Inverno: conheça as características e curiosidades dessa estação

Na estação mais fria do ano, o inverno, o frio pode ser sentido de diversas intensidades. Em algumas regiões do planeta, a friagem é branda enquanto que em outras, o frio extremo congela ruas e carros. Isso tudo vai depender da localização.

O nordeste do Brasil, por exemplo, o inverno pode até passar despercebido, mas se você estiver na região da Noruega, país escandinavo, nem verá o sol nascer direito. Acredita?

No Hemisfério Norte da Terra, o inverno é chamado de Boreal. Já no Sul, é Austral. O Boreal começa em 21 de dezembro e termina em 30 de março. Já o Austral, começa em 21 de junho e termina em 21 de setembro. Por isso, quando no Brasil, que fica no Hemisfério Sul, é inverno, na Europa ou Estados Unidos é verão e vice e versa.

Inverno: conheça as características e curiosidades dessa estação

Foto: depositphotos

Características

Durante essa época do ano algumas características são singulares, como as temperaturas mais baixas, migração de animais, menos luz do sol, ou seja, as noites são mais longas que o dia.

Curiosidade

O inverno é bem peculiar em alguns lugares do mundo. Conheça algumas curiosidades:

– Frio depressivo: alguns pesquisadores acreditam que o clima mais frio favorece o desenvolvimento de depressão. A falta do calor intenso seria metabolizada pelo organismo que resultaria em sentimentos mais tristes e de desânimo;

– Durante as baixas temperaturas seu corpo desenvolve alguns mecanismos de defesa. O primeiro é a tremida. Quando sentimos muito frios trememos o nosso corpo e até os nossos dentes. Isso acontece, pois, para manter a nossa temperatura interna de 37 graus, os músculos fazem movimentos involuntários para gerar calor.

– Alguns lugares do mundo são sempre gelados. Os polos Sul e Norte são exemplo disso. Eles ficam mais distantes do eixo do sol e por isso têm sempre temperaturas negativas ou próximas a isso. Nesses locais costumamos encontrar os glaciares, que são uma espécie de gelo eterno, ou seja, nunca derretem.

– A Rússia costuma bater todos os recordes em temperaturas negativas. O inverno na região chega a ser tão rigoroso que bate os 60 graus negativos em regiões mais altas e isoladas. Dá para acreditar?

– A Antártida também é uma área gelada do globo. É dela o recorde de temperatura mais baixa registrada nos últimos tempos: menos 89º. O pedaço gelado do mundo é chamado de Vostok.

– No Brasil, as temperaturas mais baixas são registradas durante o inverno no estado de Santa Catarina. A região já chegou a marcar menos 17º. Mas, sempre no alto das montanhas e no período noturno. A região do Sul do Brasil explora bem essa característica, principalmente como destino turístico.

– Se você é brasileiro e quer ver neve durante o inverno. Deve viajar até o país vizinho, o Chile. Lá é possível conhecer a neve. Já que as nossas temperaturas raramente produzem esse fenômeno.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.