,

O gênero do adjetivo

De acordo com alguns estudiosos da língua portuguesa, o adjetivo é a classe de palavras que modifica o substantivo, servindo para caracterizar seres e objetos, indicando qualidade, modo de ser, aspecto e estado. Alguns autores defendem que o adjetivo não serve para dar qualidade, mas sim qualificar o substantivo, uma vez que a qualificação tanto pode ocorrer de forma positiva quanto negativa.

Com relação à flexão de gênero, tema deste artigo, o adjetivo deve assumir o gênero (feminino ou masculino) do substantivo que o acompanha.

A flexão do adjetivo em gênero

O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo que está caracterizando. Observe os exemplos a seguir:

Moço educado – Moça educada

Na maioria das vezes, o adjetivo apresenta as terminações de gênero em –o e –a. Para o masculino, também existem palavras adjetivas com as terminações –u, -ês, -or, -ão, -eu e –éu; que, no feminino, são as terminações –ua, -esa, -ora, -ã ou –ona, -eia e –ão.

Lembre-se que o adjetivo concorda em gênero com o substantivo a que se refere. Observe os seguintes exemplos:

Um artista famoso – Uma artista famosa
O escritor brasileiro – A escritora brasileira
O homem charmoso – A mulher charmosa

Ilustração de letras do alfabeto

Ilustração: Depositphotos

Classificação dos adjetivos quanto ao gênero

Os adjetivos classificam-se quanto ao gênero em uniformes e biformes.

Adjetivos uniformes

Os adjetivos uniformes são aqueles que têm uma mesma forma para o masculino e para o feminino. Confira os exemplos a seguir:

Faculdade difícil – Curso difícil

No geral, os adjetivos uniformes são os que terminam por –a, -e, -l, -m, -r, -s ou –z. Alguns exemplos são os seguintes: leal, cruel, amável, útil, anterior, comum, leve, pobre, otimista, simples, contente, feliz, gentil, veloz, cortês, paulista e muitos outros.

Os adjetivos compostos em que o segundo elementos é um substantivo também são classificados como uniformes. Exemplos: amarelo-limão, verde-oliva, azul-celeste.

Adjetivos biformes

Os adjetivos biformes são aqueles que têm duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. No geral, o masculino acaba em –o e o feminino em –a, mas também existem outras terminações.

Confira a seguir alguns exemplos de adjetivos biformes:

Europeu – europeia
Ativo – ativa
Cristão – cristã
Ator português – atriz portuguesa
Mau – Má
Amigão – amigona
Fanfarrão – fanfarrona
Vilão – vilã
Inglês – inglesa
Sedutor – Sedutora
Bom – boa

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.