,

Não passei no vestibular, o que fazer? 

Reserve parte de seu tempo para estudar e para se dedicar ao lazer. É importante um tempo para si

Ao contrário do que muitos pensam, histórias de terror podem sair da ficção e vir para a “realidade”. Afinal de contas, tem coisa mais assustadora do que passar vários meses estudando e não conseguir passar no vestibular?

Infelizmente, isso é algo comum, já que as universidades não possuem vagas para todos, sendo disponibilizadas apenas aos melhores colocados nos vestibulares.

Como lidar com a frustração do resultado negativo, depois de tanto tempo de estudo? O que fazer se você não passar no vestibular?

O que fazer se não passar no vestibular

O vestibular, dependendo da fase da vida em que você se encontra, talvez possa parecer o maior desafio da sua vida.

Se você não passou no vestibular, é importante uma autoavaliação para elaborar um plano de ação

Não desista e se prepare para os próximos anos

De fato, o ingresso no ensino superior não deixa de ser um desafio, mas não é uma guerra que após perdida não há mais o que fazer. E sim uma batalha, que pode ser disputada novamente.

Apesar da desmotivação e até tristeza pela reprovação, é importante manter o espírito forte e se preparar para os próximos vestibulares que virão.

Autoavaliação

Apesar da sorte também ser um fator importante quando se trata de passar em algum teste, a preparação do candidato é o fator chave para a aprovação. 

Veja também: O que fazer depois do Enem?

Ao ser reprovado, é importante que o candidato repense sobre tudo que fez durante o período de preparação e reflita sobre quais foram seus acertos e seus erros. Uma autoavaliação é importante para que possa ser elaborado um plano de ação e de estudos, para que assim, os obstáculos que impediram a aprovação, possam ser superados.

Entre os principais fatores que atrapalham o desempenho de candidatos que prestaram vestibular, estão a ansiedade, dificuldade em determinadas áreas, falta de organização com horários e material a ser estudado etc.

Respire

Decepções são dolorosas, mas são muito importantes para o amadurecimento. Apesar da importância de persistir e continuar se esforçando até ser aprovado, não é nenhum pecado e é importante dar um tempo para si mesmo.

Crie um plano e uma rotina de estudos, mas reserve parte de seu tempo para estudar e para se dedicar ao lazer.

Apesar do que foi dito acima, cada um lida com as frustrações da sua própria maneira. Enquanto algumas insistem até conseguir, outras precisam de um tempo para esfriar a cabeça e focar em outras coisas.

Lista de espera

Aos que conseguiram uma nota relativamente boa, apesar de não terem sido aprovados, há um outro recurso o qual pode ser apelado: a lista de espera ou repescagem.

Veja tambémRedes sociais podem ser aliadas de estudantes na preparação para o Enem

Esse recurso dá aos aprovados um prazo para que se matriculem nos cursos que passaram. Passado esse tempo, as vagas remanescentes ficam a disposição dos que não foram aprovados em primeira instancia, de acordo com a sua colocação.

Apesar das grandes chances de ingressar na faculdade ao qual foi prestado o vestibular, é importante manter o foco e o ritmo nos estudos, já que nunca se sabe quando as expectativas podem ser frustradas.