Como ligar restrito do celular? Descubra!

É possível habilitar essa função nas próprias configurações dos aparelhos de celular. Veja como

Você sabe como ligar restrito do celular? Algumas vezes nós queremos ligar para determinadas pessoas, mas não queremos que o número de telefone fique gravado. Para resolver isto existe a opção de ligar de forma restrita. Nesse post você vai descobrir como ligar restrito e ainda como desabilitar esta função do aparelho.

Os celulares, ao contrário dos telefones fixos, vêm com um identificador de chamadas próprio. Sendo assim, qualquer pessoa pode identificar o seu número ao fazer uma chamada. Seja ele de outro celular ou de algum número comercial ou fixo.

A principal questão é que nem sempre queremos que outras pessoas guardem os números de contato durante uma ligação e para evitar isso existe a opção de fazer chamadas com o número privado. A boa notícia é que esse serviço é gratuito e é possível desativar a identificação de chamada em apenas uma ligação ou em todas.

Para saber como isso funciona continue lendo esse post que vamos dar dicas de como ligar em privado de todas as operadoras de telefonia disponíveis e ainda como configurar o próprio celular.

O que é ligar restrito?

Ligar restrito, com número privado, confidencial ou até mesmo anônimo. São vários nomes dado a mesma função, mas você sabe o que é isso?

Ligar de forma restrita do celular é uma forma de fazer ligação sem que o número de ligação fique gravado no outro aparelho. Os telefones celulares possuem um identificador de chamadas próprio. Sendo assim, ao contrário do que acontece em telefones fixos, é possível ver o número de qualquer pessoa que ligue para determinado número. Tudo isso, sem precisar de identificadores de chamadas externos.

Celular com chamada anônima

É possível ativar a chamada restrita mas também reverter a operação, quando desejar (Foto: depositphotos)

No entanto, muitas pessoas querem fazer ligações sem que o número de chamada apareça para a outra pessoa. Por isso surgiu a ferramenta de ligar restrito, que ficou bastante popular com os avanços da tecnologia.

Como funciona?

A ferramenta de chamada restrita funcionam fazendo com que o número de telefone de quem liga, não apareça no outro telefone celular ou identificador de chamadas de telefones fixos. No entanto isso não é ilegal, já que é direito de todas as pessoas não querer divulgar os telefones.

No Brasil existe o código #31 que pode ser usado em ligações de telefones celulares para quaisquer aparelhos e funciona para deixar as ligações restritas. No entanto, ele não pode ser usado em ligações de aparelhos fixos e funciona apenas nas ligações em que for discado.

Contudo, é possível ativar a função diretamente dos telefones celulares de maneira que funcione em todas as ligações. O melhor de tudo é que o número fica anônimo até em aparelhos que tenham o número que está ligando salvo. Confira como fazer isso.

Como ligar restrito do celular android?

Como já foi falado, é possível ocultar o número de telefone em todas as chamadas feitas pelo aparelho. Para isso basta seguir esse passo a passo. Vale lembrar que essa operação também pode ser revertida, seguindo o mesmo passo a passo. Em aparelhos com o sistema operacional Android basta você acessar o aplicativo “telefone” do seu celular. Logo depois clique em “menu” e abra as “configurações de chamadas” do aparelho.

Veja também: Senha para celular: como escolher a opção mais segura

A opção para desabilitar a identificação de chamadas em ligações telefônicas fica em “configurações opcionais”. Por fim, clique na opção ID de chamada e marque para ocultar o número. Pronto, depois disso o número de telefone não irá mais aparecer nas ligações que você fizer para outros celulares ou telefones fixos. Para desativar essa função basta seguir o mesmo processo, mas marcar a opção de mostrar o número.

E do iphone?

Caso tenha um celular iphone você pode deixar as suas chamadas anônimas de maneira fácil também através do próprio aparelho. Para fazer isso basta acessar as configuração do celular e escolher a opção telefone.

Logo depois escolha mostrar Id de chamada e desative esta função. Após isso o número aparecerá como privado nas ligações para qualquer operadora.

Como ligar restrito pelas operadoras de telefonia?

Outra forma fácil de restringir a identificação do número do celular é através dos serviços oferecidos pelas próprias operadoras. Contudo fique atento, pois algumas operadoras de telefonia móvel cobram pelo uso do serviço.

Também é possível usar um código nacional que funciona de forma gratuita, mas apenas em telefones celulares.

Oi

Caso você seja cliente da operadora Oi é possível solicitar através da central a funcionalidade de número privado. Para isso basta ligar para o número *144 do seu celular ou para o 1057 de qualquer aparelho.

Após isso, escolha a opção de falar com um atendente e solicite a opção de desbloqueio da funcionalidade de chamada restrita. Para telefonia fixa o processo é o mesmo.

Uma outra opção é discar o código #31# antes do número da chamada. Esse é um código nacional e irá funcionar apenas em ligações de celulares. Dessa forma, ao usar esse código o número de chamada ficará #31# código de operadora e DDD para chamadas de longa distância e por fim o telefone desejado.

Claro  

Na operadora de telefonia móvel Claro também é possível solicitar a ativação da ferramenta de chamada privada através da central. Para isso basta ligar para o número 1052 e escolher a opção de falar com um atendente.

Com isso é possível ativar a opção para todas as ligações feitas do número de celular cadastrado. Para desativar será preciso fazer o mesmo procedimento.

Tim

A Tim oferece o serviço de chamadas privadas através da central de atendimento para números de telefones celulares e fixos. Para solicitar você precisa ligar para o número *144 do celular ou 1056 pelo telefone fixo e pedir o desbloqueio da funcionalidade.

Vivo

A Vivo também oferece o desbloqueio da funcionalidade através da central de atendimento. Caso você seja cliente da telefonia móvel pode ligar para o número 1058 ou usar o código #31# que é válido em todo o Brasil.

No entanto se você deseja ligar restrito de um telefone fixo irá precisar desbloquear a funcionalidade primeiro. Para isso basta ligar 103 15 e solicitar a mudança nas configurações. Após isso você irá receber instruções de como ligar de forma anônima sempre que quiser.

Veja também: É errado deixar o celular carregando por muito tempo?

É possível ligar restrito de telefone fixo?

Sim, é possível fazer ligações restritas a partir de telefones fixos. Você viu como ligar restrito do celular de maneiras fácil, mas para os telefones fixos o processo é um pouco diferente.

Aqui, é necessário entrar em contato com a central de atendimento da sua operadora e solicitar uma alteração nas configurações. Com isso será possível ligar de forma anônima sempre que você quiser, mas fique atento porque algumas operadoras costumam cobrar pelo serviço. Por isso sempre pergunte quais as condições para o uso da funcionalidade.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.