O que é a campanha do Outubro Rosa

Você já ouviu falar no Outubro Rosa? Certamente já viu algo à respeito nas redes sociais e até mesmo na televisão, já que se trata de uma campanha muito importante para conscientizar e alertar as pessoas sobre os perigos do câncer de mama e a importância de fazer exames periódicos. A intenção é a de evitar mortes decorrentes da doença, que é a segunda maior causa de mortes de mulheres.

Ao contrário do Setembro Amarelo, que é uma campanha mais recente, o Outubro Rosa teve inicio na última década do século passado, durante um evento beneficente chamado Corrida da Cura, que até hoje é feita para chamar a atenção das pessoas sobre essa enfermidade.

Atualmente, a campanha é feita em todo o mundo e consegue cumprir o que promete, mas ainda precisa chegar ao máximo de mulheres. Conheça um pouco da história dessa importante campanha.

A campanha Outubro Rosa visa conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama

O laço cor-de-rosa é uma das marcas da campanha (Foto: depositphotos)

História do Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa começou no fim do século 20, em 1997, na Race of Awareness (corrida da conscientização em tradução livre), na cidade americana de Nova Iorque. Durante o evento, a fundação Susan G. Komen for the Cure deu bonés rosas para as pessoas que sobreviveram ao câncer de mama.

Nas próximas edições, várias pessoas aderiram ao cor-de-rosa, na forma dos famosos laços que vemos com certa frequência durante o mês de outubro, sendo usados como broche.

Desde então, a Race of Awareness vem acontecendo anualmente junto com vários outros eventos relacionados a conscientização da prevenção ao câncer de mama não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo.

Iluminação cor de rosa

Uma das principais ações busca iluminar diversos lugares com as cores do projeto. Desde praças, pontes, prédios e pontos turísticos, como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade ou o Cristo Redentor que aderem à iluminação rosa em prol da campanha.

Além de incentivar as mulheres a se cuidarem, a campanha busca conscientizar as mulheres da importância do autoexame e esclarecer as principais dúvidas e mitos que envolvem o tipo de câncer mais comum entre elas.

Objetivo do Outubro Rosa

O Outubro Rosa busca levar o debate do câncer de mama à tona. O principal objetivo é conscientizar as mulheres da importância da realização do exame, fatores de riscos e divulgar informações gerais para a população como um todo. É importante que todas as mulheres, independente da idade, conheçam o seu corpo e saibam identificar quando houver algo de diferente nele, principalmente nas mamas.

Palestras, panfletagens, exames, debates, entre outros são as formas que o Outubro Rosa usa para conseguir conversar e conscientizar a população sobre a doença. A campanha tem um calendário com atividade diárias em diversas cidades do país. O Outubro Rosa leva para vários bairros das cidades, principalmente aqueles mais carentes, exames de mamografia de forma gratuita.

O que é o Setembro Amarelo

Primeira ação no Brasil

Apesar de ter acontecido em 1990 nos Estados Unidos, a primeira ação do Outubro Rosa no Brasil aconteceu em São Paulo (SP) no dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 anos do fim da Revolução Constitucionalista, onde o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), foi iluminado com luzes cor-de-rosa.

A ação foi iniciativa de um grupo de mulheres que eram simpatizantes da causa e que graças ao apoio de uma empresa europeia de cosméticos, iluminaram com a cor da campanha um dos monumentos que marcam um dos acontecimentos mais importantes do país.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.