Língua espanhola. Conheça a origem e a importância desse idioma

Mais de 400 milhões de pessoas falam espanhol e, por isso, o idioma é considerado a segunda língua mais falada em todo o mundo, ficando atrás apenas do chinês. A língua espanhola também é considerada a segunda língua de comunicação do mundo, sendo o inglês o primeiro.

A língua espanhola é o idioma da Espanha, de vários países da América Latina (exceto Brasil, Haiti, Guianas e várias ilhas caribenhas), das Filipinas e da Guiné Equatorial.

Também conhecido como castelhano, o espanhol tem origem no latim vulgar, nos séculos do Império Romano na Península Ibérica (Espanha e Portugal).

A origem da língua espanhola

O espanhol, ou castelhano, é uma língua românica do grupo ibero-românica

Esse idioma é falado por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo (Foto: depositphotos)

O espanhol, ou castelhano, é uma língua românica do grupo ibero-românico. Originou-se do latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica por volta do século IX.

A formação da língua espanhola pode ser dividida em três períodos: o medieval ou castelhano antigo (dos séculos X ao XV), o espanhol moderno (entre os séculos XVI e XVII) e o contemporâneo (da fundação da Real Academia Espanhola até os dias atuais).

Trata-se de uma língua românica originária da modificação do latim após as invasões bárbaras (século V) e muçulmanas (século VIII). Sob o domínio muçulmano na Idade Média, formaram-se reinos cristãos, a partir dos quais surgiram diversas modalidades de dialetos românicos, tais como o navarro-aragonês, o catalão, o castelhano, o asturiano-leonês e o galego-português. A ligação de várias das modalidades citadas constituiu o dialeto românico castelhano, no condado de Castela.

Veja também: Entenda a diferença entre castelhano e o espanhol

A maioria das palavras da língua espanhola são derivadas do latim, mas algumas delas vêm de outras línguas pré-latinas, como o grego, o euskera ou o celta. No final do século XV, a língua expandiu-se por toda a América e sofreu inúmeras modificações, devido a questões geográficas, culturais e sociais de cada região.

Importância do espanhol

Atualmente, o espanhol é o idioma falado por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, a cada ano cresce a quantidade de indivíduos que aprendem o idioma como uma língua estrangeira, sendo superado apenas pelo inglês.

A importância da língua espanhola também reside no fato de que é um dos seis idiomas oficias da Organização das Nações Unidas (ONU), além de ser uma das línguas oficias da União Europeia.

Veja também: Quais cursos de idiomas oferecem bolsas de estudos?

Para os brasileiros, o idioma é de extrema importância, visto que estamos inseridos na América Latina, região que abriga um grande número de países hispanofalantes. A existência do MERCOSUL, bloco fundamentado sobre o livre comércio, também aumenta a importância do espanhol para o Brasil.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.