O que é e qual a diferença entre protagonista e antagonista

Uma narrativa requer uma série de elementos, incluindo os personagens, que podem ser classificados quanto à importância e quanto à existência.

Os tipos de personagens estão presentes na literatura, no cinema, teatro, televisão etc., e incluem o protagonista e o antagonista, considerados fundamentais na maioria dos fatos.

Diferença entre protagonista e antagonista

O protagonista e o antagonista são antônimos na linguagem literária e nos mais variados gêneros onde podemos encontrar personagens. O primeiro é o personagem principal de uma narrativa, em torno do qual a história é desenvolvida; o segundo se contrapõe ao protagonista, mas nem sempre está presente nos enredos.

Protagonista

O protagonista é um herói (ou anti-herói) e, em alguns casos, é possível encontrar mais personagens desse tipo. Alguns exemplos de protagonistas são: Nino, do Castelo Rá-Tim-Bum e Carly Shay, das séries iCarly.

Esses personagens desempenham papéis como mocinho e vilão na maioria das narrativas

O antagonista se opõe ao protagonista, por isso nem sempre ele é o vilão (Foto: depositphotos)

Antagonista

O antagonista geralmente é o vilão da história e também se destaca na obra, mas nem sempre é um ser humano, mas algo que dificulta os objetivos do protagonista, como um objeto, animal, monstro, circunstância, uma força na natureza, uma instituição, um espírito, entre outros. Alguns exemplos de antagonistas são: Coringa, de Batman; Scar, de Rei Leão e Posidão, de Odisseia. É importante ressaltar que nem sempre o antagonista é o vilão, pois, no caso do protagonista ser um anti-herói, os antagonistas podem ser os heróis.

Trama

O protagonista e o antagonista aparecem juntos no decorrer da narrativa, já que o segundo impede que o primeiro alcance os seus objetivos. Em grande parte das histórias que lemos ou assistimos, é possível identificarmos as forças do bem e do mal, em que os personagens desempenham papéis como mocinho e vilão, representando o protagonismo e o antagonismo, respectivamente.

O dicionário Michaelis define protagonista como “1. No antigo teatro grego, o principal ator de uma peça. 2. O principal personagem de um filme, de uma obra literária, uma peça, uma telenovela etc., em torno do qual a ação se desenrola. 3. Participante ativo ou de destaque em um acontecimento.”

O mesmo dicionário define antagonista como “que ou aquele que é e age contrário ou em sentido oposto a alguém ou alguma coisa; adversário; opositor.”

O que significa prólogo

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.