Matemática

Números-índices

Os números-índices são medidas estatísticas muito usadas por administradores, engenheiros e economistas para comparar variáveis econômicas entre si e para obter uma análise simples e resumida.

Essa análise é expressa em porcentagem, mostrando as mudanças significativas ocorridas ao longo do tempo. Por exemplo: o preço da maçã hoje em relação ao preço pago há um ano.

Através dos números-índices podemos realizar análises e comparações entre variáveis importantes na economia, como por exemplo, com os preços e quantidades de matérias-primas, preços de produtos acabados, volumes de produtos, preço por atacado e preços por varejo, valor relativo de produção, entre outras possibilidades.

Os números-índices são divididos entre os simples e os compostos.

Números-índices [1]

Foto: Reprodução

Número-índice simples

Só um objeto é averiguado, por exemplo, a análise de inflação de um produto em um determinado período de tempo.

Número-índice composto

Ocorre quando um grupo de artigos é avaliado num determinado espaço de tempo. Por exemplo, a variação de preços da cesta básica em um ano.

Aqui encontramos a variação global de um grupo de artigos que podem aumentar, diminuir ou permanecer com o mesmo preço são eles:

O índice de preço se relaciona com o preço do produto de uma época atual, (chamado de época dada), com o preço do mesmo produto em uma outra época, (chamado de básica). Desta forma teremos um relativo de preço.

O índice de quantidade é onde comparamos as quantidades produzidas, vendidas ou consumidas. Encontramos o seguinte cálculo:

O índice de valor é um indicador que representa as variações dos preços em relação às quantidades em momentos diferentes de tempo.

Como recurso estabelecido, teremos os seguintes dados:

Formulas dos números-índices

Principais índices brasileiros