O que é Anacronismo, termo grego muito utilizado

Anacronismo (do grego ἀνά “contra” e χρόνος “tempo”) é um termo empregado para designar um erro cronológico, quando conceitos, pessoas, objetos, pensamentos, eventos, vocábulos, pensamentos ou eventos são erroneamente utilizados para retratar uma época diferente daquela a que verdadeiramente pertencem.

Tal erro é caracterizado pelo desalinhamento e falta de correspondência ou consonância entre as particularidades de diferentes épocas, que são associadas a um período específico no tempo.

Conceito de anacronismo e exemplos

O anacronismo pode ser compreendido como uma forma errônea de avaliar determinado período histórico à luz de valores que pertencem a outra época. Os anacronismos podem ocorrer em relatos narrativos ou históricos, em pinturas, filmes, peças de teatro e demais obras artísticas, em qualquer meio real ou ficcional.

O anacronismo pode ser compreendido como uma forma errônea de avaliar determinado período histórico

O anacronismo pode ser usado para efeito humorístico (Foto: depositphotos)

Por exemplo, um filme ambientado no século XIX em que aparecesse um computador é um anacronismo. Outro exemplo deste erro cronológico aparece no filme “Blazing Saddles”, de 1974, no qual o xerife usa jeans da grife Gucci, mesmo a história sendo ambientada no Velho Oeste norte-americano, entre os anos de 1845 a 1890. Nos dias atuais, também pode-se considerar anacrônico ter uma conversa em latim, por exemplo.

Tipos de anacronismo

Os tipos de anacronismos podem variar de inconsistências absurdas a distorções quase imperceptíveis. É importante ressaltar que o anacronismo também pode ser usado para efeito humorístico em comédias de ficção.

O desenho animado “Os Flintstones”, de Hanna-Barbera, é um exemplo clássico de anacronismo, com o uso de utensílios modernos por uma família que vive no período da Idade da Pedra.

O anacronismo na História

O anacronismo pode ser considerado uma ferramenta interessante no campo das artes, mas torna-se um problema para o estudo da História e deve ser evitado em qualquer pesquisa. Em pesquisas e em salas de aulas, pesquisadores e alunos precisam ter o cuidado de não tecerem questionamentos ou comentários sobre fatos ocorridos no passado com base em valores atuais.

Por exemplo, os conceitos de igualdade e democracia como conhecemos hoje foram concebidos tempos depois de fatos ocorridos há séculos. Portanto, é um grande erro empregar os conceitos de uma época para analisar fatos de outro tempo. O anacronismo é um desafio para estudiosos justamente pelo fato de ser difícil compreender determinados pensamentos e conceitos antigos sob o ponto de vista da atualidade.

Por fim, o anacronismo pode ser compreendido de maneira resumida como sendo o deslocamento de ideias no tempo, e deve ser levado em consideração quando olhamos o passado e desejamos entendê-lo verdadeiramente, sem equívocos.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.