Livros de Stephen Hawking; conheça todos

Escritor de diversos livros, quando Stephen Hawking foi diagnosticado aos 21 anos com a Esclerose Lateral Amiotrófica, nem os médicos mais otimistas esperariam que ele viveria até os 76 anos de idade.

E apesar do comprometimento físico, o cientista britânico foi extremamente produtivo. Tanto, que escreveu quase 20 obras.

Considerado o físico mais famoso depois de Eistein, Hawking tratou nas suas obras sobre suas teorias e até detalhes da sua vida pessoal, doença e temas infantis.

Seu maior sucesso editorial é o livro ‘Breve História do Tempo’, traduzido para mais de 30 idiomas. Em português, os leitores podem encontrar 17 obras. A seguir conheça os mais famosos.

Conheça os livros de Stephen Hawking

Uma breve história do tempo, 1988

Escrito em 1988, livro Uma Breve História do Tempo foi sucesso editorial

Sucesso editorial, livro Uma Breve História do Tempo foi escrito em 1988 (Foto: depositphotos)

Stephen Hawking escreveu ‘Uma breve história do tempo’ em 1988, três anos após perder a voz por complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica. De cara, esse livro foi um sucesso editorial.

Com perguntas básicas sobre questões relevantes para a humanidade, Stephen Hawking buscou responder: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar?

Com um jeito peculiar e divertido, o físico britânico tratou das partículas e galáxias com uma linguagem simples para que qualquer leigo possa entender assunto complexos.

Por conta disso, ele vendeu mais de 10 milhões de exemplares e ficar 237 semanas na lista dos mais vendidos do importante jornal inglês.

Veja tambémA biografia de Stephen Hawking; conheça as suas obras

Buracos Negros, 2017

Compilação de palestras de Hawking deu origem ao livro Buracos Negros

Livro Buracos Negros é uma compilação de palestras de Hawking (Foto: depositphotos)

Organizado pela BBC britânica, esse livro é um copilado das palestras proferidas por Hawking em 2016. A temática do evento não poderia ser outra a não ser os buracos negros, principal alvo de estudo do físico inglês.

A obra explica como funciona essa região cósmica e como eles desafiam o espaço e o tempo. Além disso, o estudioso trata de como eles podem ser capazes de desvendar os segredos do universo.

Tudo isso com uma linguagem divertida, objetiva e simples, marcas inconfundíveis de Stephen Hawking, conforme afirmou uma crítica do ‘The Observer’: “Hawking consegue explicar algumas das questões mais complexas da física cósmica com uma combinação perfeita de clareza e sagacidade”.

O universo numa casca de noz, 2001

Livro O Universo Numa Casca de Noz foi outro título de sucesso de Hawking

Sobre física, livro O Universo Numa Casca de Noz foi outro título de sucesso de Hawking (Foto: depositphotos)

Em ‘O universo numa casca de noz’, Stephen Hawking trata mais da física, sua área de atuação. Dela, ele se vale para reproduzir ilustrações, fotos e esquemas detalhados sobre os processo mais complexos.

Para você ter uma ideia, nessa obra Hawking faz comparações com cartas de baralho ou trens para que as pessoas comuns entendam mais sobre as leis da física, como o microcosmo quântico, macrocosmo universal, supergravidade, teoria quântica, teoria-M, holografia, dualidade.

O físico cria personagens curiosos e incríveis, como astronautas, viajantes, moradores de outras galáxias para dar vida aos temas expostos em ‘O universo numa casca de noz’.

Veja tambémFrases de Stephen Hawking

Minha Breve História, 2013

Auto-biografia de Hawking, livro Minha Breve História é outra obra de sucesso do cientista

Livro Minha Breve História nada mais é do que uma auto-biografia de Hawking (Foto: depositphotos)

Aos 71 anos, Stephen Hawking lançou essa obra auto-biográfica. ‘Minha Breve História’ foi publicado pela primeira vez em 2013 e traz a trajetória do físico inglês desde a sua infância em Londres, passando pela descoberta da doença Esclerose Lateral Amiotrófica aos 21 anos até o seu reconhecimento internacional nos anos seguintes.

A obra traz um arquivo pessoal interessante com fotos inéditas do cientista e uma narrativa peculiar sobre os desafios e histórias do gênio, que revolucionou a forma de como conceitos complexos da física e do universo eram explicados para o leitor comum.

A leitura da ‘Minha Breve História’ é tocante no que diz respeito à superação e força de vontade do físico que não se entregou à grave doença e formulou grandes teorias sobre buracos negros e origem do universo.

George e o Segredo do Universo, 2007

Um dos principais infantis, livro George e o Segredo do Universo é outro título do cientista

Livro George e o Segredo do Universo é um dos principais infantis (Foto: depositphotos)

Não é de hoje que as crianças são fascinadas pelo universo, estrelas, planetas e constelações. Pensando nisso, Stephen Hawking escreveu com sua filha Lucy, o livro ‘George e o Segredo do Universo’.

A ideia da obra infantil é justamente popularizar ainda mais os temas propostos pelo físico britânico. O texto contempla as principais teorias científicas sobre a origem do universo, inclusive a que deu fama a Hawking sobre os buracos negros.

O cientista gostou da experiência com o mundo infantil e escreveu outros livros voltados para esse público. Sempre com o auxílio de Lucy.

Veja tambémELA, a doença de Stephen Hawking

George e o Caçador do Tesouro Cósmico, 2009

Sucesso entre as crianças, livro George e o Caçador do Tesouro Cósmico foi lançado em 2009

Lançado em 2009, livro George e o Caçador do Tesouro Cósmico também é sucesso entre as crianças (Foto: depositphotos)

Esse livro é uma continuação de ‘George e o Segredo do Universo’ lançado em 2007. Também voltado para o público infantil, o ‘Caçador do tesouro cósmico’ narra a aventura de George (personagem das duas obras) em uma viagem pelo sistema solar.

O garoto procura um tesouro cósmico com a ajuda de um computador e passeia por temas comuns a Hawking, como a origem do universo e o sistema solar.

O próprio autor já afirmou em entrevistas que a ideia de escrever para crianças é também uma forma de introduzi-las aos temas mais profundos tratados no seu best-seller ‘Uma Breve História do Tempo’.

A Teoria de Tudo, 2016

Um dos títulos mais famosos, livro A Teoria de Tudo foi publicado em 2016

De 2016, Livro A Teoria de Tudo é um dos títulos mais famosos (Foto: depositphotos)

Esse livro não foi escrito por Stephen Hawking, mas sim pela mulher com quem ficou casado durante 30 anos Jane Hawking. Mas vale a pena incluí-lo se você quer conhecer mais sobre a vida desse notável cientista inglês.

O livro descreve a vida do famoso físico inglês sobre a ótica do romance que os uniu e a formação da família em ambos, que tiveram três filhos.

A obra inspirou o filme ‘A teoria de tudo’ que foi indicado para 5 categorias do Oscar, inclusive de melhor filme, melhor atriz, melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora e melhor ator. Saindo vencedor deste último pelo trabalho brilhante de Eddie Redmayne.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.