Geografia

Mar Mediterrâneo

Um dos mares existentes no mundo é o Mar Mediterrâneo, com grande relevância para três continentes terrestres que são banhados pelas suas águas.

Existem vários e importantes mares no globo todo, os quais banham os territórios de países, influenciando atividades como a pesca, navegação e turismo nas cidades costeiras. Um mar é um corpo d’água salgada que é cercado em parte, ou em sua totalidade, por terras.

Quer saber mais sobre o Mar Mediterrâneo? Confira esse artigo até o final!

Onde fica o Mar Mediterrâneo?

O Mar Mediterrâneo é um importante mar existente entre o continente europeu e o continente africano, ou seja, é o elemento físico de separação entre estes continentes. Além disso, o Mar Mediterrâneo fica a Oeste do continente asiático.

Ilha de Sicília

Sicília, na Itália, é a maior ilha do Mar Mediterrâneo (Foto: depositphotos)

Esse corpo d’água é um “mar interior”, ou seja, ele está rodeado por porções continentais (terras), ligando-se com o oceano apenas por um estreito canal. Dos mares interiores do mundo, o Mediterrâneo é o maior.

É importante frisar que ele possui apenas duas ligações com outros corpos d’água, uma com um oceano e outra com um mar. As águas do Mar Mediterrâneo banham a região conhecida como Península Ibérica [1], a Península Itálica, a Península da Anatólia e ainda a Península Balcânica.

Profundidade e largura

O Mar Mediterrâneo é o maior mar interior do globo, ocupando uma área de cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrados. Sua profundidade é de em média 1.400 metros.

O ponto mais profundo do Mediterrâneo fica em um local chamado de “Calypso Deep”, no Mar Jônico, a sudoeste da cidade grega de Pilos, onde a profundidade alcança os 5.267 metros. Além disso, são 69 rios que deságuam no Mediterrâneo.

As águas do Mar Mediterrâneo se encontram com qual oceano?

Uma das ligações do Mar Mediterrâneo com outros corpos d’água é através do Estreito de Gibraltar, onde ele se encontra com o Oceano Atlântico [2]. O Estreito de Gibraltar está localizado entre o continente europeu e o africano, mais precisamente entre a Espanha e o Marrocos.

O estreito é assim chamado pois é uma via de transição e contato entre um mar e o oceano, apenas por uma passagem entre as terras continentais. Este estreito tem cerca de 60 quilômetros de comprimento, estreitando-se por 13 quilômetros entre a ponta marroquina (que fica na Espanha) e a ponta Cires (que fica no Marrocos).

Ao longo do estreito existem variações em sua largura e profundidade, mas em média são registrados 360 metros de profundidade nas águas do estreito.

estreito-de-gilbraltar

Canal que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo

A segunda ligação do Mar Mediterrâneo com corpos d’água é através do Canal de Suez, o qual o liga ao Mar Vermelho. O Canal de Suez é uma via artificialmente construída, ou seja, não existia naturalmente, tendo sido feita com a intenção de facilitar a navegação naquela região.

Esse canal está localizado na região do Egito [3], e permite que as embarcações viajem entre a Europa e a Ásia Meridional sem que para isso tenham que contornar a África. Com isso, as negociações comerciais entre o continente europeu e o asiático são facilitadas, pelo encurtamento das distâncias.

Mapa do Canal Suez

Veja um mapa da rota passando pelo Canal de Suez (Foto: depositphotos)

Países banhados

Vários são os países que têm seus territórios banhados pelas águas do Mediterrâneo. As cidades costeiras se beneficiam da navegação, da pesca e o turismo. Confira cada um deles de acordo com o continente:

Alguns países da região, como é o caso da Sérvia e de Portugal, não são banhados pelo Mar Mediterrâneo. No entanto, ainda assim eles são chamados de “países mediterrâneos”, isso ocorre porque estão sob o tipo de clima mediterrâneo [6].

Ilhas

Existem várias ilhas no Mar Mediterrâneo, as quais são muito apreciadas pelos turistas. A maior ilha do Mediterrâneo é a Sicília, na Itália, que possui paisagens deslumbrantes.

É na Sicília que está o famoso vulcão “Etna”, ainda em atividade. Formentera é a menor das Ilhas Baleares, e possivelmente a menor ilha do Mar Mediterrâneo, ela está localizada em uma comunidade autônoma espanhola.

Algumas ilhas muito apreciadas para o turismo são: Sardenha (Itália), Ibiza (Ilhas Baleares), Menorca e Maiorca, Santorini (Grécia), Córsega (França), Mikonos (Grécia), dentre várias outras.

Mares

Alguns dos mares que compõem o Mediterrâneo são: Mar Egeu, que se estende da Grécia a Oeste até a Turquia a Leste; Mar Adriático, o qual banha o Norte e também o Leste da Itália, bem como o Oeste da Península Balcânica.

Além disso, o Mar Jônico, que fica entre a Itália e a Grécia e o Mar Tirreno, que está localizado a Nordeste da Península Itálica. Ainda, existem 69 rios que deságuam no Mar Mediterrâneo, dentre os importantes estão o Rio Nilo, o Rio Pó, o Rio Tibre, Rio Ebro e também o Rio Ródano.

O que significa Mar Mediterrâneo?

O nome “Mediterrâneo” deriva do latim: medius (meio) + terra (terra), e representa algo que está em meio às terras, o que é o caso do Mar Mediterrâneo, que é um mar interior, com uma ligação natural estreita apenas com o Oceano Atlântico, e uma ligação artificial com o Mar Vermelho.

Mapa do Mediterrâneo

Neste mapa da região é possível ver o Mar Mediterrâneo em sua extensão, bem como os países e as cidades que são banhados pelas suas águas. É possível ver também a ligação do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico através do Estreito de Gibraltar (porção Oeste do mapa, entre Espanha e Marrocos).

Através deste mapa, é possível perceber a importância regional do Mar Mediterrâneo, dado a quantidade de territórios que são banhados pelas suas águas, e influenciados pelas suas condições.

Mapa do Mar Mediterrâneo

Esse mar está presente em três continentes, são eles: Europa, África e Ásia (Foto: depositphotos)

Referências
POLON, Luana. Estudo Prático. “Península Ibérica, a segunda maior península da Europa“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/peninsula-iberica-segunda-maior-peninsula-da-europa/. Acesso em 16 mai. 2019.

POLON, Luana. Estudo Prático. “Península Balcânica – Mapa e história dos países“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/peninsula-balcanica-mapa-e-historia-dos-paises/. Acesso em 16 mai. 2019.

VESENTINI, José William. “Geografia: o mundo em transição“. São Paulo: Ática, 2011.