Os Temas Transversais devem ser acolhidos pelas áreas de conhecimento convencionais, o que aumenta o compromisso do professor com relação à formação dos alunos, pois os conteúdos devem ser trabalhados de forma a explicitarem as questões dos Temas Transversais e os objetivos devem ser alcançados.
Em relação à ética, o professor de Matemática pode pedir trabalhos em equipe, que reforçam os laços de compreensão e respeito, intensificando as trocas de experiências dos alunos.
Para abordar questões sociais, o professor da disciplina pode trabalhar gráficos estatísticos sobre os índices de gravidez na adolescência, por exemplo, além de abordar a questão da orientação sexual. Dados como os índices de fome, mortalidade infantil, saneamento básico, subnutrição nacional e internacional, cálculo do índice de massa corpórea e outros também podem ser trabalhados nas aulas de Matemática.
Às vezes, o lixo que fica no chão após uma aula que necessita de recortes, por exemplo, pode iniciar a reflexão sobre a responsabilidade de cada um em relação ao meio em que vive. O ensino da Matemática também pode se relacionar com o meio ambiente por meio do estudo de situações que envolvam o cálculo de área, volume e índices percentuais relacionados à poluição, enchentes, aquecimento global, desmatamentos e outros problemas globais.
A relação da Matemática com os Temas Transversais fornecerão maior contato do aluno com o meio externo, interferindo na mudança dos valores, desenvolvendo a crítica e o posicionamento diante das questões sociais e contribuindo com a sua formação como cidadão. Assim sendo, os PCNs trazem os Temas Transversais como um complemento importante aos procedimentos educacionais, aproximando o aluno não apenas do saber escolar da escola, mas o saber matemático inserido nas mais diversas questões da sociedade.