Lua de sangue: fatos interessantes sobre o eclipse total

Saiba por que ele acontece e o seu significado científico e místico

Vez ou outra ouve-se falar no fenômeno da Lua de Sangue, mas você sabe o que é? A fama dela tem uma razão bem específica e compreensível, pois se trata de uma situação incomum: ela só acontece quando envolve outro fenômeno raro, chamado eclipse total. É a junção de ambos que resulta em uma aparência misteriosa e linda, em consequência de fatos interessantes.

Neste artigo, você saberá porque a Lua fica vermelha e o que isso significa para os dois lados da moeda: os místicos e os cientistas. Além disso, tirar um tempo para apreciar essa maravilha da natureza é um privilégio, seja por fotos ou ao vivo.

Por que a lua fica vermelha?

Por que a lua fica vermelha

Dispersão de Rayleigh explica os tons avermelhados (Foto: Pixabay)

Ter a oportunidade de apreciar a Lua com os mesmos tons do Sol é um deleite. Como o próprio nome já diz, a coloração mais quente do satélite só ocorre quando acontece também um eclipse total.

Geralmente, os eclipses ocorrem quando a Terra, a Lua e Sol estão alinhados no espaço por algum tempo. Na prática, quando isso se dá pela manhã, é chamado de eclipse solar e o dia vira noite por alguns segundos ou minutos. Do contrário, é o eclipse lunar, quando a noite fica ainda mais sombria.

Veja tambémO que é lua azul, superlua e lua de sangue?

É nesse último caso que a lua sangrenta acontece e é possível graças a uma situação bem específica: quando a Lua fica completamente por trás da Terra, ela deixa de receber a luz do sol que está do lado oposto do nosso planeta.

Explicação científica para lua de sangue

Lua sangrenta ocorre somente no eclipse total (Foto: Pixabay)

Porém, a luz do sol é tão forte que incide do outro lado da Terra e passa pela atmosfera e acaba refletindo os tons avermelhados na Lua. Simples. Entretanto, para isso existe até um termo físico chamado de dispersão de Rayleigh.

Esse termo nada mais é do que a reflexão de algumas frequências eletromagnéticas vindas do Sol na atmosfera da Terra. Essa é a explicação científica para o fenômeno, mas vale lembrar que nenhum outro satélite natural desperta tantos mistérios quanto a Lua. Logo, a lua de sangue também carrega consigo várias crenças relacionadas. É o que você verá a partir de agora.

Lua vermelha significado místico

Lua de sangue é o apocalipse

Passagens bíblicas profetizam fim do mundo (Foto: Pixabay)

“O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor” (Jl 2.30-31). As palavras do profeta Joel estão gravadas na bíblia e foram elas que evidenciam a primeira crença que envolve a lua encarnada: o anúncio do apocalipse.

E não parou por aí. No Novo Testamento, um dos apóstolos também relacionou o fenômeno ao fim do mundo. Desta vez, foi Lucas no livro do próprio Apocalipse que lembrou as palavras de Joel: “O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue” (Ap 6.12).

Sim! Para alguns, o acontecimento da lua sangrenta é a comprovação clara que estamos no fim dos tempos. Além dos cristãos, outro povo muito mais antigo também relaciona a lua vermelha a importantes acontecimentos: os judeus.

Veja tambémSaiba mais sobre os eclipses e como eles são previstos

Eles acreditam na relação da independência de Israel em 1948, da expulsão do seu povo da Espanha em 1492 e na Guerra dos Seis Dias em 1967.

fotos da lua vermelha

Beleza e mistério envolvem a lua de sangue (Foto: Pixabay)

Já para Gustavo Mayer, escritor no perfil do Facebook Kabbalah e Ocultismo, “a Lua representa nosso lado emocional, instintivo e nos faz entrar em contato com questões subconscientes, nos faz aprofundar em nosso mundo emocional. Os eclipses lunares impulsionam transformações necessárias em nossos condicionamentos, e nos fazem rever hábitos, e observar nossas relações familiares. É sempre possibilidade de rever o passado, e resolver situações que ficaram guardadas no subconsciente”.

Mas nem tudo é só negatividade quando falamos de lua de sangue. Alguns povos que habitam o Polo Norte do planeta, creditam ao fenômeno muita sorte para quem o contemplar.

E você, prefere acreditar em maus presságios ou na sorte grande? Por ora, fique com as belíssimas fotos da lua de sangue ao redor do mundo.

Foto Lua de Sangue em Istambul, Turquia

lua de sangue fotos incríveis

Lua de Sangue em Istambul, na Turquia (Foto: Reprodução | Yasin Akgul)

Já não bastasse toda a beleza da cidade de Istambul, na Turquia, ela ainda foi agraciada com uma lua de sangue incrível. A cidade com forte influência árabe, ficou um primor iluminada pelos tons quentes do sol que reflete na Terra, atravessa a atmosfera e ilumina a lua durante um eclipse total. Incrível, não?

Foto Lua de Sangue em Madrid, Espanha

Lua de Sangue em Madrid na Espanha

Lua vermelha no céu de Madrid, na Espanha (Foto: Reprodução | Pierre-Philippe Marcou / AFP)

Madrid, uma das metrópoles europeias, também já viu de perto a lua de sangue. A capital da Espanha ficou ainda mais charmosa com o fenômeno físico. Já pensou acompanhar essa beleza da Praça Maior, um dos principais pontos turísticos da cidade?

Veja também: Como ocorrem os eclipses?

Foto Lua de sangue em Los Angeles, Estados Unidos

Lua de sangue em Los Angeles

Lua vermelha em Los Angeles, no EUA (Foto: Reprodução | Pierre-Philippe Marcou / AFP)

A cidade de Los Angeles é o centro do burburinho entre os famosos de Hollywood. Mas todo esse glamour diante do brilho da lua de sangue, fica pequenininho… Veja só essa foto que espetáculo! Isso sim é que é uma super produção da natureza!

Foto Lua de Sangue na China

Lua de Sangue na China

Lua de Sangue na China (Foto: Reprodução | Nicolas Asfouri)

Do outro lado do mundo, a população chinesa certamente deu um tempo na sua rotina de trabalho extenuante para apreciar essa lua de sangue fenomenal capturada pela fotografia acima.

Foto Lua de Sangue na Indonésia

Lua de Sangue na Indonésia

Lua de sangue na Indonésia (Foto: Reprodução | Bay Ismoyo / AFP)

Quem em sã consciência poderia ignorar um país como a Indonésia? Localizado no Sudeste Asiático, ele é endereço de praias paradisíacas, povo acolhedor e algumas das paisagens mais cobiçadas do mundo. Nem preciso dizer que assistir ao fenômeno da Lua de Sangue em uma das praias de Bali ou ao pés de um templo seria incrível. Deu para imaginar?

Veja também: Fases da lua

Foto Lua Vermelha em Singapura

Lua Vermelha em Singapura

Singapura e sua lua de sangue (Foto: Reprodução | Roslan Rahman)

Nem uma cidade moderna e quase futurista como Singapura abre mão de fazer belas fotos da Lua de Sangue, quando ela acontece na Ásia. Dessa forma, o satélite natural da Terra fica ainda mais místico e envolto em beleza sobre os arranhas céus da metrópole.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.