Linha do Equador

Com fins de organização do espaço global, foram criadas linhas imaginárias sobre o globo terrestre, a exemplo da Linha do Equador. Essas marcações imaginárias são divididas em paralelos e meridianos.

Ambas possuem funções específicas acerca dos conhecimentos que se tem do planeta, pois através de seu entrecruzamento, torna-se possível conhecer a localização de um dado ponto sobre a superfície terrestre, a chamada coordenada geográfica.

O Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador são as duas linhas imaginárias centrais que delineiam todas as demais. 

A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

As linhas imaginárias são marcações criadas pela humanidade na superfície da Terra com a finalidade de facilitar o conhecimento sobre as diversas partes do globo. Essas linhas são dispostas tanto em sentido vertical, quanto em sentido horizontal, e abarcaram toda superfície do planeta.

Para a demarcação deste Sistema de Coordenadas Geográficas, são utilizadas como base a Geometria esférica e o Eixo de rotação da Terra. Para o conhecimento da Terra são necessários pontos básicos de referência, sendo eles os polos no caso dos meridianos e a circunferência central terrestre no caso dos paralelos.

Meridianos

As linhas que cruzam o globo verticalmente são denominadas de meridianos, passando longitudinalmente pelo centro da Terra e pelos polos terrestres.

Existe um meridiano central denominado de Meridiano de Greenwich, o qual corresponde ao meridiano de 0º de longitude. Os meridianos somam 180º para Oeste e para Leste, e fecham a circunferência terrestre com os antimeridianos. Assim, completando os 360º da circunferência terrestre.

Paralelos

As linhas que cruzam a Terra horizontalmente são os paralelos, os quais tomam a Linha do Equador como ponto central, correspondendo ao paralelo de 0º de latitude. Entre a Linha do Equador e cada um dos polos, Norte e Sul, existem 90º de latitude.

Existem ainda outros importantes paralelos, como o Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul e o Trópico de Câncer no Hemisfério Norte. E ainda, o Círculo Polar Ártico no Hemisfério Norte e o Círculo Polar Antártico no Hemisfério Sul.

A partir do entrecruzamento entre um paralelo e um meridiano, é possível se conhecer um ponto exato sobre a superfície terrestre, com base na coordenada geográfica. 

Definição da Linha do Equador

A Linha do Equador foi definida tendo-se como base a interseção da superfície terrestre com o plano que contém seu centro, sendo assim perpendicular ao seu eixo de rotação.

Por conta da dinamicidade, a linha foi definida socialmente por uma convenção de proximidade, embora não seja exatamente precisa em seu traçado. Estima-se que o Equador tenha um raio de aproximadamente 6.380 km, e um total de 40 mil quilômetros de extensão.

A Linha do Equador divide (ainda que de forma imaginária) o globo em duas partes, sendo elas o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.

Principais paralelos

Principais paralelos que cortam o globo terrestre:

  • Círculo Polar Ártico (66° 33 N)
  • Trópico de Câncer (23° 27 N)
  • Equador (0°)
  • Trópico de Capricórnio (23° 27 S)
  • Círculo Polar Antártico (66° 33 S)

A Linha do Equador é o elemento central em relação a distribuição dos paralelos no globo, a qual corresponde ao paralelo de 0º de latitude. A partir da Linha do Equador, estendem-se 90º para Norte e 90º para Sul, até chegar aos polos. Diferentemente dos meridianos, que são semicírculos, os paralelos são circunferências completas que se estendem horizontalmente pelo globo. 

Latitude

A latitude é uma informação que toma como base os paralelos distribuídos pelo globo, tendo como ponto central a Linha do Equador. A latitude de um dado local é a medida do ângulo percorrido entre a Linha do Equador até o paralelo mais próximo do local que se deseja conhecer.

O sistema referencial de localização terrestre é baseado em valores angulares expressos em graus, minutos e segundos de latitude (paralelos) e em graus, minutos e segundos de longitude (meridianos).

Lugares do mundo cortados pela Linha do Equador

A Linha do Equador acompanha a circunferência terrestre, por isso, cruza alguns países em seu percurso, sendo eles: Brasil, Colômbia e Equador na América do Sul; Ilhas Maldivas e Indonésia na Ásia; Congo, Gabão, Quênia, Congo, São Tomé e Príncipe, Uganda e Somália no caso da África e ainda, Kiribati na Oceania. 

No Brasil

Marco Zero, em Macapá

Monumento no Marco Zero, na cidade de Macapá (Foto: Reprodução | Embratur)

No caso do Brasil, a Linha do Equador atravessa os estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Na cidade do Macapá está localizado o chamado “Marco Zero”, monumento em homenagem a Linha do Equador transpassar a cidade. Ela é a única cidade cortada pela Linha do Equador, nos demais estados, ela passa em áreas não ocupadas pelas populações. 

Clima equatorial

Floresta Amazônica

A vegetação densa é comum na região de clima equatorial, a exemplo da Floresta Amazônica (Foto: depositphotos)

As latitudes estão relacionadas com os vários climas existentes no mundo, de modo que, quanto mais distante está um local do Equador, menores serão as temperaturas registradas.

Os lugares localizados nas proximidades da Linha do Equador possuem um tipo de clima denominado de equatorial, o qual apresenta como principais características a elevada umidade do ar, o alto índice pluviométrico e a elevada temperatura, por conta disso, são locais em que se desenvolvem vegetações densas.

São exemplos desse tipo de influência climática na região equatorial: a Amazônia, o Sudeste da Ásia e o Centro da África.

Quanto mais distante da Linha do Equador, maior também será a pressão atmosférica, assim, os polos apresentam zonas de alta pressão e menores temperaturas. Já as áreas próximas da Linha do Equador apresentam zonas de baixa pressão e elevação das temperaturas. 

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A Linha do Equador é uma linha imaginária que passa sobre o globo terrestre.
  • Essa linha foi criada pelo homem para ajudar na localização.
  • A Linha do Equador corta a Terra horizontalmente.
  • A Linha do Equador possui 40 mil quilômetros de extensão.
  • A Linha do Equador está no paralelo de 0º de latitude.

Exercícios resolvidos

1- O que é a Linha do Equador?
R: Uma linha imaginária horizontal criada pelo homem.
2- Para que serve a Linha do Equador?
R: A partir dela é possível conhecer a localização de um dado ponto sobre a superfície terrestre.
3- A Linha do Equador atravessa algum estado brasileiro? Qual?
R: Sim. Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.
4- Qual a relação do clima com a Linha do Equador?
R: Quanto mais distante da Linha do Equador menores serão as temperaturas.
5- Quais as características do Clima Equatorial?
R: Elevada umidade do ar, alto índice pluviométrico e elevadas temperaturas.
Referências

» CARVALHO, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal, RN: EDUFRN, 2008.

» FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Básica. 2. ed. Canoas: Unilasalle, 2005.

» PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e o estágio supervisionado. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

 

Sobre o autor

Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).