Livros paradidáticos: O que são?

Se você já foi estudante, certamente sabe o que são livros paradidáticos. Eles fazem parte de uma grande programática para que os alunos possam conhecer autores consagrados e absorver conhecimento de diversas áreas por meio da literatura.

De acordo com o MEC, o Ministério da Educação, “o livro didático é o material mais frequente no cotidiano escolar do aluno. Esse tipo de livro deve ser fonte atualizada de informações, conter textos de boa qualidade e propor atividades interessantes que facilitem a articulação do seu conteúdo ao conhecimento do aluno”.

Cabe ao professor junto à escola ou ao conteúdo programático definir quais são as obras mais indicadas para os seus alunos. O MEC orienta: “embora os livros, em sua maioria, tenham sido pensados pelos autores para serem usados como sequência de conteúdos, o professor tem autonomia e liberdade de planejar o seu trabalho a partir dos recortes necessários à sua turma de alunos”.

O que são livros didáticos e paradidáticos: diferença

Embora se pareçam, os livros didáticos e paradidáticos são diferentes. O primeiro refere-se a livros que ensinam o passo a passo para colocar em prática alguma atividade, trabalho ou orientação a ser seguida. Ele é um livro didático, ou seja, orienta o leitor sobre alguma ação.

Os livros paradidáticos servem como complemento para fixação de determinado assunto

Existem coleções paradidáticas para todas as etapas da escolaridade (Foto: depositphotos)

Já os livros paradidáticos “cumprem o papel de aprofundamento conceitual que o livro didático muitas vezes não consegue alcançar. Existem coleções paradidáticas para todas as etapas da escolaridade, que se prestam para o desenvolvimento de trabalho com projetos. A leitura, as resenhas e os fichamentos têm sido os procedimentos mais difundidos em relação a esses materiais”.

Exemplos de livros paradidáticos

Golpe de 64 e a Ditadura Militar

Esse livro fala “sobre as torturas, violência política, mortes e perseguições a intelectuais, estudantes, artistas e trabalhadores são os ingredientes mais visíveis da ditadura militar a partir de 1964”, de acordo com o site da Editora Moderna, que o lançou.

Veja também: Sites para baixar livros grátis

Oriente Médio

Nelson Bacic Olic escreveu esse livro, que é um paradidático, para discutir a atual posição do Oriente Médio e do mundo em relação aos conflitos causados por esses lados opostos.

De acordo com a Editora Moderna, essa obra trata de “Um barril de pólvora prestes a explodir. Esta é a imagem tradicionalmente associada ao Oriente Médio, uma região estrategicamente situada entre o Ocidente e o mundo oriental, berços das mais antigas civilizações e de três religiões monoteístas. Hoje, além do petróleo, a água é fonte crescente de preocupações. Neste contexto, a falta de solução para a questão Palestina, as ações militares recentes dos Estados Unidos contra o Afeganistão e o Iraque e os desdobramentos da Primavera Árabe colocam enormes desafios para o futuro da região”.

123 Respostas Sobre Drogas

Içami Tiba é um educador de renome nacional. E foi ele que escreveu o paradidático 123 Respostas Sobre Drogas. A Scipione é a editora da obra. Questões como o “tabagismo, a maconha, o crack, a cola, a heroína, a cocaína e outras drogas são discutidas através de perguntas e respostas esclarecedoras, estabelecendo um diálogo franco e aberto com o leitor. 123 repostas sobre drogas aborda um tema muito oportuno e de grande interesse para os adolescentes”.

A América que os Europeus Encontraram

Esse livro é da Atual Editora e é bastante usado nas disciplinas de história, geografia e literatura. Isso porque trata sobre a história do desenvolvimento econômico, cultural, social e político dos americanos frente ao europeus. É uma exaltação ao povo antes da colonização europeia e como boa parte da riqueza que temos hoje é graças aos esforços desse povo e não dos colonizadores.

O Escravismo no Brasil

Mário Maestri escreveu o paradidático O Escravismo no Brasil. E esse é um assunto que nunca deve sair dos bancos escolares. É preciso compreender como a escravidão aconteceu e suas terríveis implicações para a sociedade. É crucial que os estudantes entendam em sala de aula o quanto o sistema escravista foi para evitar novos erros.

O Mundo Globalizado

O autor Alexandre de Freitas Barbosa traz à tona todas as novas realidades que passaram a existir após a globalização do mundo. De acordo com a apresentação da obra nas livrarias online, “este livro apresenta uma análise da globalização, explicando como ela surge, as esferas em que avança de forma mais rápida e aquelas em que se mostra mais restrita, e apontando as várias – e, às vezes, até opostas – interpretações sobre esse processo histórico, bem como os desafios e as potencialidades que pode trazer consigo”.

Veja também: A discussão de gênero e orientação sexual em 11 livros infantis

O que é Ideologia?

Marilena Chauí revela na Coleção Primeiros Passos uma narrativa simples e direta para explicar aos estudantes o que é ideologia. Na visão da autora, nada mais é que “um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação. Por intermédio dela, tomamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo”.

A Burguesia Brasileira

Esse paradidático de Jacob Gorender é um dos mais utilizados nas escolas para a formação dos alunos. Isso porque ele traça um raio X de como se formou a burguesia brasileira, que teve sua origem ligada ao fim do escravismo colonial e não ao capitalismo. A apresentação da obra deixa clara sua narrativa: “a burguesia brasileira pôde crescer e chegar a ser a classe dominante, sem precisar realizar uma revolução”. Esse cenário deixou marcas e características únicas na burguesia brasileira.

Os livros paradidáticos são apostas das escolas para aprofundar o conhecimento sobre temas polêmicos

Os livros paradidáticos ampliam a discussão sobre temas de relevância e provoca o debate (Foto: depositphotos)

Lista de livros paradidáticos para educação infantil

  • Fauna Divertida 2, 3 e 4 (Editora Libris)
  • Crocodilo (Ed. Todo Livro)
  • Vamos Acordar! (Caramelo – Livros Educativos)
  • Coleção Olhinhos Agitados (Editora Todo Livro)
  • Vamos Dormir! (Caramelo – Livros Educativos)
  • O Que Há Na Casa De Bonecas? (Caramelo – Livros Educativos)
  • Livro Infantil Seu Soninho, Cadê Você? (Ed. Companhia das
  • Letrinhas)

Veja também: Dados revelam que livros infantis ganham mercado no Brasil

Lista de livros paradidáticos para o ensino fundamental

  • A Droga da Obediência de Pedro Bandeira. Editora: Moderna
  • A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga. Editora: Casa Lygia Bojunga
  • Extraordinário de R.J. Palacio. Editora: Intrínsica
  • Meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos. Editora: Melhoramentos
  • A Palavra Mágica de Moacyr Sclyar. Editora: Moderna
  • Eu me chamo Antônio de Pedro Gabriel. Editora: Intrínsica
  • O dia do Curinga de Jostein Gaarder. Editora: Companhia das Letras
  • O Alienista e o Enfermeiro de Machado de Assis
  • Amyr Klink – Cem dias entre céu e mar de Amyr klink. Editora: Compahania de bolso
  • Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto
  • Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Editora: Ática
  • Maus de Art Spiegelman. Editora: Companhia das Letras

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.