Redação

Narrativa

A narração é um tipo de texto que conta uma sequência de fatos, sejam eles reais ou imaginários, nos quais as personagens atuam em um determinado espaço e no decorrer do tempo.

O texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.  Apresenta uma determinada estrutura e os seus elementos incluem o narrador, enredo, espaço, personagens, espaço e tempo.

Na narrativa, o narrador é o responsável por contar a história, criando um texto que flui no imaginário do leitor, com a composição de tramas e a elaboração de personagens mais ou menos complexas. O texto narrativo também pode ser perpassado pelo tom poético, e as personagens podem ser conhecidas através de seus elementos físicos e por suas características psicológicas.

Narrativa

Foto: Reprodução/ internet

A estrutura do texto narrativo

O texto narrativo apresenta uma certa estrutura, composta pela apresentação, complicação, clímax e desfecho.

Personagens

A narrativa é centrada em um conflito vivido pelas personagens, que são os elementos vitais na construção deste tipo de texto. Elas podem ser principais ou secundárias, de acordo com o papel que desempenham no enredo, e podem ser apresentadas de forma direta ou indireta.

A apresentação direta ocorre quando a personagem aparece claramente no texto, retratando as suas características físicas e/ou psicológicas; a apresentação indireta é quando as personagens aparecem aos poucos, e o leitor constroi a sua imagem com o desenrolar do enredo, a partir de suas ações.

Pode-se dizer que existe um protagonista, personagem principal, e um antagonista, personagem que age contra o protagonista, tentando impedi-lo de alcançar os seus objetivos. Também há a presença dos adjuvantes ou coadjuvantes, que são os personagens secundários que também exercem papéis essenciais na história.

Elementos da narrativa

Os elementos que compõem a narrativa são o foco narrativo (1ª e 3ª pessoa), as personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (narrador-personagem, narrador-observador), tempo (cronológico e psicológico) e espaço.

São três os tipos de foco narrativo:

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)