidade.

Essa organização é responsável por trabalhos de cooperação entre as polícias do mundo todo, promovendo uma conexão entre estas para controle, investigação e resolução de crimes como terrorismo, ataques cibernéticos e o próprio crime organizado.

A sede da Interpol fica na cidade de Lyon, na França, e a instituição foi fundada no ano de 1923. Quase todos os países do globo são membros da Interpol, e no caso do Brasil a Interpol é representada pela Polícia Federal brasileira.

Símbolo da Interpol

A Interpol é uma organização internacional de combate ao crime (Imagem: Reprodução / AWS)

É importante saber o que esta importante organização faz pelo mundo!

O que é a Interpol?

A Interpol é uma espécie de polícia de cunho internacional, que não pertence a nenhum país específico e que promove ações contra a criminalidade no mundo.

A Interpol possui um banco de dados riquíssimo em informações, bem como recursos policiais que auxiliam na resolução de variados tipos de delitos. Por isso, alguns crimes de maior complexidade acabam envolvendo intervenção da Interpol.                                                                                              

O que significa Interpol

O termo Interpol é uma referência à Organização Internacional de Polícia Criminal, que é uma organização internacional de combate ao crime. Interpol, portanto, é uma expressão que denota Polícia Internacional. 

O que ela faz?

Hacker com notebook na mão

Uma das ações da Interpol é combater o cibercrime ou crime virtual (Foto: Freepik)

A Interpol atua em cooperação com as polícias dos países membros. O foco da Interpol é o combate ao crime internacional, agindo, para isso, principalmente em crimes como terrorismo, crime organizado e crimes virtuais.

Também age contra crimes econômicos, sobretudo diante da criminalidade transnacional que ameaça os setores econômicos dos países membros e crimes ambientais, já que o meio ambiente é de interesse internacional.

A Interpol atua em questões como terrorismo e crimes de guerra; fugitivos; desaparecidos; tráfico de drogas, armas, humanos e animais; crimes ambientais; crimes econômicos; ataques cibernéticos; e vários outros que não se restringem às fronteiras de um país.

A Interpol tem como princípio ser uma organização neutra, não podendo, por isso, intervir em questões políticas, militares, religiosas e raciais. Com isso, cabe à Interpol a coleta de informações e a coordenação das ações das polícias em relação a crimes no mundo.

Quem pode trabalhar lá

No caso do Brasil, a Polícia Federal é a representação da Interpol no país, onde os agentes entram através de concurso público no serviço federal e são designados para ações de combate ao crime. Esta é uma das formas de trabalhar junto da Interpol.

A Interpol em si abre processos seletivos para contratação de pessoal qualificado em algumas áreas de atuação, sem que seja necessário concurso público. Esta é outra forma de trabalhar na Interpol, através de recrutamento.

Veja mais sobre a carreira na Interpol neste link.

Onde fica a sede

A sede da Interpol fica na cidade de Lyon, que está localizada na França, sendo ela a terceira maior cidade francesa.

Diferença entre Interpol e FBI

O FBI é o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos, portanto, sua atuação é de interesse deste país em questão. Já a Interpol é a Organização Internacional de Polícia Criminal, que não pertence à um país especificamente, mas que atua em crimes de interesse internacional.

A ONU e a Interpol

A Organização das Nações Unidas – ONU atua em parceria com a Interpol em algumas situações, sobretudo em crimes contra a humanidade, como é o caso do terrorismo e o crime organizado transnacional.

Ambas as organizações possuem como objetivo a cooperação mundial, promovendo ações entre os países membros. A ONU possui objetivos específicos de promoção de desenvolvimento de seus países. A Interpol tem foco em ações de combate aos crimes internacionais. 

Países membros da Interpol

Atualmente 194 países do mundo são membros da Interpol, formando a maior organização policial do globo. Cada um destes países possui um m Escritório Central Nacional da Interpol em seu território, o qual no caso do Brasil fica em Brasília.

Países que não são membros da Interpol são: Coreia do Norte, Estados Federados da Micronésia, Kiribati, Palau, Tuvalu e Vanuatu. Todos os demais países são membros da organização.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A Interpol é a Organização Internacional de Polícia Criminal.
  • A organização não pertence exclusivamente à um país, mas atua em instância de cooperação mundial.
  • A sede da organização fica na cidade de Lyon, França.
  • Os países membros da Interpol têm representações desta em seus territórios.
  • Trabalham na Interpol integrantes da Polícia Federal e também pessoas contratadas por processos seletivos.
  • A Interpol tem uma extensa quantidade de dados e informações sobre pessoas do mundo todo.
  • Ela atua em algumas frentes principais como o combate ao crime organizado internacional, combate ao terrorismo e aos crimes virtuais.
  • A Interpol atua em assuntos como: tráfico de drogas; tráfico de pessoas e animais; terrorismo; crimes ambientais; crimes de ordem econômica internacional; crimes de guerra, dentre outros.

Exercícios resolvidos

1- Quando a Interpol foi criada?
R: A Interpol foi criada no ano de 1923.
2- Quantos países fazem parte da Interpol?
R: 194 países.
3- Que organização representa a Interpol no Brasil?
R: A Polícia Federal.
4- A Interpol tem cooperação com outras organizações internacionais? Cite uma.
R: Sim. A ONU, por exemplo.
5- O FBI é o mesmo que a Interpol?
R: Não, o FBI é um organismo dos Estados Unidos, enquanto a Interpol é internacional.
Referências 

» INTERPOL. Brasil. Como a INTERPOL apoia o Brasil no combate ao crime internacional. Disponível em: https://www.interpol.int/Who-we-are/Member-countries/Americas/BRAZIL. Acesso em: 15 de julho de 2020.

» BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Interpol. Disponível em:  https://www.novo.justica.gov.br/sua-protecao-2/cooperacao-internacional/atuacao-internacional-2/foros-internacionais/international-criminal-police-organization-interpol. Acesso em: 15 de julho de 2020.

» Site Oficial da Interpol. Disponível em: https://www.interpol.int/. Acesso em: 15 de julho de 2020.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).