Literatura: Entenda o que é Trilogia

Trilogia é o conjunto de três obras artísticas reais ou fictícias que formam uma unidade. Conheça alguns exemplos na literatura e no cinema

O termo trilogia, originário do grego, indica uma obra, seja ela na literatura, no cinema ou no campo científico, dividida em três partes. Assim sendo, a trilogia pode ser compreendida como um conjunto de três obras artísticas reais ou fictícias que formam uma unidade baseada em algum elemento do seu conteúdo, como a continuação do argumento, por exemplo.

As três obras de uma trilogia podem se ligar por temas comuns a todas, mas, embora estejam conectadas, podem ser vistas tanto como uma obra única quanto como obras individuais.

A trilogia na Literatura

Trilogia é um termo de origem grega (τριλογία, de tres-logos: “três discursos” ou “três textos”) que, durante a Grécia Clássica, era empregado para designar o conjunto de três tragédias, constituídas por poemas dramáticos, apresentadas em um concurso durante as festas que celebravam em honra a Dionísio. Conservou-se a trilogia conhecida como “A Oresteia”, de Ésquilo, composta por “Agamémnon”, “As Coéforas” e “As Eumênides”.

Literatura: Entenda o que é Trilogia

Foto: depositphotos

Existem inúmeras trilogias na literatura, como as obras “O Tempo e o Vento”, “As Crônicas de Artur”, “Os Caminhos da Liberdade”, “o Senhor dos Anéis”, “Cinquenta Tons de Cinza”, entre outras. Existem também algumas trilogias que são conectadas apenas pelo tema, como no caso da trilogia de livros indianistas de José de Alencar, formada pelos romances “Iracema”, “O Guarani” e “Ubirajara”.

Outros exemplos de trilogias na literatura são os seguintes:

  • Triologia cósmica, de C.S. Lewis;
  • As bruxas de Mayfair, de Anne Rice;
  • Fronteiras do Universo, de Philip Pullman;
  • Trilogia Divergente, de Veronica Roth;
  • A Fundação, de Isaac Asimov;
  • Jogos Vorazes, de Suzanne Collins etc.

Trilogia no cinema

Algumas trilogias cinematográficas foram um grande sucesso de crítica e de público, arrecadando uma grande bilheteria. Isso aconteceu em produções como “Matrix”, a “Trilogia Bourne”, “Jogos Vorazes”, “De Volta para o Futuro”, “Senhor dos Anéis”, “Indiana Jones” e “Poderoso Chefão”.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.