O que é 5G?

Você sabe o que é 5G? A próxima geração de redes de dados móveis promete surpreender os usuários pela experiência rápida e contínua. Ela ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que esteja disponível até 2025 no Brasil.

Certamente você já conhece a tecnologia 4G (e suas antecessoras) e muitas cidades brasileiras ainda nem possuem cobertura para ela. O fato é que as operadoras de telefonia nacionais já se inscrevem nos leilões para adquirir a quinta geração de internet, mas reconhecem que deverá demorar para que ela fique disponível por aqui.

Mas isso não é motivo para desanimar. Essa tecnologia vai mudar a vida e a forma como as coisas funcionam e vale a pena você descobrir mais sobre o que é 5G neste artigo.

Como funcionará a internet 5G?

A promessa é de que a conexão 5G não se rompa ou pare de funcionar

A previsão é que essa tecnologia já esteja ativa em 2025 (Foto: depositphotos)

A internet 5G é o futuro da comunicação. Ela permitirá a conexão em vários dispositivos com troca de dados na velocidade máxima de 20Gbps. Embora essa velocidade chegará até o usuário como 1 Gb por segundo.

Mas mesmo com essa redução, ainda será super rápida. Para você ter uma ideia, você conseguirá baixar um filme de duas horas em apenas 10 segundos.

Outra vantagem da internet 5G é no que diz respeito à redução do tempo de latência. Esse termo significa a espera para que um comando seja efetivado. Por exemplo, quando você digita um endereço de um site, o tempo de latência é aquele que leva até a internet localizar o endereço e abrir a página.

Veja tambémCresce número de jovens que utilizam a internet

Se você já acha que a latência de hoje em dia já é boa, imagine com a 5G, que será de 10 milisegundos. Ou seja, infinitamente mais acelerada.

Além disso, a internet 5G promete não cair ou apresentar falhas. É o que os estudiosos chamam de disruptiva. Ela não se rompe ou para de funcionar. A conexão é ininterrupta.

Maiores mudanças com a chegada da 5G

A internet 5G será muito importante para a automação de carros e melhorias de sistemas

A conexão 5G será infinitamente mais rápida que a atual (Foto: depositphotos)

A internet 5G vai mudar a forma como nos comunicamos. A conexão será mais rápida com um número cada vez maior de dispositivos conectados.

A previsão é que nos próximos anos, a quantidade de equipamentos que fazem uso da internet cresça exponencialmente e se a velocidade da internet não mudar, teremos sistemas lentos, travados.

Por isso, a internet 5G virá para transformar. E a primeira grande contribuição da internet 5G será na aplicabilidade nos equipamentos, eletrodomésticos, carros, máquinas etc.

Veja também: Supercomputadores, gigantes processadores de dados

É a internet das coisas que vai, enfim, ficar disponível para todos. Veja alguns mercados altamente beneficiados com a chegada da internet 5G.

Carros autônomos

Um dos mercados que espera ansiosamente pela 5ª geração de dados móveis é o dos carros autônomos. Como o próprio nome já diz, esses veículos funcionam sem motorista e são guiados por sistemas automatizados e conectados.

Embora já existam alguns automóveis em teste, eles ainda não podem ser comercializados por conta da baixa velocidade dos dados móveis.

Isso acontece, principalmente, pois um carro sem condutor precisa ser altamente responsivo, já que terá que obedecer a comandos remotos. Imagina a situação de que o carro autônomo precise frear imediatamente.

Com uma internet 5G, esse freio será ativado em 10 milisegundos, suficiente para evitar algum acidente. Fato que com a conexão atual, ainda é muito arriscado, haja vista o tempo de latência.

Saúde

 

Outros equipamentos também poderão ser comercializados com mais segurança, como equipamentos hospitalares que funcionam conectados e não podem falhar.

A aplicação de medicamentos ou a atualização de boletins médicos online também trarão grandes avanços para os médicos e pacientes.

Veja também: O que é um GPS? Saiba!

Os tratamentos homecare e os sistemas de feedbacks e alertas serão mais eficientes e as cirurgias remotas por robôs também serão mais frequentes.

Empresas

As máquinas industriais que controlam as áreas decisivas nas fábricas serão automatizadas e conectadas à internet 5G.

Isso implicará em grandes ganhos para o tempo de produção e para a qualidade da produtividade.

A gestão de todos os setores torna-se-á responsiva, rápida e integrada. Os equipamentos terão menos falhas e grande parte do trabalho será desempenhado por robôs inteligentes. As pessoas ocuparão cargos mais estratégicos e menos mecânicos.

Residências

Nas residências a internet 5G também promete. Ela tornará possível a utilização de sensores inteligentes que vão informar e contornar vazamentos, problemas elétricos ou estruturais.

A era dos assistentes pessoais chegará ao ápice com a 5ª geração de dados móveis e será mais fácil manter as contas em dias, estar presente virtualmente em reuniões de condomínio e escolares ou ainda preparar o jantar antes mesmo de chegar em casa, acionando o fogão ainda no caminho de casa.

Cidade

Os espaços urbanos também serão transformados com a chegada da internet 5G. Sinais de trânsito, sistemas de monitoramento, segurança e controle de distribuição de serviços serão mais eficientes.

Veja tambémPara que serve um roteador? Descubra

Além disso, os sistemas municipais de arrecadação e controle de obras, hospitais e escolas poderão funcionar melhor com a 5ª geração de dados móveis.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.