O monopólio, embora pareça vantajoso em um primeiro momento, segue também a lógica geral do mercado de dependência em relação às demandas consumidoras. Assim, quanto menor for a procura em relação a um determinado produto ou serviço, menores serão também os preços praticados.
Sendo que, inversamente, quanto mais elevada a procura, maiores serão também os preços praticados. No entanto, pela condição de monopólio, os preços não se alteram em relação aos preços praticados pelos concorrentes, mas principalmente pela procura dos consumidores, o que precisa ser constantemente incentivado, principalmente por meio da publicidade.
Apesar da empresa monopolista ter condições de gerenciar os preços por sua condição de exclusividade, caso ela pratique custos muito elevados, menores serão as procuras por parte do público consumidor.
Os oligopólios são também estruturas de mercado, assim como os monopólios. Ambas as estruturas são definidas pele excesso de consumidores em detrimento da quantidade de empresas que ofertam um determinado bem ou serviço.
No caso no monopólio, existe uma única empresa que detém a oferta de algo, enquanto no oligopólio há uma pequena quantidade de empresas que ofertam um serviço ou bem. Em ambos os casos há um controle dos preços por parte das empresas, bem como uma rigidez em relação à implantação de novas empresas na área na região.
No caso dos oligopólios, as empresas tornam-se interdependentes e conduzem sua organização em conformidade com as demais empresas do ramo. Assim, a qualidade dos produtos ofertados, bem como as políticas de preços, são guiados em relação ao contexto das demais empresas. São algumas formas de oligopólios os carteis, os trustes, os conglomerados e os holdings.
Um exemplo prático disso é uma situação na qual existem apenas três empresas de combustíveis em uma dada cidade, as quais são geridas pela lógica do mercado, de oferta e demanda. No entanto, entre elas existe uma competição em relação aos preços praticados e produtos ofertados.
Neste sentido, um dos empresários pode acrescentar alguns serviços ao custo do abastecimento, como uma lavagem gratuita nos carros dos clientes. Deste modo, os outros dois empresários estariam em desvantagem, os quais criam também estratégias para atrair os clientes aos seus estabelecimentos. Assim, as próprias empresas criam condições de concorrência por meio do diferencial do serviço ou produto ofertado.
Isso não ocorre no caso dos monopólios, pelo fato de existir uma única empresa, a qual é submetida ao processo de procura por parte dos clientes. Nos oligopólios, as empresas em questão podem se juntar para impedir a entrada de novas concorrências, seja por meio de influência política ou investidas nos preços e na publicidade.
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