, ,

O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal, local onde está localizado o Gabinete Presidencial do presidente da República. Situado na Praça dos Três Poderes em Brasília, o edifício foi um dos primeiros construídos na nova capital, e também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Projetado pelo consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto.

Histórico

A proposta de transferir a Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país já vinha desde a primeira Constituição da República (1891), mas foi concretizada em 21 de abril de 1960, no governo do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal

Foto: depositphotos

A construção do prédio começou no dia 10 de julho de 1958, obedecendo ao projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e ao cálculo estrutural de Joaquim Cardoso. Até a conclusão do Palácio do Planalto, a sede do Poder Executivo Federal funcionou no Palácio do Catetinho, um sobrado em madeira nos arredores de Brasília, inaugurada em 31 de outubro de 1956.

A obra foi finalizada em 21 de abril de 1960, tornando o Palácio do Planalto o centro das comemorações da inauguração de Brasília, marcando a história do país por simbolizar a transferência da Capital Federal para o centro do país.

Arquitetura

O projeto do Palácio do Planalto se destaca pela pureza de suas linhas com predomínio dos traços horizontais. As curvas e retas combinam, conferindo ao edifício uma plasticidade marcante e requintada. Para JK, “O Palácio do Planalto assemelha-se a uma caixa de vidro, à espera das orquídeas que no seu interior deverão ser depositadas”.

Os jardins são de autoria do paisagista Roberto Burle Marx. Em 1991, foi construído um lago em frente e na lateral direita do prédio, que é enfeitado por várias carpas coloridas de origem japonesa.

A fachada principal caracteriza-se pela rampa que dá acesso ao salão nobre, local onde são realizados grandes eventos. À direita da entrada principal está o Parlatório, local de onde o Presidente e convidados podem se dirigir ao povo na praça. Foi utilizado em raras ocasiões, como na inauguração de Brasília e no momento em que Fernando Henrique Cardoso passou a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva.

O Palácio do Planalto tem 36 mil metros quadrados de área construída, em quatro pavimentos do prédio principal e nos quatro prédios anexos.

No primeiro pavimento estão os serviços de Recepção e Portaria e Comitê de Imprensa; no segundo pavimento, os salões Leste, Nobre, Oeste, Sala de Reuniões e Secretaria de Imprensa e Divulgação; no terceiro pavimento se encontram o Gabinete Presidencial e dos seus assessores mais diretos; e, no quarto e último pavimento funcionam a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.