Literatura: Entenda sobre a Teoria Literária

A teoria literária tem por objetivo o estudo da literariedade, evolução literária, gêneros literários, narratividade e outros aspectos

Teoria Literária pode ser compreendida como a argumentação científica ou filosófica da interpretação literária, crítica literária e do conceito de Literatura no geral. Desde a Antiguidade Grega, busca-se entender a literatura e os seus diversos ângulos.

Em seu “Novo Manual de Teoria Literária”, o crítico literário brasileiro Rogel Samuel afirma que a teoria literária reúne uma coleção de ciências que alguns tratam por “teoria da literatura”, outros de “teoria literária”. (SAMUEL, 2002, p. 7). De acordo com o especialista, “teoria literária” seria a teoria que nasce da prática literária, da obra, da leitura; já a “teoria da literatura” vê a literatura como objeto do saber.

Pode-se afirmar que a teoria literária tem por objetivo o estudo da literariedade, evolução literária, gêneros literários, narratividade, influências externas (política, cultura etc.) sobre a produção literária e outros aspectos.

Literatura: Entenda sobre a Teoria Literária

Foto: depositphotos

Histórico da Teoria Literária

Existe uma estreita relação entre teoria e filosofia, e a necessidade de construir a Teoria da Literatura surgiu há muitos anos, com obras de filósofos como Platão e Aristóteles. Em “A República”, de Platão, e “Poética”, de Aristóteles, podemos encontrar teorias sobre os aspectos literários. Considera-se, portanto, uma tarefa difícil distinguir da História da Teoria da Literatura, da Estética Filosófica, da Poética, Hermenêutica e da Retórica Filosófica.

Durante o Classicismo, a atenção recaiu sobre os clássicos grego-romanos; com o Humanismo, o escritor passou a ser o centro das análises. Considera-se que a literatura transformou-se em ciência a partir do século XIX.

Embora a necessidade de analisar obras literárias seja bastante antiga, muitos teóricos consideram que a Teoria da Literatura surgiu apenas no início do século XX, com o surgimento de escolas como a Neocrítica (também chamada de Nova Crítica) e o Formalismo Russo.

Conceitos básicos da Teoria Literária

De acordo com Rogel Samuel, a primeira tarefa da teoria literária é definir claramente o que é literatura. É importante ressaltar que não existe um único método teórico de analisar esta disciplina. Existem modelos de teorias centradas no autor, baseadas no texto, centradas no leitor, no código e no contexto.

No primeiro capítulo de seu “Novo Manual de Teoria Literária”, Rogel Samuel afirma que literário é um determinado texto que possui a literariedade, que é um dos conceitos básicos dos estudos sobre a arte literária. Mas, o que seria “literariedade”? Segundo o especialista, a literariedade é constituída pelas metáforas, as metonímias, as sonoridades, os ritmos, a narratividade, a descrição, os personagens, os símbolos, as ambiguidades e alegorias, os mitos e outras propriedades.

Alguns conceitos básicos estudados na teoria literária são os seguintes: discurso, espaço, estrutura da obra, linguagem, literariedade, polissemia, tempo, entre outros.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).