Lista com os planetas do Sistema Solar

Em 2006 Plutão foi desclassificado como planeta, passando a ser conhecido como planeta anão

Nesse artigo você vai conferir uma lista completa com os planetas do Sistema Solar. Acompanhe!

Existem alguns critérios avaliados para considerar um astro como planeta, sendo eles: estar em órbita ao redor do Sol; ter forma determinada pelo equilíbrio hidrostático (arredondada) resultante do fato de que sua força de gravidade supera as forças de coesão dos materiais que o constituem; ser um objeto de dimensão predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas.

Os planetas do Sistema Solar apresentam composição bastante diferenciada, seja pelas condições de sua formação ou pelas dinâmicas pelas quais estes planetas passaram no decorrer do tempo.

Estes planetas podem ser categorizados em dois grandes grupos, sendo eles: os telúricos ou rochosos, que são aqueles formados por material sólido, e os jovianos, também conhecidos como gigantes gasosos.

Os planetas telúricos são aqueles que estão mais próximos do Sol, tendo um tamanho menor do que os gasosos e apresentando uma superfície sólida. São planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Já os planetas jovianos são os que estão mais distantes do Sol, sendo também os maiores em tamanho e predominantemente formados por gases. São eles Júpiter, Saturno Urano e Netuno.

Planetas do Sistema Solar em ordem

Os planetas são dispostos da seguinte forma em relação ao Sol, primeiro vem Mercúrio, depois Vênus, a Terra e Marte. Os quatro são planetas telúricos, ou seja, com uma base rochosa. Depois dos planetas telúricos, começam os planetas jovianos, ou seja, de base gasosa. São eles Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Antes de ser desclassificado como planeta, Plutão era o último em relação a distância do Sol.

Quantos e quais são os planetas do nosso Sistema Solar?

Os planetas do Sistema Solar são atualmente oito, sendo que até 2006 eram nove planetas, quando Plutão foi categorizado como planeta anão. São oficialmente planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Estes seguem os requisitos mínimos para que sejam considerados como planetas. O Sistema Solar é formado não apenas pelos planetas, mas também por todos os demais corpos celestes que orbitam no campo gravitacional do Sol, o que inclui asteroides, satélites, meteoros, cometas, etc. Estima-se que existam cerca de 158 luas em todo Sistema Solar, além de muitas estrelas.

Veja também: Quais são as camadas da Terra

Tamanhos dos planetas do Sistema Solar

Os planetas do Sistema Solar apresentam tamanhos, massas e densidades diferenciados. Júpiter (139.822) é o maior planeta do Sistema Solar, sendo também o que apresenta maior massa. Saturno (116.464) segue em segundo lugar. Urano (51.108) é o terceiro maior planeta e Netuno (49.538) é o quarto maior planeta. Todos estes planetas são jovianos, ou gasosos.

Dentre os planetas telúricos, a Terra fica em terceiro lugar (12.742), já Vênus (12.100) segue em seguida, com tamanho bem parecido com a Terra. Segue Marte (6.800) e Mercúrio (4.860). Mercúrio é o menor dos planetas, sendo também o que está mais próximo em relação ao Sol.

Características dos planetas

  • Mercúrio: é o menor planeta do Sistema Solar, ficando mais próximo do Sol em relação aos demais. Ele é um dos planetas telúricos, ou seja, formado predominantemente por rochas, com uma superfície sólida.
  • Vênus: é o segundo dentre os planetas do Sistema Solar e conta com um tamanho bastante parecido com o da Terra. É um dos planetas telúricos, apresentando superfície sólida.
  • Terra: conhecido como planeta água, é o terceiro planeta em relação a distância do Sol. Um dos planetas telúricos, e o maior dentre esta categoria de planetas.
  • Marte: o último dos planetas telúricos, sendo o segundo menor do Sistema Solar. É conhecido como planeta vermelho, por conta de sua coloração.
  • Júpiter: é o primeiro dentre os planetas jovianos, sendo ele o maior dentre todos os planetas, bem como o que apresenta maior massa. Em relação ao Sol ele é o quinto em distância.
  • Saturno: é o segundo maior planeta do Sistema Solar, conhecido pelos seus anéis. Dentre os planetas, é o que possui a menor densidade.
  • Urano: é o sétimo planeta em relação a distância do Sol, sendo também o terceiro maior dentre os planetas. É um planeta gasoso, e a maior parte da massa de Urano é formada por uma mistura fluida de gelo de metano, água e também amônia.
  • Netuno: com a desclassificação de Plutão, Netuno passou a ser o último dos planetas em relação a distância do Sol. Netuno é conhecido especialmente pelos ventos fortíssimos que afetam o planeta, com tempestades violentas.

Curiosidades

O Sistema Solar é um conjunto fantástico, e os planetas que dele fazem parte possuem muitas especificidades. O Sol é um astro gigantesco, com uma influência enorme, criando todo um sistema de interdependências. A massa do Sol corresponde a 99,86% da massa total do Sistema Solar. Até o momento, o planeta Terra é o único onde há registro de vida, da forma como ele é concebida aqui.

Até pouco tempo, a água só era conhecida no planeta Terra, sendo que estudos recentes têm repensado essa questão, e água em estado líquido já foi encontrada em Marte. Netuno é o planeta que apresenta os mais fortes ventos e temporais. Vênus é o planeta que mais tem similaridades com o planeta Terra, especialmente por conta de seu tamanho.

Marte tem em sua superfície montanhas altíssimas. O Sistema Solar tem 4,54 bilhões de anos. Cientistas pesquisam a existência de um planeta ainda não localizado no Sistema Solar, o qual teria uma dimensão gigantesca (possivelmente dez vezes maior do que a Terra). Acredita-se existir esse planeta por conta das interações gravitacionais registradas com os demais astros, no entanto, os equipamentos existentes ainda não o conseguiram captar e comprovar sua existência.

Veja também: Quais são os menores planetas do nosso Sistema Solar?

Conclusão

O Sistema Solar é formado a partir de uma estrela central, que no caso é o Sol, planetas e demais astros que orbitam o campo gravitacional solar. Oito são os planetas que formam o Sistema Solar, sendo eles Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Estes planetas possuem características diferenciadas, seja pelo seu processo de formação ou pelas dinâmicas pelos quais passaram no decorrer do tempo. As duas principais categorias são os telúricos e os jovianos. O maior planeta dentre todos é Júpiter e o menor é Mercúrio.

Referências

» Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. A nova definição de planeta. Disponível em: http://www.astro.iag.usp.br/~dinamica/iau-planeta.html. Acesso em 17 set. 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).