Quais são os maiores planetas do nosso Sistema Solar?

Os maiores planetas do Sistema Solar em extensão são os chamados jovianos ou gasosos

Já parou para pensar sobre quais são os maiores planetas do Sistema Solar? Para quem não sabe, esse sistema é um conjunto formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob o domínio gravitacional deste astro.

O Sol é o elemento central desse aglomerado, o que é defendido pela teoria do Heliocentrismo. São parte do Sistema Solar os planetas que orbitam no campo de gravidade solar, bem como os satélites dos planetas, cometas, asteroides e meteoroides.

O Sistema Solar é onde está localizado o planeta Terra, e ele faz parte da galáxia denominada de Via Láctea. Estima-se que a Via Láctea tenha cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro, uma galáxia enorme com mais de 100 bilhões de estrelas em sua composição.

O Sistema Solar é apenas um dos aglomerados que formam essa galáxia, tamanha é a imensidão do espaço.

Maiores planetas do Sistema Solar

Os maiores planetas do Sistema Solar em extensão são os chamados jovianos ou gasosos, sendo eles Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Estes planetas são comumente chamados de gigantes do Sistema Solar, pois são planetas de grandes dimensões, tanto de diâmetro, quanto de massa.

Além disso, possuem uma composição que não é predominantemente formada por materiais sólidos. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, ocupando o quinto lugar em relação a distância do Sol. 

Qual é o nome do menor planeta do Sistema Solar?

Os planetas telúricos são aqueles que estão mais próximos do Sol e são formados por uma composição rochosa (material sólido). Estes planetas são também menores do que os planetas gasosos.

Dentre os quatro planetas telúricos, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, o menor em extensão é Mercúrio, que é também o mais perto do Sol. Mercúrio é um planeta extremamente quente, onde as temperaturas podem chegar aos 450°C durante o dia.

Veja também: Quais são os menores planetas do nosso Sistema Solar?

Quantos e quais são os planetas do Sistema Solar?

O Sistema Solar é um conjunto de astros que está localizado na Via Láctea, formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Destes, Mercúrio é o que está mais perto do Sol e Netuno o mais distante. Os planetas do Sistema Solar podem ser divididos em dois grupos, os telúricos e os gasosos. Os planetas telúricos são aqueles com composição rochosa, sendo eles Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Já os planetas gasosos são os gigantes do Sistema Solar, formados por gases, sendo eles Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas gasosos são também conhecidos como jovianos.

O Sistema Solar completo

O Sistema Solar é formado por oito planetas, sendo Júpiter o maior de todos (Foto: depositphotos)

Existem ainda no Sistema Solar os chamados “planetas anões”, os quais são caracterizados por serem pequenos demais em relação aos demais planetas.Também são conhecidos por não serem os astros dominantes em suas órbitas, como é o caso de Plutão, que foi considerado como planeta anão em 2006, deixando de compor a lista dos planetas do Sistema Solar. Assim, de nove planetas, passou-se para apenas oito. 

Os demais planetas do Sistema Solar

É difícil imaginar as proporções entre os tamanhos dos planetas, já que são grandes corpos, cujas dimensões fogem as percepções humanas. A Terra e Vênus, por exemplo, tem tamanho muito parecidos. As medidas são feitas a partir do raio equatorial, ou seja, na porção central da circunferência do planeta.

Desta forma, o raio equatorial da Terra é de 6.378 quilômetros, já o de Vênus conta com 6.051 quilômetros. Já Marte conta com um diâmetro de 3.397 quilômetros, e Mercúrio, sendo o menor planeta do Sistema Solar conta com 2.439 quilômetros.

Antes de Plutão ser rebaixado a planeta anão, ele era o menor do Sistema Solar, com apenas 1.160 quilômetros. Plutão tem um tamanho menor do que a própria Lua terrestre, um dos fatos que justifica seu rebaixamento de categoria, e porque ele não é mais categorizado como planeta do Sistema Solar.

Júpiter é um gigantesco planeta, cujo diâmetro conta com 71.492 quilômetros, com um tamanho onze vezes maior que o raio do que a Terra. Ainda, Urano e Netuno têm 51.108 quilômetros e 49.538 quilômetros de raio. Ou seja, são também planetas gigantescos.

Veja também: O novo sistema solar descoberto pela Nasa cujos planetas parecem com a Terra

Existe vida em outros planetas?

Apesar de existirem oito planetas no Sistema Solar, bilhões de galáxias pelo universo, muitos universos, ainda não há registro oficial de vida em outros ambientes além do planeta Terra.

Isso não significa que de fato não existam formas de vida além da Terra, mas que essas ainda não foram contatadas pelos habitantes terrestres. Seja pela não existência, seja pela incapacidade da tecnologia de conseguir encontrá-las ou talvez porque elas se apresentem em outras formas de matéria, não visíveis pela capacidade humana.

O planeta que mais desperta curiosidade e interesse pelos humanos é Marte, onde novas descobertas recentes têm instigado ainda mais as pesquisas, como a existência de água em estado líquido no planeta.

Institutos de pesquisa e cientistas acreditam ser possível levar seres humanos para Marte, criando colônias de habitação naquele planeta. Diante da degradação do planeta Terra, é cada vez mais constante a busca por meios de habitação humana permanente em corpos planetários que não sejam a Terra.

Conclusão

O Sistema Solar é um fantástico conjunto de astros formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob o domínio gravitacional deste. Esse conjunto está inserido na galáxia conhecida como Via Láctea. São oito os planetas que formam o Sistema Solar, dentre estes, quatro são rochosos (telúricos) e os outros quatro são gasosos (jovianos, os gigantes do Sistema Solar).

Hoje, sabe-se que a teoria que explica a organização dos astros é o sistema Heliocêntrico, o qual considera que o Sol está no centro do grande sistema, e que os astros o orbitam.

No entanto, por muito tempo acreditou-se que a Terra estivesse no centro do sistema (Geocentrismo), ideia esta que era nutrida pelos preceitos religiosos e pela falta de pesquisas e tecnologias para aprofundamento das pesquisas.

Referências

»COMPARE o tamanho dos planetas nesta escala do Universo. Apolo 11. Disponível em: https://www.apolo11.com/escala_planetas.php. Acesso em 15 setembro de 2018.

»MERCÚRIO. Camões – Ministério dos Negócios Estrangeiros. Disponível em: http://www.instituto-camoes.pt/images/stories/tecnicas_comunicacao_em_portugues/fisica/Fisica%20-%20Mercurio.pdf. Acesso em 15 setembro de 2018.

»POLON, Luana. Sistema Solar. Estudo Prático. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/sistema-solar/. Acesso em 15 setembro de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).