O clima mediterrâneo

O planeta Terra possui amplas dimensões territoriais, e por ser um geoide (aspecto arredondado, no entanto, com os polos achatados. Não é uma esfera homogênea, mas o relevo possui variações de acordo com a gravidade) nem todos os lugares do planeta terão a mesma incidência de luz solar, o que influencia diretamente na configuração das características climáticas. Assim, os tipos de clima são definidos a partir da Latitude em que se encontram, bem como com base nas suas principais características.

Mediterrâneo, um Clima Temperado

Os climas temperados são aqueles que se localizam nas regiões do globo contidas em zonas de médias latitudes, o que corresponde que estejam entre os trópicos (Capricórnio ao Sul e Câncer ao Norte) e os dois círculos polares (Antártico ao Sul e Ártico ao Norte).

Assim, são climas que se desenvolvem entre os 30° a 60° de latitude ao Norte ou a Sul da Linha do Equador. São regiões em que o clima não corresponde nem ao encontrado nos trópicos, e nem ao encontrado nos polos. Há, nestas áreas, a ocorrência de fenômenos naturais como os sistemas frontais (encontro de massas de ar com propriedades distintas), os ciclones extratropicais e ainda ciclones tropicais (os quais migraram desde suas áreas de formação, nas proximidades da Linha do Equador).

Os climas temperados são caracterizados pela inexistência de extremos climáticos

O Clima Temperado Mediterrâneo é uma das três subdivisões do Clima Temperado (Foto: depositphotos)

Os climas temperados são ainda caracterizados pela inexistência de extremos climáticos, seja de temperatura ou de umidade. É nas regiões de Clima Temperado em que ocorrem as chamadas quatro estações do ano verdadeiramente, já que em boa parte do planeta estas subdivisões são apenas simbólicas pois não ocorrem de fato.

O Clima Temperado Mediterrâneo é uma das três subdivisões do Clima Temperado, sendo as outras duas o Clima Temperado Oceânico (ou marítimo) e o Clima Temperado Continental.

Abrangência do Clima Mediterrâneo

O Clima Temperado Mediterrâneo, ou simplesmente, Clima Mediterrâneo é uma das três categorias de climas temperados existentes no mundo. Esse tipo de clima ocorre nas zonas de médias latitudes no Hemisfério Norte, ou seja, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, entre os 30º e 60º de latitude. Sua ocorrência se estabelece na chamada zona temperada do Norte, principalmente nas áreas de proximidade com o Mar Mediterrâneo.

O Clima Temperado Mediterrâneo está presente em áreas do globo como o Sul do continente europeu e o Norte do continente africano. Além disso, são registradas ocorrências deste tipo de clima também na porção do litoral Sul do Oceano Pacífico, especificamente na costa dos Estados Unidos, e ainda no Sudeste da Austrália, bem como ao Sul do Chile e nas porções ao Oeste do Oriente Médio.

Veja tambémClima de altitude

Por sua abrangência em várias partes do Hemisfério Norte, o Clima Temperado Mediterrâneo tem suas especificidades regionais, sendo que, por exemplo, no Oriente Médio, o período de seca é mais prolongado do que nos demais locais de ocorrência.

Características do Clima Mediterrâneo

Uma das principais diferenças deste tipo de clima em relação aos demais climas temperados (Oceânico e Continental) é que neste tipo de clima o período seco ocorre durante o verão, sendo que nos outros dois, a seca ocorre no inverno.

O período de seca do Clima Mediterrâneo é muito variável, podendo se estender dos dois ou três meses, como no caso do Sul do continente europeu, até nove ou dez meses em áreas como as do Oriente Médio. As áreas de abrangência do Clima Mediterrâneo apresentam verões quentes e secos, e invernos amenos e chuvosos.

Os índices pluviométricos são menores do que aqueles registrados nas áreas de Clima Tropical, no entanto, as temperaturas são consideradas bastante similares. Há ocorrências de chuvas também nos períodos de outono, as quais não ficam concentradas apenas nos invernos.

Temperaturas

Em relação às temperaturas registradas em áreas de Clima Mediterrâneo, as médias ficam ao entorno dos 18ºC até os 25ºC, podendo sofrer alterações em decorrência dos períodos do ano.

Veja também: Clima equatorial

Nos verões mais quentes, podem ser registradas temperaturas de até 40ºC, sendo que os verões são mais longos. Já os invernos são mais curtos, e as temperaturas podem chegar aos 8ºC. Não é expressiva a amplitude térmica anual, segundo as médias registadas, ou seja, em condições comuns, não há uma variação muito expressiva das temperaturas do decorrer do ano.

Chuvas

Em relação aos índices pluviométricos, as chuvas são concentradas dos meses de inverno e outono, e consideradas irregulares. As médias de precipitação ficam ao entorno de 500mm e 1.000mm por ano, bem menores do que as registradas em áreas de Clima Tropical, por exemplo. 

Vegetação e animais do Clima Mediterrâneo

A vegetação que comumente se desenvolve em zonas de Clima Temperado Mediterrâneo é aquela na qual há incidência das chamadas Florestas Mediterrâneas, as quais se desenvolvem pela costa do Mar Mediterrâneo, abrangendo áreas como a Califórnia nos Estados Unidos, o centro do Chile, bem como a região Sul da África e ainda o Sul da Austrália.

Sendo o Clima Mediterrâneo um clima da categoria dos climas temperados, suas características seguem a lógica das Florestas Temperadas, com matas decíduas, ou seja, aquelas que perdem suas folhas durante os períodos de outono e de inverno.

São florestas que sofreram ampla intervenção humana e consequente degradação ambiental, especialmente para retirada das madeiras como o carvalho, além disso, destacam-se plantas como as faias e as nogueiras.

Os animais registrados nas áreas de abrangência do Clima Temperado Mediterrâneo são de várias espécies, destacando-se os esquilos, os lobos, as raposas, os répteis de diversos tipos e as muitas aves. Nos bosques do Mediterrâneo são encontrados animais como as cabras selvagens, bem como muitas aves de rapina (aves que caçam, carnívoras), ainda coelhos e veados.

Veja também: Clima Temperado

O ecossistema dos locais de clima Mediterrâneo é bastante rico em espécies faunísticas. No entanto, existem também espécies que estão em processo de extinção, ou ameaçadas pela ação humana nestas áreas, como é o caso dos linces ibéricos.

 

Referências

» UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-UFES. Os climas do mundo e do Brasil. Disponível em: http://www.mundogeomatica.com.br/cl/apostilateoricacl/capitulo13-climasbrasil.pdf. Acesso em 11 set. 2017.

» UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP. Características de tempo e clima da Terra. Disponível em: http://www.master.iag.usp.br/static/downloads/apostilas/aula_2.pdf. Acesso em 11 set. 2017.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).