Mitologia grega: saiba tudo sobre este assunto

A história dos deuses inspirou ramos como a ciência, psicologia e cinema

Você sabe tudo sobre mitologia grega? Chegou a hora de aprender! Certamente, você já ouviu falar dos mitos que descrevem deuses, humanos, criaturas fantásticas, poderes sobrenaturais e grandes lições de moral e ética. Como o próprio nome sugere, tudo isso começou com a civilização grega, mas conquistou o mundo por conta da sua criatividade e histórias fascinantes.

Neste artigo, você vai saber mais sobre quem são os deuses da mitologia grega (deus da guerra, da paz, do amor etc), histórias mais marcantes e também indicações de filmes para que você mergulhe mais ainda nesse assunto. Vamos começar? Continue a leitura e se surpreenda com a mitologia grega.

O que é mitologia grega?

A mitologia grega trata de temas universais vividos por deuses e seres humanos. São paixões, tradições, culturas, relações entre amigos, parentes, sociais e políticas. Os mitos falam da origem do universo e de tudo o que nele existe.

As maiores características das histórias da mitologia grega levam em consideração a interpretação individual, pois as narrativas dos feitos dos deuses sempre dividem opiniões. Para uns, algumas atitudes são corretas, para outros não.

Estátua de dois deuses gregos

A mitologia grega data do século 5.a.C (Foto: depositphotos)

Os deuses da mitologia grega são totalmente diferentes dos deuses e figuras divinas das religiões monoteístas, pois eles são uma mistura de divino e humano. Todos descritos de forma muito peculiar remontando a origem da vida e do mundo.

Quando surgiu a mitologia grega?

Não há uma data que determine quando a mitologia grega surgiu, porém há indícios de que ela já existia no século 5.a.C. O que se sabe sobre ela, é graças a desenhos e artefatos deixados registrados em pedras e cerâmica. Essas evidências ficam ainda mais claras através da passagem dos períodos Clássico, Helenístico e Homero.

Entretanto, a mitologia grega só passou a ser vista como algo a ser estudando somente depois de 1873, quando a cidade de Troia foi descoberta pelo arqueólogo alemão Heinrich Schliemann.

A cidade de Troia, terra de Ilíada escrita por Homero, até então era desacreditada pelos estudiosos que achavam se tratar de uma fantasia. A partir da descoberta, os pesquisadores passaram também a se debruçar sobre a história dos deuses gregos.

Graças a isso, podemos afirmar que a mitologia grega trouxe contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência nas áreas de astronomia, psicologia e antropologia.

Veja também: Deuses gregos – Religião da Grécia antiga

Nomes dos deuses da mitologia grega

Zeus: É o Deus dos Deuses. Deus de todo céu e que controla as tempestades. A mitologia grega o considera como o pai dos demais deuses.

Atena: Filha de Zeus, Minerva, como também é chamada. Pureza, sabedoria, da razão são as características mais marcantes de Atena.

Afrodite: seu segundo nome é Vênus e é uma das mais famosas deusas, pois cabe a ela o apreço pela beleza e amor. Na sua história há uma divergência, pois alguns afirmam que ela era filha de Zeus, o Deus dos Deuses. Já outros atribuem o seu surgimento a Urano.

Ares: esse é o famoso rei da guerra, muito evocado e adorado nas épocas em que os combates eram constantes. Diz a mitologia que ele é filho de Zeus com uma das suas inúmeras mulheres, Hera.

Dionísio: mais um filho de Zeus. Dionísio é o deus das festas regadas a muito vinho e diversão. Ele também ficou conhecido como Baco.

Hefesto: também atende pelo nome de Vulcano, pois é o deus do fogo e das pessoas que trabalham com ferro, os ferreiros, por isso que sua imagem está sempre com um martelo.

Demeter: em uma época onde a agricultura era parte fundamental dos negócios, a deusa Demeter cuidava das plantações, agricultura e das sementes em geral. Para ela, eram voltadas as orações para as boas colheitas. Também é conhecida como Ceres.

Apolo: um dos mais famosos deuses da mitologia grega. Apolo, simbolizado com uma flecha, é considerado o deus da cura e da medicina. Antigamente, muitos soldados eram feridos com armas brancas, principalmente arco e flecha. Por isso, ele acabou se tornando o protetor nessas situações.

Hermes: outro herdeiro de Zeus. Para ele, era dada a missão de cuidar da prosperidade dos homens que comercializavam iguarias, assim como as pessoas que viajavam muito ou que praticavam esportes.

Ártemis: deusa filha de Zeus. Considerada protetora da natureza e das boas caças. Por isso, mesmo muitos pecuaristas da época, a adoravam. É irmã gêmea de Apollo.

Héstia: essa deusa era irmã de Zeus. Ela cuidava do bem-estar das famílias e da segurança das suas casas. Segundo a mitologia, ela era bastante cobiçada por Apollo e Poseidon, mas escolheu a castidade.

Hera: no meio de tantos deuses não poderia faltar aquela que cuidasse do casamento e dos nascimentos. Hera, também chamada de Juno, era invocada sempre que as pessoas queriam formar e aumentar a família. Coube a ela carregar o título de Deusa das deusas, a versão feminina de Zeus.

Poseidon: irmão de Zeus, Poiseidon é o deus do mar. Seus poderes poderiam fazer a terra estremecer. Para isso, bastava que ele utilizasse um acessório especial pelo qual era sempre representado, um tridente. Esse objeto é uma espécie de ferramenta com três pinos pontiagudos.

Cybele: a deusa grega da natureza e criaturas selvagens, Cybele também era a deusa dos mortos e da agricultura e caça.

Doris: em uma época cujo mar era o centro das atenções, a deusa Doris era bastante famosa na Grécia. Ela é uma das 3 mil Oceânides, que são os deuses do oceano, sempre muito adorada pelos pescadores e homens do mar.

Eris: mas nem só de deuses pacíficos vive a Grécia! A exemplo de Eris que era considerada a deusa da confusão. Rejeitada pela mãe, ela acabou sendo desposada por outro deus chamado Éter. Desse relacionamento, nasceram 14 filhos, cada um com um poder do mal. Por isso, Eris também é chamada de mãe dos males.

Veja também: Nêmesis, a deusa da mitologia grega

Histórias da mitologia grega

A mitologia coleciona diversas histórias que envolve os deuses, universo e os relacionamentos. Agora, você vai ver algumas das principais histórias contadas pela mitologia grega.

Hércules lutando com cobra de três cabeças

Um dos deuses gregos, Hércules, é um dos filhos de Zeus (Foto: depositphotos)

Origem do universo pela mitologia grega

A origem do universo segundo a mitologia grega foi descria por Hesíodo na sua obra Teogonia. O poeta diz que foram os deuses primordiais que estavam na criação do universo.

A história começa com um grande vazio que deu origem ao deus chamado Caos. A partir dele foram criados outros deuses, chamados de primordiais, como Éter, o deus do ar; Gaia, a Mãe Terra; Urano, o deus do céu; Nix, a dona da noite; Hemera, a do dia; Eros, o deus do amor; Tártaro, deus das profundezas da terra; Ponto, deus das profundezas do mar; Tálassa; deusa da vida marinha e Érebo, o deus da escuridão.

Esses deuses primordiais passaram a ter outros filhos deuses, que aos poucos foram criando tudo o que existe no universo.

Confronto entre os deuses e titãs

Certamente, você já ouviu falar na expressão “guerra de titãs”, pois isso foi cunhado com base em uma história da mitologia grega. O conflito entre os deuses e titãs começou quando o filho dos deuses primordiais Urano e Gaia, Cronos, rebela-se contra o próprio pai para tomar-lhe tudo. Ele consegue esse feito e passa a ser o grande rei. Porém, com o passar dos anos, acontece o mesmo a ele: um dos filhos de Cronos, também tenta dar o golpe para ficar com o seu poder.

Decepcionado, Cronos toma uma decisão radical: engole todos os seus filhos para evitar que ele sofra nova tentativa de golpe. Contudo, o que ele não esperava era que a mãe de Zeus, Réia, escondesse esse filho de Cronos para poupar-lhe da morte.

Depois de muitos anos, quando Zeus vira um adulto, ele volta para vingar-se do pai. Quando isso acontece, ele obriga o pai a vomitar seus irmãos e com eles promove uma grande guerra entre deuses e titãs.

Veja também: Mitologia Romana

12 Trabalhos de Hércules

Entre os clássicos da mitologia grega está os 12 Trabalhos de Hércules. Essa missão foi dada ao titã Hércules, filho de Zeus, após matar a sua esposa e filhos. Isso aconteceu depois de ficar sufocado por conta dos ciúmes constantes da sua madastra, chamada de Hera.

Após um acesso de fúria provocado por Hera, ele acabou por tirar a vida da própria família. Por isso, a conselho do oráculo, Hércules precisou cumprir uma série de tarefas para se redimir do feito.

A ele foram dadas as seguintes missões: matar o Leão de Neméia; matar a Hidra de Lerna; capturar o Javali de Erimanto; capturar a Corsa de Cerinéia; expulsar as aves do Lago Estínfale; limpar os estábulos do Rei Áugias; capturar o Touro de Creta; capturar os Cavalos de Diomedes; obter o cinto de Hipólita; capturar os Bois de Gerião; e obter as Maçãs de Ouro do jardim das Hespérides.

Guerra de Tróia

A Guerra de Troia é um episódio que também inspirou muitos livros e filmes. É palco dos mais famosos heróis da mitologia grega, como Aquiles, Ulisses, Ajax, Heitor, Pátroclo, Enéias, dentre outros.

A descrição dessa guerra é importantíssima para a mitologia grega. Na verdade, foi graças a ela que a humanidade passou a estudar mais a mitologia. Isso porque, a história narrada se passa em Troia, cidade grega que até o século 19 era considerada como uma fantasia.

Após serem encontradas partes da cidade de Troia em escavações em 1873, os estudiosos passaram a prestar mais atenção nas narrativas da mitologia, pois ela revelava muitas preciosidades dessa antiga civilização.

E a Guerra de Troia começou por um desentendimento amoroso, quando três deusas: Atena, Hera e Afrodite passaram a disputar a posse por uma maçã dourada que estava escrita: “para a mais bela deusa”.

Coube ao príncipe de Troia, Páris, decidir qual das deusas ficaria com o objeto. Entretanto, sua escolha não foi honesta, pois ele decidiu por Afrodite, depois de ser “subornado” por ela com a promessa de dar-lhe a mão da mulher mais bonita do mundo, Helena.

Contudo, Helena já era casada com Menelau, rei de Esparta, e teve que fugir com Páris. Mas isso não ficou barato. O marido de Helena decidiu juntar seus soldados e ir resgatar a sua esposa. Foi por conta desse amor que a famosa Guerra de Troia durou 10 anos! No final de tantos embates, Helena acabou voltando para seu marido, Menelau.

Filmes da mitologia

Troia

Comecemos então com a narrativa dos famosos conflitos de Troia. Em 2004, o diretor Wolfgang Petersen se inspirou em Ilíadas de Homero para contar os mitos gregos. Personagens como Aquiles, Agamenom, Odisseu e Ájax se envolvem em conflitos que envolvem o Cavalo de Troia. Estreado por Orlando Bloom, Brad Pitt e Eric Bana.

Hércules

Brett Ratner lançou o filme Hércules em 2014. Estrelado por The Rock, a produção narra a história das 12 Tarefas de Hércules e sua luta para se redimir depois de matar sua família em um acesso de fúria.

Bem antes disso, em 1997, a Disney já havia lançado uma animação que também narra a saga de Hércules a procura do seu pai, Zeus.

Mulher Maravilha

O filme Mulher Maravilha de 2017 também tem inspirações na mitologia grega. Isso porque, a heroína tem que lutar contra Ares durante os conflitos da Primeira Guerra Mundial. Há também menções a deuses famosos como Zeus, o mais poderoso.

Veja também: Mitologia japonesa

Mitologia grega e sua importância

É claro que nem todas as pessoas se identificam com as histórias fantasiosas da mitologia grega, porém é unânime que ela tem um peso enorme para a cultura e ciência. Disciplinas como astronomia, filosofia, antropologia e psicologia partem de diversas presunções dos famosos mitos gregos para suas teorias, pesquisas e trabalhos.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.