O funcionamento da plataforma Google Docs

Conheça o Google Docs, saiba quando e como foi criado e descubra suas principais funções e informações técnicas

O Google Docs é uma ferramenta que une edição de texto, desenho e planilhas. Como o próprio nome já diz, ele foi desenvolvido pelo Google que apresenta seu produto da seguinte forma: “O Documentos Google dá vida aos seus documentos com ferramentas de edição e estilo para facilitar a formatação de textos e parágrafos. Escolha entre centenas de fontes e adicione links, imagens e desenhos. E todos esses recursos são gratuitos”.

O site oficial da marca lembra ainda que uma das facilidades do Google Docs é que você pode acessar, criar e editar os seus documentos por meio do seu smartphone, tablete ou computador em qualquer lugar, mesmo que não tenha internet.

Outra inovação do sistema é que depois de pronto, seu trabalho pode ser compartilhado por outras pessoas que fazem uso do Google Docs por meio das suas contas de email ou redes sociais.

O funcionamento da plataforma Google Docs

Imagem: Google/ divulgação

Textos no Google Docs

Um dos destaques da ferramenta de edição de textos do Google Docs é que enquanto você edita ou escreve no Google Docs você não precisa salvar o trabalho, pois tudo o que é produzido nele, é salvo automaticamente. Ou seja, caso seu celular descarregue, não é preciso se preocupar, pois o conteúdo é guardado à medida que está sendo produzido.

O Google garante ainda que esse é o fim da preocupação com os formatos dos arquivos, uma vez que todo o material produzido dentro do Docs é totalmente compatível com outros programas de edição como o Microsoft Word ou Excel, por exemplo.

Por se tratar de uma ferramenta do Google, a empresa também disponibiliza um espaço para o buscador que permite que você “explore e deixe-se inspirar pelas imagens, citações e textos das pesquisas no Google sem sair do aplicativo para Android”, explica o desenvolvedor.

Planilhas no Google Docs

De acordo com o site oficial do Google Docs, “o Planilhas Google destaca seus dados com tabelas e gráficos coloridos. Fórmulas integradas, tabelas dinâmicas e opções de formatação condicional poupam tempo e simplificam tarefas comuns. E tudo isso é gratuito”.

As planilhas feitas nesse espaço também são totalmente compatíveis com o Excel e contém um painel chamado ‘Explorar’, no qual você poderá ter uma visão geral dos dados incluídos no sistema.

Apresentações no Google Docs

Também é possível organizar apresentações por meio do Google Docs. A empresa explica: “Com o Apresentações Google, você pode destacar suas ideias com uma variedade de temas, centenas de fontes, vídeo integrado, animações e vários outros recursos”. Os documentos produzidos no sistema são compatíveis com o PowerPoint.