, ,

Material arqueológico é descoberto às margens de rio brasileiro

Ao todo, são mais de 294 mil fragmentos cerâmicos,80 mil líticos e 71 mil históricos. Encontrados nos 58 sítios,sendo eles 43 pré-coloniais e 15 históricos

Uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta às margens do Rio Madeira, em Porto Velho (RO). Em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), os profissionais encontraram um riquíssimo material arqueológico e agora estão empenhados na conservação, reconstituição e catalogação desses itens.

Ao todo, são mais de 294 mil fragmentos cerâmicos, 80 mil líticos e 71 mil históricos. Todas as peças foram encontradas após a identificação de 58 sítios, sendo eles 43 pré-coloniais e 15 históricos. A descoberta, que ocorreu antes da construção da Hidrelétrica Santo Antônio, se deu pela equipe de profissionais contratados a serviço da hidrelétrica. Foram 157 locais isolados, 10 sítios no canteiro de obras e 14 dentro da área do reservatório.

As origens dos materiais encontrados variam entre indígenas e estrangeiros. Dentre as produções dos índios estão machadinhas, vasos de cerâmica e adornos. Além disso, há vários instrumentos que vieram de países como Inglaterra e Estados Unidos, principalmente no período da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Devido ao grande número de peças, os arqueólogos estão trabalhando para realizar os demais processos. Agora, os materiais encontram-se em um centro permanente de estudos.

Fotos dos materiais encontrados

1. Objeto que era usado para armazenamento de líquidos e alimentos

vaso-Santo-Antônio-baixa

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Recipientes encontrados perto da ilha Dionísio, próximo a Jacy-Paraná

Recipientes-encontrados-perto-da-ilha-Dionísio-próximo-a-Jacy-Paraná.-Os-objetos-eram-usados-para-armazenamento-de-líquidos-e-alimentos

Foto: Divulgação

3. Rochas polidas, chamadas de machados, encontrados na área da Hidrelétrica Santo Antônio

Rochas-polidas-chamadas-de-machados-encontrados-na-área-da-Hidrelétrica-Santo-Antônio

Foto: Divulgação

4. Urna funerária de cerca de mil anos, encontrada na antiga ilha do Presídio, na área da Hidrelétrica Santo Antônio

Urna-funerária-de-cerca-de-mil-anos-encontrada-na-antiga-ilha-do-Presídio-na-área-da-Hidrelétrica-Santo-Antônio

Foto: Divulgação