Química

Magnetismo

O magnetismo é o termo utilizado para denominar a área da física que estuda os materiais magnéticos capazes de atrair ou repelir outros objetos. Esta capacidade de atração pode ser explicada pelas forças dipolo, isto é, todos os materiais possuem naturalmente dois polos diferentes e quando entram em contato com objetos de polos iguais eles se repelem, mas quando os polos opostos se encontram eles se atraem. Chamamos a este fenômeno de dipolo magnético e o mesmo pode ser considerado uma grandeza.

Magnetismo

Imagem: Reprodução

Podemos citar alguns tipos de magnetismo

O nome mais citado quando se fala de magnetismo é o do estudioso Tales de Mileto, o primeiro a estudar a fundo este fenômeno de atração entre os objetos. O magnetismo não era um assunto que despertava tanto interesse dos estudiosos até meados do século XII e foi somente depois deste período da história que os cientistas da época começaram a demonstrar curiosidade sobre o assunto.

Contudo, os chineses já possuíam algum conhecimento sobre a capacidade de atração dos materiais na antiguidade e faziam uso do magnetismo para confeccionar bússolas que ajudavam em seu deslocamento e noção de direção em missões militares, por exemplo. Isto ocorria devido à capacidade da bússola se orientar, com o auxílio do ímã presente em sua estrutura, no sentido do eixo da terra, isto quer dizer para o norte e sul magnético que está bastante próximo do norte e sul geográfico o que garante precisão em suas direções.

Porém os estudos propriamente ditos começaram apenas no século XIX com Osrted que se aprofundou no eletromagnetismo e foi sucedido por James Clerk Maxwell que, no ano de 1873, elaborou a teoria unificada deste fenômeno e para ele há quatro interações magnéticas principais.

As leis de Clerk Maxwell

O magnetismo está presente em praticamente todos os utensílios tecnológicos que conhecemos hoje e sem os estudos acerca do assunto seria improvável que nós tivéssemos nos desenvolvido a este ponto.