,

Marte: Descoberta mensagem em código Morse no planeta

No ano de 2016, foram descobertas imagens que supostamente seriam uma mensagem em código Morse no planeta Marte. Dentre os planetas do Sistema Solar, o que mais gera especulações sobre a possibilidade de uma extensão da vida humana é Marte, por suas condições específicas. Marte, hoje, é estudado pelos pesquisadores como um possível planeta para onde a vida na Terra pode migrar, e experiências têm sido feitas nesse sentido.

As imagens do planeta Marte são de grande beleza, e os registros rapidamente circulam o mundo. As novas descobertas sobre Marte geram expectativas sobre a possibilidade de se encontrar os aspectos necessários para o desenvolvimento de vida neste, o que é ainda mais improvável nos demais planetas do Sistema Solar.

O que foi a descoberta da mensagem do código Morse de Marte?

Não é a primeira vez que a International Space Station – NASA se depara com imagens que lembram uma mensagem escrita em códigos, no entanto, é a primeira imagem com nitidez o suficiente para que pudesse ser interpretada pelos pesquisadores. A imagem descoberta em Marte no ano de 2016 parece muito com o código Morse, com pontos e traços, formando desenhos e sequências.

Código Morse na superfície de Marte

A mensagem é composta por traços e pontos que formam figuras (Foto: reprodução/NASA)

Especulações iniciais davam a entender que pudesse ser uma comunicação extraterrestre, o que jamais foi confirmado pela NASA. Segundo os pesquisadores, a imagem foi formada pelos ventos marcianos, o que foi favorecido pelo local onde as imagens foram vistas, uma depressão circular natural. O processo que ocorreu em Marte é bem parecido com o que acontece nas dunas terrestres, quando os fortes ventos levam as partículas e as depositam, podendo formam desenhos e imagens. 

O que é um código Morse?

O código Morse é talvez o código mais famoso existente para transmissão de mensagens, o qual é formado por letras, algarismos e também sinais de pontuação. Os códigos são, geralmente, usados para repassar uma mensagem para receptores específicos, que consigam compreender os códigos criados.

O código Morse foi criado no ano de 1835 por Samuel Morse, o qual é autor também do telégrafo elétrico. O código em questão é formado a partir de pulsos curtos e longos, sendo que os pulsos elétricos são transmitidos em um cabo, as ondas mecânicas (som), que são também conhecidas por Morse acústico, por sinais visuais, que consistem em luzes acendendo e apagando, e ainda por ondas eletromagnéticas, que são basicamente sinais de rádio.

Veja também: Incríveis imagens revelam beleza no Planeta Marte

Além do código Morse, foram desenvolvidos outros códigos de comunicação ao longo do tempo, os quais tinham finalidades diversas. Uma das motivações para que fossem criados códigos são meios de comunicação mais secretos, que pudessem ser compreendidos apenas pelas pessoas que dominavam a decodificação. Os códigos secretos são, muitas vezes, conhecidos como “hoboglifos”, e podem ser usados para missões secretas e outras finalidades.

Alguns códigos encontrados ao longo da história, geraram curiosidade e especulações sobre uma possível linguagem de seres que não pertencem ao planeta Terra. Existem vários símbolos pouco interpretados ou compreendidos, como acontece por exemplo com os hieróglifos, que consistiam em uma linguagem considerada como sagrada, e que as pessoas comuns não entendiam.

Há também os desenhos misteriosos que aparecem em lavouras em várias partes do Brasil e do mundo, os quais são chamados de agroglifos, e sobre os quais ainda existem muitos questionamentos.

Quais as novas descobertas recentes sobre Marte?

De tempos em tempos, a NASA anuncia uma nova descoberta acerca do planeta Marte. Essas descobertas costumam gerar muita curiosidade, já que o planeta Marte tem sido bastante estudado como uma possível futura moradia para os seres terrestres. Algumas das principais descobertas recentes sobre Marte são os cristais de água, os quais sugerem condições favoráveis à vida; o fato de que há nitrogênio, um elemento que é essencial à alimentação, o que seria um importante indício de que poderia se desenvolver vida no planeta; o planeta abriga moléculas orgânicas e ainda a radiação na superfície é alta.

Mais recentemente, no ano de 2018, foi descoberto gelo acessível em Marte, um fato que pode acelerar o processo de colonização daquele planeta, já que uma das grandes preocupações é a água. A ideia da NASA é de que nas próximas décadas os seres humanos possam começar a colonização do planeta Marte, um projeto que tem chamado muita atenção das mídias, já que os treinamentos para os interessados na viagem já estão acontecendo.

No ano de 2017, foi encontrado em Marte um grande objeto, sobre os quais os pesquisadores ponderam ser um meteorito composto por ferro e níquel. Este não é, entretanto, o primeiro destes objetos encontrados no planeta, e acredita-se que estes tenham sido formados a partir do núcleo de um asteroide.

Imagens do planeta

Imagem do Monte Sharp, o qual também é conhecido por Aeolis Mons. (Foto: Reprodução | NASA)

Imagem tirada pelo Mars Reconnaissance Orbiter no ano de 2015, mostra a beleza de Marte (Foto: Reprodução | NASA)

Composição de imagens sobre a dinâmica do planeta Marte. (Foto: Reprodução | Apollo 11)

Imagem mostra as crateras do planeta Marte (Foto: Reprodução | NASA)

Conclusão

Recentemente foi descoberta no planeta Marte uma imagem que lembrava uma mensagem de código Morse, o que deu margem para que muitas pessoas pensassem que poderia ser algum tipo de comunicação extraterrestre.

Veja também: Planeta Marte – Temperatura, características e fotos

Após algumas tentativas de decodificação, os pesquisadores não conseguiram êxito e, com base em análises, perceberam que na verdade a imagem foi feita pela movimentação dos ventos marcianos, os quais carregavam partículas e formavam estas configurações. Marte é hoje um dos planetas mais estudados do Sistema Solar, justamente pelas condições que apresenta e pela crença de que há uma possibilidade de desenvolvimento de vida neste.

Neste artigo, além de entender um pouco mais sobre o acontecimento com o suposto código Morse, você também leu sobre algumas das novas descobertas sobre Marte, bem como visualizou imagens do planeta Marte.

 

Referências

» POLON, Luana. Planeta Marte – Temperatura, características e fotos. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/planeta-marte-temperatura-caracteristicas-e-fotos/>. Acesso em 11 jul. 2018.

» POLON, Luana. Incríveis imagens revelam beleza no Planeta Marte. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/incriveis-imagens-revelam-beleza-no-planeta-marte/>. Acesso em 11 jul. 2018.

» Site oficial da NASA: https://www.nasa.gov/.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).