Mar do Caribe

O Mar do Caribe se destaca pelo seu clima quente o ano todo e pela riqueza de sua fauna e flora. Veja detalhes de sua geografia, mapa, localização e ilhas

O Mar do Caribe é também conhecido como Mar das Caraíbas, o qual foi descoberto durantes as expedições europeias que visavam traçar rotas para as Índias. O nome “Caraíbas” ou “Caribes” é uma referência às tribos ameríndias que viviam na região no contexto da chegada dos europeus. O Mar do Caribe é também conhecido como Mar das Antilhas. 

O Mar do Caribe

O Mar do Caribe está localizado em uma região a Leste da América Central, a Norte da América do Sul e a Sul da América do Norte, no Oceano Atlântico.

Mar do Caribe

Imagem: Reprodução/Google Earth

 A área aproximada ocupada pelo Mar do Caribe é de 2.754.000 km² de extensão, sendo que o ponto de maior profundidade do Mar do Caribe é a Fossa Cayman. Essa fossa se estende desde o Sul do extremo Leste de Cuba até quase o território da Guatemala, e seu ponto de maior profundidade se encontra a 7.686 metros. A Fossa Cayman está presente entre as placas tectônicas norte-americana e caribenha.

Mar do Caribe - Placas Tectônicas

Imagem: Reprodução/Google imagens

Como fossas abissais ou oceânicas são conhecidos os pontos de maior profundidade dos oceanos, no encontro entre placas tectônicas. No ano de 2010, foi descoberto um vulcão submarino na Fossa Cayman, localizado a 5 km da superfície do Mar do caribe, no qual a temperatura da chaminé subaquática pode chegar aos 400ºC.

Existem algumas denominações para separar os mares pelas suas características físicas, sendo as mais comuns os mares continentais, mares fechados e mares abertos. Os mares continentais são aqueles que possuem ligações bastante estreitadas com as águas dos oceanos, enquanto os mares fechados são, na verdade, lagos de grandes proporções que não apresentam ligações com as águas oceânicas.

Já os mares abertos, são aqueles que possuem conexões com as águas oceânicas através de grandes aberturas. No caso específico do Mar do Caribe, ele se enquadra como um mar aberto, no entanto, por seus canais de ligação não serem tão amplos, é preferível considerá-lo como “mar semiaberto”.

Territórios banhados pelo Mar do Caribe

Os territórios banhados pelo Mar do Caribe são divididos em dois grandes grupos, denominados Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas. Os territórios que compões as Grandes Antilhas são: Cuba, Haiti, República Dominicana e Porto Rico. Enquanto os territórios que compõem as Pequenas Antilhas são: Jamaica, Belize, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, Trindade e Tobago, Granada, Barbados, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Venezuela.

Mar do Caribe - Mapa

Imagem: Reprodução/Google Imagens

Correntes marítimas que influenciam o Mar do Caribe

O Mar do Caribe sofre influência de duas importantes correntes marítimas, sendo elas a do Golfo e a de Humboldt. A Corrente do Golfo surge no Golfo do México, derivando daí seu nome, sendo a responsável pelo aquecimento das águas do Atlântico Norte. Já a Corrente de Humboldt é a mais fria existente, e nasce perto da Antártida, o que torna as águas mais frias, porém com ampla variedade de vida aquática, por conta da grande quantidade de minerais.

Por conta da influência das correntes marítimas, o clima do Mar do Caribe apresenta características tropicais, com temperaturas elevadas durante todo o ano. Durante os verões, é comum que ocorram as tempestades tropicais, especialmente no Norte do Caribe. De outro modo, durante os meses de julho e novembro, são comuns os furacões, os quais atingem as ilhas presentes no Mar do Caribe.

Fauna e Flora do Mar do Caribe

Por conta da presença de um Clima Tropical, são comuns nas ilhas do Mar do Caribe as florestas tropicais. Esse tipo de floresta é geralmente rica em biodiversidade de fauna e flora, sendo que a presença de árvores de grande porte é perceptível, tendo-se em vista as elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos. As ilhas do Caribe são incluídas no domínio biogeográfico conhecido como Neotropical, com ecossistemas bastante diversificados.

O Mar do Caribe na história

Cristóvão Colombo, convencido da esfericidade da Terra, acreditava que se partindo em viagem marítima do Leste para o Oeste, ou do Oeste para o Leste, poderia se chegar novamente ao local de partida. Colombo defendia a ideia de se chegar às Índias seguindo o pôr do Sol. Cristóvão Colombo saiu com a caravela Santa Maria desde o Porto de Palos, na região espanhola da Andaluzia. 

Usina de dessalinização

As usinas de dessalinização são alternativas, por vezes necessárias, diante do contexto da falta de água doce disponível para o consumo humano. Existem pesquisas no sentido de descobrir as formas mais viáveis de transformação das águas salinas em águas próprias para uso. A primeira usina de dessalinização foi instalada na ilha de Curaçao, no Mar do Caribe, ainda no ano de 1928. Desde aquele contexto, a ilha utiliza-se do método para abastecimento de água de sua população, transformando as águas salgadas em águas doces.

O processo de dessalinização é utilizado em várias partes do mundo, como no Oriente Médio, na Austrália e em outras partes do Caribe, locais estes onde não há água doce disponível para toda população, sendo necessária uma intervenção como a implantação das usinas de dessalinização. Apesar de ser um projeto que beneficia muitas pessoas, o custo de implantação do sistema ainda é bastante encarecido, o que inviabiliza sua expansão para todas as partes do mundo onde há escassez de água apta ao consumo humano. 

Turismo no Mar do Caribe

O Caribe é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo, o que inclui também o público brasileiro, que tem cada vez mais se interessado pelas belezas das muitas ilhas caribenhas. Existem no Caribe várias praias bastante conhecidas e frequentadas, como “Punta Cana” na República Dominicana, “Varadero” em Cuba, as praias de Aruba, dentre muitas outras.

Mar do Caribe - Punta Cana

Foto: depositphotos

Há também modalidades de turismo para famílias, como os resorts com atividades que incluem as crianças, sendo um dos mais famosos o “The Atlantis” nas Bahamas.

Mar do Caribe -Bahamas

Foto: depositphotos

Porto Rico é conhecida por sua vida noturna agitada, sendo destino de pessoas que viajam para diversão, especialmente nas casas noturnas famosas existentes lá, bem como a ampla variedade de barzinhos. Em Curaçao, um país insular das Pequenas Antilhas, é possível realizar mergulhos, onde além de animais marinhos e florestas de cogumelos, ainda é possível conhecer o “Tugboat”, um navio que afundou há mais de 25 anos naquelas águas.

*Luana Caroline Kunast é mestre em Geografia.

Referências

» BRASIL. Senado Federal. Dessalinizar a água é cada vez mais viável. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/emdiscussao/edicoes/escassez-de-agua/leis-e-propostas-quem-cuida-das-aguas/dessalinizar-a-agua-e-cada-vez-mais-viavel>. Acesso em: 11 de junho de 2017.

» CASTRO, Peter; HUBER, Michael E. Biologia Marinha. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.